quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

FCA busca startups com soluções inovadoras

Para acelerar inovações em processos, produtos e serviços, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) aposta em parcerias com startups.

A empresa é uma das 50 participantes do Conecta Startup Brasil, programa que está com inscrições abertas até 27 de setembro para a seleção de 100 equipes empreendedoras ou startups em estágio inicial (early stage).

O edital está disponível no site www.conectastartupbrasil.org.br.

A FCA é a única montadora no programa, que tem como objetivo impulsionar o ecossistema de inovação no país, a partir de desafios reais enfrentados pela indústria. No edital, a FCA participa com oito desafios nas áreas da Indústria 4.0, mobilidade e transformação digital.

“Buscamos startups para codesenvolvimento de soluções em Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, carros conectados, entre outras tecnologias, para alavancar a inovação dentro da companhia”, explica Breno Kamei, diretor de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva da FCA para América Latina.

No total, o programa mapeou 237 desafios em áreas que também envolvem saúde, educação, comunicação, construção civil, energia e varejo.

Como parte do programa, que possui ao longo de nove meses três etapas para concepção da startup, validação do modelo de negócio e prática, as empresas participantes irão testar as soluções desenvolvidas durante o projeto, além de contribuírem com acompanhamento técnico e mentoria.

No fim do programa, as startups que mais se destacarem poderão se tornar parceiras ou fornecedoras das empresas.

“Trabalhar em conexão com startups traz mais agilidade para continuarmos sempre inovando dentro de um ecossistema colaborativo”, completa Kamei.

Os projetos aprovados poderão receber até R$ 200 mil em aportes. Para participar não é necessário ter CNPJ constituído e são aceitas equipes com um mínimo de dois empreendedores.

O Conecta Startup Brasil é uma ação conjunta entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

DESAFIOS FCA

Indústria 4.0

– Sensoriamento para manutenção preventiva em equipamentos e máquinas

– Comunicação entre máquinas e áreas de apoio de reposição de ferramentas

– Predição de falha em processo industrial e análise dos padrões de resposta

– Otimização do processo de trocas de pinos de setup rápido

Mobilidade

– Realização de entregas às pessoas em um endereço móvel (carro)

Transformação Digital

– Maior assertividade na previsão da demanda por automóveis com base em padrões estatísticos identificáveiS

– Mensurar o uso de combustíveis limpos por parte dos usuários de veículos

– Geração de valor para consumidores finais a partir dos dados do carro (Rede CAN)

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn