SUV compacto, elétrico e de entrada da JAC Motors chega em janeiro de 2020

Pequeno, ágil, econômico e por que não, charmoso? Essa é a receita da JAC Motors com seu SUV Compacto que deve chegar ao Brasil no início de 2020 para ser comercializado.

“Caçula” da família iEV da JAC Motors, o “20” é seguramente aquele que expressa mais rapidamente as vantagens da motorização elétrica, não só por ter um custo baixíssimo por km rodado, mas por impressionar pelo vigor das arrancadas e pela agilidade das retomadas de velocidade. Tudo realizado no mais absoluto silêncio, uma vez que o nível de ruído da propulsão elétrica é praticamente zero.

Dotado de uma unidade motriz com 68 cv e 215 Nm (21,9 kgfm) de torque, o JAC iEV20 possui 41 kWh de capacidade máxima de carga das baterias.

Criado para ser um novo paradigma de “economia de combustível” na China, o modelo oferece uma autonomia de 320 km, de acordo com a norma europeia NEDC.

Mas há como melhorar essa autonomia. No console central, o JAC iEV20 possui uma chave seletora que pode ser retirada do modo convencional, chamado ECO, e colocado no LOW.

Entra em ação um programa eletrônico que altera alguns parâmetros de funcionamento do carro com o objetivo de economizar mais ainda a energia das baterias.

No modo LOW, a velocidade máxima passa a ser de 63 km/h, embora as arrancadas e as retomadas não se modifiquem. E ocorre um sensível aumento da ação regenerativa do i-Pedal, que aproveita as desacelerações e recarrega as baterias – o motor deixa de consumir energia e se torna momentaneamente um “gerador”.

Resultado: se o motorista for cuidadoso nas acelerações e não usar o ar-condicionado, o iEV20 lhe entregará uma autonomia de 400 km.

Rodando nessas circunstâncias, ele vai propiciar ao seu motorista uma impensável economia no custo por km rodado.

Como o preço médio do kWh é de R$ 0,55 nos mais diversos Estados brasileiros, o iEV20 vai exigir um módico investimento de R$ 23,65 para rodar… 400 km!

Essa razão de R$ 0,05 (cinco centavos!!) por km rodado transforma o elétrico da JAC no carro com o menor custo de todo o mercado brasileiro. O problema ficou por conta da velocidade da viagem para obter toda essa economia e autonomia.

Se um carro com motor térmico, convencional, de altíssima eficiência motriz, consegue um consumo de 15 km/l, como exemplo, ele vai queimar 26,7 litros de gasolina para rodar os mesmo 400 km – cerca de R$ 120, ou 5 vezes mais caro que o iEV20.

Ao contrário do LOW, a função S, de Sport, faz a autonomia cair para 300 km, mas eleva o iEV20 à condição de pequeno esportivo.

Ele acelera de 0 a 50 km/h em menos de 5 segundos, arrancando de qualquer semáforo à frente da imensa maioria dos modelos térmicos. Nessa condição, o veículo possibilita uma velocidade máxima de 113 km/h.

Custo por km rodado é até 6 vezes mais barato – Na hora de recarregar as baterias de seu iEV20, caso opte pela instalação do Wall Box homologado pela JAC Motors – equipamento produzido pela EDP Brasil, uma das líderes mundiais em distribuição de energia, e instalado diretamente na rede elétrica da residência de quem compra o carro –, o dono do carro vai precisar (carga lenta) de menos de 4 horas para elevar o percentual de 15% para 80%, por exemplo.

Compacto por fora, mas espaçoso por dentro – O JAC iEV20 possui 1,57 metro de altura, ele é até mais alto que o próprio iEV40. Na largura, ele oferece 1,685 m, o que é bastante razoável para modelos de porte compacto. E a distância entre eixos é de 2,39 m.

Toda a parte interna do JAC iEV20 foi redesenhada a partir do modelo que serviu de base, o J2.

O quadro de instrumentos digital possui dois grandes mostradores: temperatura do motor e nível do “tanque”, isto é, graduação e percentual da carga das baterias.

Ao centro dos dois elementos, um grande mostrador digital exibe a velocidade instantânea. Abaixo, o motorista encontra as luzes-espia e o computador de bordo, que, dentre outras funções, fica exibindo instantaneamente a direção da carga – se é das baterias para as rodas, nas acelerações, ou das rodas para as baterias, nas desacelerações.

À esquerda do volante de direção, encontra-se o botão de acionamento elétrico de altura do facho dos faróis, o interruptor que comanda a intensidade de iluminação do painel de instrumentos e a tecla que abre a portinhola na grade frontal para conectar o cabo de carregamento.

Como outro destaque, o JAC iEV20 exibe um aparelho de multimídia, no alto do painel, com mirror link e tela de 7 polegadas, produzido pela JAC Motors China, que incorpora câmera de ré.

O sistema multimídia possui conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB. A novidade fica por conta da função “Carbit”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablet através do touchscreen da tela HD de 7 polegadas, reconhecendo sistemas Android e IOS.

Neste mesmo aparelho, o usuário vai se “divertir” com a infinidade de recursos de monitoramento e utilização dos sistemas de propulsão e regeneração de baterias.

Lá se lê, automaticamente, a autonomia remanescente (e com exatidão), a carga de kWh recuperada instantaneamente em cada desaceleração ou frenagem, além de funções mais tradicionais, como “consumo médio ou instantâneo”.

A exemplo do iEV40 e dos demais modelos da família 100% elétrica da JAC Motors, por funcionar com um nível de ruído baixíssimo, quase imperceptível para quem está dentro do carro, o iEV20 torna-se um risco para pedestres em geral, mas especialmente aqueles com deficiência visual.

Alertados no trânsito das grandes cidades pelo ronco dos motores, as pessoas poderiam sofrer algum acidente, como um atropelamento, pelo simples fato de não perceberem a aproximação do carro.

Para prevenir esse risco, a JAC Motors desenvolveu o sistema VPS, um alerta sonoro que emite “beeps” intermitentes do lado de fora do carro até 25 km/h. Isso o torna possível de ser identificado por esses deficientes.

JAC iEV 20 é um SUV de entrada, com as primeiras entregas agendadas pra janeiro de 2020. Possui 41 kWh de capacidade máxima de carga (320 km de autonomia NEDC) e vai custar R$ 119.900;

Lista de equipamentos é vasta, como todo JAC Motors
O modelo trazido pela JAC Motors é completíssimo, pressupondo-se o alto grau de exigência de um cliente que adquire um modelo na faixa de R$ 150 mil. Sem opcionais, ele vem dotado de diversos equipamentos de série:
• Ar-condicionado Automático
• Lâmpadas halógenas
• Faróis com regulagem elétrica de altura do facho
• Faróis com “Follow Me Home”
• DRL (LED diurno)
• Faróis de neblina (dianteira)
• Lanterna de neblina (traseira)
• Brake-light
• Alças de segurança dianteiras e traseiras
• Para-sol com espelho iluminado (motorista e passageiro)
• Retrovisor interno antiofuscante
• Bancos revestidos em couro ecológico
• Airbag duplo frontal
• Portas com barras de proteção lateral
• Aviso de cinto não acoplado
• Imobilizador
• Freio ABS com EBD
• BAS – Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico)
• BOS – Brake Overide System (pedal “inteligente” de freio)
• HSA – Hill Start Assist (assistente de partida em rampas)
• TPMS – Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus)
• Sensor de capô aberto
• Sensor de estacionamento traseiro
• Computador de bordo com auto-diagnose
• Câmera de ré
• Entradas USB no console central do painel e no banco traseiro
• Isofix
• Central multimídia com função de espelhamento para celular.

Conheça outros veículos elétricos da JAC Motors e previsão para o Brasil

As primeiras unidades do JAC iEV 40 serão entregues neste mês de setembro. O SUV de porte médio tem 40 kWh de baterias e atinge 300 km de autonomia. Preço: R$ 153.500;

Já o JAC iEV 60, SUV ainda maior, será o modelo 100% elétrico mais refinado tecnologicamente do mercado brasileiro. Chega em julho de 2020, com 63 kWh de capacidade de carga e autonomia de 380 km;

A primeira e única picape 100% elétrica produzida no mundo vai se chamar JAC iEV 330P. Serão 67 kWh e 320 km de autonomia. Chegará em abril de 2020 por R$ 229.900;

Confirmando o pioneirismo na eletrificação, a JAC também vai lançar em dezembro deste ano o primeiro caminhão totalmente elétrico produzido em série: o JAC iEV 1200T terá capacidade pra 6 toneladas de PBT, 97 kWh e 200 km de autonomia – R$ 259.900.

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