SUV médio iEV40, elétrico da JAC Motors, chega esse mês por R$ 154 mil

Integrante da seleta lista dos modelos 100% elétricos mais vendidos do mundo – foi o sexto colocado em 2018 –, o JAC iEV40 faz sua estreia no mercado brasileiro nesse mês de setembro.

Derivado do T40, SUV concebido inicialmente para ser produzido no Brasil e lançado em agosto de 2017, a versão 100% elétrica da JAC Motors carrega consigo todas as vantagens de custo e tempo de reposição de peças por compartilhar carroceria com o modelo equipado com motor térmico, convencional.

A grande estrela do iEV40 é o conjunto motriz. Dotado de baterias Samsung com 40 kWh de capacidade máxima de carga, com sistema de refrigeração (mantém a eficiência de operação por não permitir que altas ou baixas temperaturas externas interfiram nos módulos), o SUV médio da JAC possui um motor com 115 cv de potência e 270 Nm de torque.

Com essa receita, mesmo dispondo de peso em ordem de marcha de 1.460 kg, o iEV40 é extremamente eficiente em duas grandezas geralmente incompatíveis em carros com motores a combustão: ele é muito econômico e, ao mesmo tempo, oferece um desempenho empolgante, característica dos veículos elétricos, com alto torque disponível por todo momento.

Capaz de circular por trechos urbanos com média de consumo de 7,7 km/kWh, o iEV40 pode ser ainda mais econômico nas condições de acelerações brandas, ar-condicionado desligado e opção ECO acionada (aumenta o poder de regeneração do i-Pedal para incrementar a recarga da bateria) renderam uma autonomia total de mais de 350 km.

Capaz de rodar 300 km com a carga completa, o que dá, em média, um consumo de 13 kWh por 100 km, o iEV40 é um dos modelos elétricos mais eficientes e econômicos do mundo.

Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio (há variação por Estado brasileiro) de R$ 0,55 por kW, consumidor desembolsará R$ 22. “Encher o tanque” por esse valor e rodar 300 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado seis vezes menor do que um modelo com motor térmico!

As primeiras unidades do JAC iEV 40 serão entregues neste mês de setembro. O SUV de porte médio tem 40 kWh de baterias e atinge 300 km de autonomia. Preço: R$ 153.500;

Se o cliente que adquirir o iEV40 optar por instalar o Wall Box – equipamento produzido pela EDP Brasil, uma das líderes mundiais em distribuição de energia, e instalado diretamente na rede elétrica da residência de quem compra o carro, o carregador vai elevar a carga de 15% a 80%, por exemplo, em menos de 4 horas.

Esse consumo de energia equivale ao uso de um aparelho de ar-condicionado, por exemplo. Ou mesmo de um eficiente chuveiro elétrico.

As revisões do SUV médio da JAC acontecem entre 10.000 km e 60.000 km, totalizando menos de R$ 650, o que é seis ou sete vezes mais em conta do que SUV´s similares com motorização tradicional.

Mecânica Online – Os 270 Nm de torque garantem arrancadas vigorosas, praticamente o igualando a modelos esportivos.

E aqui é necessário realizar uma explicação do porquê que isso ocorre: um motor a combustão, por princípio, entrega uma faixa de torque em formato de parábola (valores modestos em baixos e altos giros, com picos em regime médio de rotações).

Já as unidades motrizes 100% elétricas garantem o torque máximo em qualquer situação. É o tal do “torque plano”, isto é, você vai dispor dos 270 Nm (27,6 kgfm) desde o momento em que ligar o carro.

Com a alavanca seletora encaixada na posição “D”, você logo sente as costas colarem no banco ao acelerar com vigor o iEV40.

De 0 a 100 km/h, o modelo gasta apenas 9,8 segundos, atingindo 130 km/h de velocidade máxima. “Conceitualmente, o carro elétrico tem tudo para agradar o consumidor brasileiro, pois são incríveis nas acelerações e ágeis nas retomadas. E isso é tudo o que mais prezamos no desempenho de um carro”, aposta Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.

Alto e largo, o iEV40 possui 1,56 metro de altura e largura de 1,75 m. A capacidade volumétrica do porta-malas é de 450 litros.

Internamente temos quadro de instrumentos integralmente digital com dois grandes mostradores: temperatura do motor e nível do “tanque”, isto é, graduação e percentual da carga das baterias.

Ao centro dos dois elementos, um grande mostrador digital exibe a velocidade instantânea. Abaixo, o motorista encontra as luzes-espia e o computador de bordo, que, dentre outras funções, fica exibindo instantaneamente a direção da carga – se é das baterias para as rodas, nas acelerações, ou das rodas para as baterias, nas desacelerações.

Como diferencial de acabamento, o JAC iEV40 incorpora molduras acetinadas que envolvem o quadro de instrumentos e as aletas de ventilação, compondo um cenário visivelmente de bom gosto com as superfícies pretas e revestidas em couro (soft touch) que compõem o restante do painel.

O volante de direção é multifuncional: o motorista do iEV40 praticamente não tirará as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos.

À esquerda do volante de direção, encontra-se o botão de acionamento elétrico de altura do facho dos faróis, o controle de ajuste dos retrovisores externos, o interruptor que comanda a intensidade de iluminação do painel de instrumentos, além da tecla que abre a portinhola na grade frontal para conectar o cabo de carregamento.

E ali também está posicionada a tecla ECO, que aumenta a regeneração de carga às baterias nas desacelerações, e o comando para desligar o ESP (controle eletrônico de tração e estabilidade). Já do lado direito do volante, o motorista encontrará o botão de partida e desligamento do motor, uma vez que o JAC iEV40 utiliza o sistema keyless.

Como outro destaque, o JAC iEV40 exibe um aparelho de multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas, produzido pela JAC Motors China, que incorpora câmera 360 graus e câmera de ré.

Inédito em carros dessa categoria, o sistema multimídia, totalmente intuitivo, possui conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB. A novidade fica por conta da função “Carbit”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablet através do touchscreen da tela HD de 8 polegadas, reconhecendo sistemas Android e IOS.

Neste mesmo aparelho, o usuário vai se “divertir” com a infinidade de recursos de monitoramento e utilização dos sistemas de propulsão e regeneração de baterias. Lá se lê, automaticamente, a autonomia remanescente (e com exatidão), a carga de kWh recuperada instantaneamente em cada desaceleração ou frenagem, além de funções mais tradicionais, como “consumo médio ou instantâneo”.

Sistema VPS é segurança para pedestres – Por funcionar com um nível de ruído baixíssimo, quase imperceptível para quem está dentro do carro, o JAC iEV40 torna-se um risco para pedestres em geral, em especial aqueles com deficiência visual.

Alertados no trânsito das grandes cidades pelo ronco dos motores, as pessoas que transitam pelas ruas poderiam sofrer algum acidente, como um atropelamento, pelo simples fato de não notarem a aproximação do carro.

Para prevenir esse risco, a JAC Motors desenvolveu o sistema VPS, um alerta sonoro que emite “beeps” intermitentes do lado de fora do carro até 25 km/h. Isso o torna possível de ser identificado por esses deficientes.

O modelo trazido pela JAC Motors é completíssimo, pressupondo-se o alto grau de exigência de um cliente que adquire um modelo na faixa de R$ 150 mil. Sem opcionais, ele vem dotado de diversos equipamentos de série:

  • Ar-condicionado Automático e Digital
  • Cruise Control com comandos no volante
  • Lâmpadas halógenas
  • Faróis com regulagem elétrica de altura do facho
  • Faróis com “Follow Me Home”
  • DRL (LED diurno)
  • Faróis de neblina (dianteira)
  • Lanterna de neblina (traseira)
  • Brake-light
  • Alças de segurança dianteiras e traseiras
  • Para-sol com espelho iluminado (motorista e passageiro)
  • Retrovisor interno antiofuscante
  • Bancos revestidos em couro ecológico
  • Airbag duplo frontal
  • Portas com barras de proteção lateral
  • Aviso de cinto não acoplado
  • Imobilizador
  • Freio ABS com EBD
  • BAS – Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico)
  • BOS – Brake Overide System (pedal “inteligente” de freio)
  • HSA – Hill Start Assist (assistente de partida em rampas)
  • TPMS – Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus)
  • ESP e TCS – Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade
  • Sensor de capô aberto
  • Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
  • Computador de bordo com auto-diagnose
  • Câmera de ré
  • Entradas USB no console central do painel e no banco traseiro
  • Isofix
  • Central multimídia com função de espelhamento para celular

 Mais de 50 unidades foram pré-vendidas no Brasil – Em regime de pré-venda desde o início do ano, o JAC iEV40 vai estrear no mercado brasileiro neste mês de setembro já com ares de um dos líderes de vendas de sua categoria. 57 unidades foram reservadas por clientes em todo o país e começarão a ser entregues ainda neste mês.

Com 16 pontos de vendas distribuídos pelo país, a JAC Motors enviou 24 colaboradores nos últimos meses para serem treinados na China. “Queremos vender o iEV40 em todo o país”, afirma Habib, que promete disponibilizar unidades de test-drive em todos os locais de vendas.

Conheça os novos veículos elétricos da JAC Motors:

JAC iEV 20 é um SUV de entrada, com as primeiras entregas agendadas pra janeiro de 2020. Possui 41 kWh de capacidade máxima de carga (320 km de autonomia NEDC) e vai custar R$ 119.900;

Já o JAC iEV 60, SUV ainda maior, será o modelo 100% elétrico mais refinado tecnologicamente do mercado brasileiro. Chega em julho de 2020, com 63 kWh de capacidade de carga e autonomia de 380 km;

A primeira e única picape 100% elétrica produzida no mundo vai se chamar JAC iEV 330P. Serão 67 kWh e 320 km de autonomia. Chegará em abril de 2020 por R$ 229.900;

Confirmando o pioneirismo na eletrificação, a JAC também vai lançar em dezembro deste ano o primeiro caminhão totalmente elétrico produzido em série: o JAC iEV 1200T terá capacidade pra 6 toneladas de PBT, 97 kWh e 200 km de autonomia – R$ 259.900.

- Publicidade - Cursos Mecânica Online®