quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Moura apresenta bateria de lítio que equipará novo ônibus elétrico-híbrido 100% nacional

A Moura apresenta ao mercado a primeira bateria de lítio para ônibus elétricos: Moura By XALT Energy.

Juntamente com a Eletra, lançou na Arena ANTP – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana o produto que irá equipar o Ônibus Elétrico Híbrido Dual Bus 15m, o veículo mais inovador do Brasil para transporte público sustentável.

A união entre a líder em vendas de baterias na América do Sul e a empresa referência em transporte público sustentável no País viabilizou a produção do modelo elétrico-híbrido 100% fabricado no Brasil.

O Dual Bus 15m é a soma da tecnologia de tração elétrica Eletra com a eficiência dos componentes Moura (através de parceria com a XALT Energy) e WEG – terceiro parceiro na empreitada.

É um veículo de tração elétrica alimentado por duas fontes de energia – banco de baterias e grupo motor-gerador – que podem operar em modo conjunto ou independente.

É solução ideal para atender a Zonas de Emissão Zero nas cidades, com ampla autonomia e sem necessidade de infraestrutura de recarga.

Além disso, a qualquer momento da vida útil do Dual Bus, a tecnologia Eletra permite a troca do motor-gerador por um novo banco de baterias, possibilitando ao veículo transitar como ônibus elétrico puro.

A parceria entre as três empresas marca o início das operações do Grupo Moura no mercado de baterias de lítio e seu pioneirismo no nascente mercado de eletrificação veicular do Brasil.

Por meio de intercâmbio tecnológico, a Moura está usando sua expertise de mais de seis décadas para realizar a adaptação dos produtos fabricados fora do Brasil para o mercado sul americano e no futuro viabilizar a produção nacional assim que a demanda interna justificar os investimentos.

“A eletrificação veicular, principalmente de ônibus e caminhões, é uma realidade e a Moura tem desenvolvido soluções para atender as demandas do mercado e apoiar a aceleração deste processo no Brasil”, afirma o Diretor Geral da Divisão de Lítio e Diretor de Logística e Suprimentos do Grupo Moura, Fernando Castelão.

A Moura ainda vem desenvolvendo soluções de baterias de lítio para outras aplicações como empilhadeiras e outros veículos industriais, telecomunicações, caminhões e armazenamento de energia.

“Nosso objetivo é fornecer aos nossos clientes todas as alternativas em acumulação de energia, independente da química ou tipo da bateria, mas com a mesma qualidade e nível de serviço que a Moura sempre se norteou e que nossos consumidores já conhecem”, afirma Fernando Castelão.

Os grandes diferenciais da tecnologia desenvolvida pela Eletra é a padronização do sistema de tração elétrica dos modelos (híbridos e elétricos puro) e a flexibilidade para somar, isolar ou substituir fontes de energia distintas no mesmo ônibus, permitindo que um único ônibus elétrico possa operar e se ajustar as condições disponíveis de matriz energética.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn