sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Tecnologias avançadas em carregadores de bateria e inversores na feira Veículo Elétrico

Entre os dias 1 e 3 de outubro será realizada a feira Veículo Elétrico Latino-Americano, no Transamérica Expo Center, das 13h às 20h.

- Publicidade -

Com o mesmo propósito de sustentabilidade, a Fronius destaca seus produtos de alta potência nas unidades de negócios de carregadores de baterias e energia solar.

No mercado automobilístico, as vendas de carros elétricos e híbridos ainda é muito discreta, representado apenas 0,16% do total de emplacamentos realizados no Brasil no ano passado, representado por 3,9 mil unidades.

- Publicidade -

Mas este cenário tende a mudar, não tão rápido quanto se esperava. Mas, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério das Minas e Energia (MME), as expectativas são otimistas e as vendas de carros eletrificados devem atingir 180 mil unidades por ano até 2030.

No mundo, conforme projeções divulgadas pelo Bloomberg New Energy Finance, o setor de veículos alimentados por eletricidade deve comercializar, até 2030, em torno de 24 milhões de unidades.

Para atender a este segmento, a Fronius dispõe de tecnologias avançadas de carregadores de baterias. A grande novidade este ano é o carregador Selectiva 8 kW – trifásico 220V (foto acima) – indicado especialmente para os processos intralogísticos das companhias.

- Publicidade -

Além desse produto a Fronius também terá em seu stand o carregador Selectiva 2kW (foto ao lado), uma solução inteligente e econômica.

Ambos os carregadores dispõem do sistema de carregamento Ri (resistência interna efetiva da bateria).

Ao contrário de processos convencionais, o carregamento Ri não fixa a curva característica a uma corrente predeterminada, ou seja, a sobrecarga que é responsável por grande perda de energia e pelo aquecimento nocivo da bateria, mantém-se reduzida no nível mínimo.

E para aqueles que são fãs de veículos antigos, importados ou motos, a empresa dispõe no Brasil o carregador Acctiva Easy (foto ao lado) – ideal para o carregamento e conservação de todas as baterias de chumbo e de arranque.

É super indicado também para máquinas agrícolas, trailers, aviões esportivos, barcos, carrinhos de golfe e máquinas de cortar grama.

Suas funções são controlar eletronicamente a carga da bateria, por meio de um microprocessador; carregar baterias profundamente descarregadas; testar a capacidade de arranque da bateria, o estado de carga e a função do alternador, além de garantir segurança máxima para veículo, equipamentos eletrônicos de bordo e bateria.

O carregamento é realizado de forma automática e suave. Todos estes procedimentos são realizados em um único aparelho de pequeno porte.

Um detalhe importante é que o carregador de bateria pode estar permanentemente conectado à bateria com consumo mínimo de energia.

Seu grande diferencial é que ele pode substituir temporariamente a bateria como fonte de energia e todas as informações podem ser acompanhadas pelo display.

Energia solar – Não somente carros estão se modernizando, mas o mundo está literalmente ligado à preservação do meio-ambiente. O planeta está se aquecendo e, em resposta, as pessoas buscam por uma energia mais limpa.

No Brasil, o setor de energia solar está crescendo a cada ano. De acordo com a ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – e Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica – o segmento de energia solar já ocupa a sétima posição na Matriz Energética Brasileira, com 1,3% do mercado (2.253 MW).

Vários países estão desenvolvendo tecnologias extremamente inovadoras para suprir a necessidade de mercado, como é o caso da Fronius com seus inversores solares ultramodernos.

Os aparelhos já estão sendo usados, com sucesso, nas mais diversas aplicações ao redor do mundo: desde residências, edifícios públicos até complexos industriais e armazéns. Um dos destaques é o modelo inversor Primo (foto ao lado), certificado pelo Inmetro.

Sem transformador, é ideal para residências e pertence à família SnapINverter, que propicia uma tecnologia simples e fácil de usar, oferece um design revolucionário, máxima flexibilidade na concepção do sistema, e seu processo de montagem facilita a instalação e manutenção.

Outra grande novidade é o GEN24 Plus, a nova geração dos inversores Fronius, que também estará na feira.

É um inversor híbrido, versátil e os dispositivos podem ser monofásicos ou trifásicos e apropriados para o uso no mundo todo. São equipados com todas as vantagens do SnapINverter e se caracterizam por recursos adicionais, como o comissionamento mais rápido via aplicativo.

Por meio do ponto fotovoltaico, é possível uma energia de emergência básica, mesmo sem armazenamento de energia.

Por exemplo, os usuários podem carregar um celular ou um laptop, permanecer disponíveis e informados mesmo durante uma queda de energia prolongada. E, se o inversor for combinado com uma bateria, pode fornecer corrente para toda a residência, como um backup completo.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança