HB20 leva esportividade do design para motorização

O lançamento do Novo HB20 foi bastante movimentado e até mesmo aqui no Mecânica Online não conseguimos produzir o material como gostamos, com mais detalhes e apresentando as diferenças na linha 2020.

Dessa forma, resolvemos preparar um especial para que você entenda as mudanças e novidades que chegam com o Novo HB20.

Começamos com o tradicional modelo hatch. A grande inovação da Hyundai quando do lançamento do HB20 era o seu design ousado e com apelo esportivo. A marca estudou os clientes brasileiros e entendeu que o brasileiro, mesmo nos modelos de entrada, gosta de esportividade. Acertou em cheio.

Agora a marca realiza uma transformação total no HB20 e claro, a comparação vai acontecer: mas a geração anterior é mais bonita… o sorriso do carro foi invertido… o carro parece triste… o carro lembra modelos que já passaram pelo Brasil. Muitos foram os comentários que ouvimos durante a revelação das fotos da nova linha.

Surge então minha primeira recomendação, veja o modelo de perto, presencialmente. O trabalho da Hyundai foi buscar mais harmonia e claro, mudar, fazer acontecer.

O HB20 tem linhas fortes e elementos marcantes como a grade em cascata e os novos faróis com light guide em LED, além do teto flutuante, marcado pelo detalhe em preto na coluna C. Você tinha observado isso?

Acompanhando o novo exterior, o HB20 conta com seis cores exclusivas: as sólidas Preto Onix e Branco Atlas; as metálicas Prata Sand, Prata Brisk e Cinza Silk e a cor de lançamento inédita perolizada, Vermelho Magic.

Mas o interior dos carros agora são todos iguais? Será mesmo? O HB20 evolui com bancos maiores e mais confortáveis, com detalhes de acabamento que entregam maior refinamento.

O espaço interno é maior para todos os ocupantes, com mais 10 mm de largura na altura dos ombros e, no banco de trás, acréscimo de 47 mm na distância livre em relação aos bancos dianteiros.

Em altura, temos mais 5 mm para os ocupantes da primeira fileira e mais 12 mm para aqueles que vão na segunda fileira.

Confira abaixo as dimensões do veículo:

Dimensões

Hatch

Sedã

X

Comprimento (mm)

3.940

4.260

3.970

Largura (mm)

1.720

1.720

1.740

Altura (mm)

1.470

1.470

1.540

Entre-eixos (mm)

2.530

2.530

2.530

Porta-malas (l)

300

475

300

Em todo o painel é possível encontrar itens inéditos que priorizam conforto e segurança. À esquerda do motorista estão os botões de ativação de todos os sistemas de segurança ativa do HB20 e do HB20X, desde o sistema de alerta e frenagem autônomo e o alerta de mudança de faixa, até os controles de tração e estabilidade (ESP e TCS).

Passando pelo painel, o velocímetro agora é digital, junto com o computador de bordo.

No console central, o destaque é a nova central multimídia blueMedia® de 8 polegadas, que conta com as funções Apple CarPlay® e Android Auto®, além do ar-condicionado com visor digital, da porta USB de carregamento rápido e do botão de partida do motor, isso nas versões mais top do modelo.

Ainda falando de conforto, itens como piloto automático com limitador de velocidade, chave presencial Smart Key, sistema Stop&Go de parada e partida automática do motor, assistente de partida em rampa (HAC), monitoramento de pressão de pneus (TPMS), câmera de ré com monitoramento da traseira (DRVM) e troca de marchas por alavancas no volante (Smart Shift) fazem parte da lista de tecnologias embarcadas na linha 2020 do HB20.

Toda a linha HB20 conta com cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os passageiros, fixação ISOFIX, dois airbags frontais, com mais dois airbags laterais nas versões Diamond e Diamond Plus, freios ABS e EBD.

Quando o assunto é Mecânica Online® temos os motores aspirados 1.6 litro de 130 cv / 16,5 kgfm e 1.0 litro de 80cv /10,2 kgfm, além do inédito três cilindros 1.0 litro Turbo GDI que entrega 120 cv com 17,5 kgfm.

Para o HB20X, somente a opção 1.6 aspirada se aplica.

No caso do 1.0 litro aspirado, o sistema de injeção deixa de ter o tanque extra para gasolina. Já o 1.6 litro herda a mesma motorização do Creta 1.6, com comando variável duplo de válvulas, o que lhe confere 2 cv a mais que a versão anterior.

O motor 1.0l Turbo GDI, de injeção direta de combustível e duplo comando variável de admissão e escape (Dual CVVT), é a grande novidade e a cereja no bolo desse lançamento.

Esportividade do visual agora está no motor

Trabalha em conjunto com o câmbio automático de seis velocidades.

Seu torque máximo de 17,5 kgfm está disponível a partir de apenas 1.500 rpm, bem antes que os  outros modelos desse segmento.

Com alto torque em baixa rotação, o motorista  desfruta de mais desempenho e agilidade em situações cotidianas, como saídas de semáforos e ultrapassagens com mais segurança.

O consumo de combustível, mesmo com a potência bem mais alta (120 cv contra 80 cv), fica bem próximo ao do motor 1.0 aspirado.

As motorizações disponíveis são:

Kappa 1.0l Turbo GDI 12V DOHC D-CVVT Flex
·         Cilindrada: 998 cm³
·         Potência: 120 (E) | 120 (G) a 6.000 rpm
·         Torque: 17,5 kgf.m (E) | 17,5 kgf.m a 1.500 rpm
·         Taxa de compressão: 10.5

Kappa 1.0l 12V DOHC CVVT Flex
·         Cilindrada: 998 cm³
·         Potência: 80 (E) | 75 (G) a 6.000 rpm
·         Torque: 10,2 kgf.m (E) | 9,4 kgf.m a 4.500 rpm
·         Taxa de compressão: 11.5

Gamma 1.6l 16V DOHC D-CVVT Flex
·         Cilindrada: 1,591 cm³
·         Potência: 130 (E) | 123 (G) a 6.000 rpm
·         Torque: 16,5 kgf.m (E) | 16,0 kgf.m a 4.500 rpm
·         Taxa de compressão: 11.0.

Consumo de combustível

Motor 1.0 MT (melhoria de até 7% no hatch e até 12% sedã)

 

HB20

PBE

HB20S

PBE

Km/l

Cidade

Estrada

A

Cidade

Estrada

B

Gasolina

12.8

14.6

12.8

14.7

Etanol

9.1

10.1

9.5

10.6

Motor 1.6 MT (melhoria de até 8% no hatch, até 10% sedã e até 4% no X) 

 

HB20

PBE

HB20S

PBE

HB20X

PBE

Km/l

Cidade

Estrada

B

Cidade

Estrada

B

Cidade

Estrada

 

—-

Gasolina

12.5

14.7

12.6

15.1

11.8

13.9

Etanol

8.6

10.3

8.5

10.5

8.3

9.6


Motor 1.6 AT  (melhoria de até 16% no hatch e no sedã e 13% no X sem Stop & Go e 17% com Stop & Go)

 

HB20

PBE

HB20S

PBE

HB20X

PBE

Km/l

Cidade

Estrada

C

Cidade

Estrada

C

Cidade

Estrada

 

 

Gasolina

11.5

13.9

11.5

14.9

10.9 (11.7)

12.9 (13.3)

Etanol

7.8

9.8

8.1

10.4

7.7 (8.1)

9.2 (9.3)

 (  ) sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor

Durante nossas primeiras impressões com a motorização 1.0 litro turbo, o Novo HB20 mostra disposição de sobra. Se o visual pode não agradar no primeiro momento, mas olhando com calma você encontra seus diferenciais, na motorização é o contrário. Temos um bom desempenho e agilidade para enfrentar o dia-a-dia sem dificuldades. Poderíamos afirmar que a esportividade do visual agora está no motor, bem melhor não?

Quando você tiver a opção de escolher entre dois caminhos, um com trânsito sendo mais curto e outro mais longo e com menos trânsito, você vai escolher o caminho mais longo, só para aproveitar a agilidade que o motor turbo proporciona.

Quando chegamos em seu bolso, claro que o brasileiro gosta da esportividade, mas com preço acessível.

O HB20 contará com nove versões: Sense (1.0l MT), Vision (1.0l MT, 1.6l MT e 1.6l AT), Evolution (1.0l MT e 1.0l Turbo GDI AT), Launch Edition (1.6l AT), Diamond (1.0l Turbo GDI AT) e Diamond Plus (1.0l Turbo GDI AT) e os preços variando entre R$ 46.490 e R$ 77.990.

Principalmente nas versões intermediárias e de entrada o HB20 tem preço bastante competitivo. Nas versões mais superiores o preço aumenta, assim como seu pacote de itens de tecnologias, que fogem do comum em seu segmento e que você vai precisar colocar na ponta do lápis para analisar custo x benefícios.

Veja versões, preços e principais itens de série do Hyundai HB20 hatch

Sense 1.0 Manual blueAudio: R$ 46.490

– Ar condicionado

– Direção elétrica

– Rádio

– Painel de instrumentos analógico

– Volante multifuncional com comandos de som e Bluetooth

– Vidros elétricos dianteiros

– Isofix

– Banco do motorista com regulagem de altura

– Calotas aro 14

Vision 1.0 Manual blueAudio: R$ 48.990

Todos os itens da versão Sense mais:

– Espelhos retrovisores elétricos

– Entrada USB para carregamento rápido de smartphones

– Chave do tipo canivete, alarme, vidros elétricos nas quatro portas

– Maçanetas externas e retrovisores externos na cor da carroceria

– Porta-objetos com tampa deslizante

Vision 1.0 Manual: R$ 50.490

Todos os itens da versão acima, acrescentando Central Multimídia com tela tátil de 8 polegadas.

Evolution 1.0 Manual: R$ 53.790

Conta com todos os itens da versão Vision mais:

– Ar condicionado digital

– Painel digital

– Sensores de estacionamento traseiros

– Controles de tração e de estabilidade

– Assistente de partida em rampas

– Rodas de liga leve de 15 polegadas

– Vidros elétricos nas quatro portas

– Coluna de direção com regulagem de altura e profundidade

– Grade dianteira cromada

Vision 1.6 Manual: R$ 57.990 / Vision 1.6 Automático: R$ 62.790

Todos os itens da versão Evolution mais:

– Assistente de partida em rampas

– Piloto automático com limitador de velocidade

– Apoio de braço central para o motorista

Evolution 1.0 Turbo Automático: R$ 67.190

Todos os itens da versão Vision 1.6 mais:

– Coluna de direção com regulagem de altura e profundidade

– Ar condicionado digital

– Vidros elétricos nas quatro portas

– Antena tipo barbatana

– Rodas de liga leve diamantadas de 15 polegadas

– Sensores de estacionamento traseiros

– Painel de instrumentos digital

– Faróis de neblina

Launch Edition 1.6 Automático: R$ 69.990

Traz todos os itens da versão Evolution 1.0 Turbo mais:

– Airbags laterais

– Faróis com projetor e luzes de LED

– Acendimento automático dos faróis

– Banco traseiro bipartido

– Câmera de ré

– Alarme com sensor de presença

– Retrovisores com rebatimento elétrico

– Partida do motor por botão

– Apoia braço central deslizante

Diamond 1.0 Turbo Automático: R$ 73.590

Todos os itens da versão Launch Edition 1.0 Turbo mais:

– Destravamento das portas sem chave

– Volante revestido em couro

– Banco traseiro bipartido

– Paddle shifts

– Apoia braço deslizante

– Sistema start-stop

Diamond Plus 1.0 Turbo Automático: R$ 77.990

Todos os itens da versão Diamond mais:

– Alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência

– Alerta de mudança de faixa

– Bancos revestidos em couro

– Acendimento automático dos faróis

– Sensor de pressão de pneus.

Plano de manutenção – Além de oferecer cinco anos de garantia sem limite de quilometragem, o HB20 terá revisões periódicas até 60 mil quilômetros com preços fixos. Ao adquirir o modelo, o consumidor recebe a primeira mão de obra gratuita e lavagem em cortesia em todas as revisões.

Plano de manutenção periódica HB20 1.0

10 mil km

20 mil km

30 mil km

40 mil km

50 mil km

60 mil km

R$ 201,48

R$ 459,67

R$ 446,92

R$ 602,94

R$ 419,65

R$ 596,02

Plano de manutenção periódica HB20 1.0 Turbo GDI

10 mil km

20 mil km

30 mil km

40 mil km

50 mil km

60 mil km

R$ 233,38

R$ 491,57

R$ 478,82

R$ 653,29

R$ 451,55

R$ 890,36

Plano de manutenção periódica HB20 1.6

10 mil km

20 mil km

30 mil km

40 mil km

50 mil km

60 mil km

R$ 227,18

R$ 485,37

R$ 472,62

R$ 647,09

R$ 445,35

R$ 621,72

 

Primeiros 60 mil quilômetros – Os valores de manutenção para a motorização 1.0l aspirada são exatamente os mesmos da versão anterior, sem acréscimos, totalizando para as três primeiras revisões R$ 1.108,00.

O mesmo ocorre para a versão 1.6l, preservando o valor de R$ 1.204,00 para as três primeiras revisões, tal como antes.

No caso da inédita motorização turbo 1.0l GDI, o valor correspondente de R$ 1.185,00 é o mais barato entre todos os concorrentes diretos, o que mostra a preocupação da Hyundai em oferecer, com a nova geração do HB20, um produto altamente competitivo também no custo de propriedade.

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