terça-feira, 16 abril , 2024
28 C
Recife

Randon Implementos carregada de novidades na Fenatran 2019

No ano em que completa sete décadas, a Randon Implementos, uma das integrantes das Empresas Randon, chega à Fenatran 2019 com inovações nas principais linhas de produtos. Um dos destaques é o incremento na inteligência embarcada.

- Publicidade -

São novidades em materiais, processos e concepções, com o objetivo de oferecer novas funcionalidades aos clientes e ao mercado.

Há mudanças no Tanque de Alumínio, no Furgão Carga Geral, no Sider, no Dolly Modular, no Canavieiro, na Plataforma e no Graneleiro, semirreboque selecionado para revelar uma solução de potencial transformador.

- Publicidade -

Tanque de Alumínio – Estreia de nova parceria com maior capacidade de carga

Ganho de 5 mil litros em relação à utilização de aço carbono na caixa de carga do implemento

Estreia em alto estilo da recente parceria entre Randon e Triel-HT, o novo Tanque com caixa de alumínio polido chega com 50m3 de capacidade de carga.

- Publicidade -

Na comparação com o similar fabricado em aço carbono, o ganho de volume alcança 5 mil litros. E que se refletem em versatilidade: o produto é compatível com o transporte de combustíveis e químicos leves, ampliando as  possibilidades de frete.

Os grandes diferenciais aparecem nos componentes de alta tecnologia. O novo Tanque de Alumínio Randon Triel-HT traz o Sistema Tecnotravas para controle de abertura de válvulas e tampas, que além de permitir monitoramento via satélite em tempo real, amplia o controle sobre a carga.

E vem equipado com freio a disco e suspensão pneumática TAS (Trailer Air Suspension), com a qualidade e a segurança reconhecidas das Autopeças Randon.

Segurança é o atributo mais valorizado com a eletrônica embarcada: o sistema de frenagem EBS, dotado de smartboard, monitora e informa dados relativos à carga e ao implemento, como pressão de pneus, distribuição de peso por eixo e controle de estabilidade. Outro novo recurso de segurança é a câmera de ré, que amplia a visibilidade durante manobras.

O implemento traz rodado single e rodas de alumínio que contribuem para o ganho de capacidade de carga. Outro destaque do Tanque é o acabamento polido, que confere um excelente aspecto visual e marca a chegada da novidade ao mercado.

Novo Furgão Carga Geral – Maior vedação e menor peso-Com novo desenho, operação mais amigável e sistema de fixação inovador, produto está 600 kg mais leve

O Furgão Carga Geral chega com um redesenho completo assinado pela Randon Implementos. A grande inovação surge já na união dos painéis.

Com a adoção do sistema Clinch, que fixa as chapas do revestimento às colunas estruturais do produto por um processo de conformação mecânica, foi possível eliminar aproximadamente 5 mil rebites de fixação – e consequentemente, também, os furos.

Resultado: melhora expressiva na vedação e na resistência da estrutura da caixa de carga. A tecnologia é inédita para o segmento de semirreboques.

Para completar, uma nova estrutura interna, com colunas, ripas e vergalhões mais leves, traz ganhos de volume e amplia as opções de configuração disponíveis aos clientes.

O chassi também ganhou uma série de melhorias estruturais, incluindo um novo eixo especialmente desenvolvido para aplicações controladas.

O assoalho teve a estrutura modificada e passou a usar travessas “asa delta” em alta resistência, assim como chapas no formato longitudinal em aços especiais.

Com as mudanças, além de melhor desempenho para circulação de empilhadeiras e paleteiras, o implemento exibe agora 600 kg de redução de peso.

A utilização de modernos conceitos de estrutura modular proporciona combinação de maior disponibilidade com manutenção simples e rápida. Em outro conjunto de novidades, as portas agora são travadas ao quadro, que aliado ao teto inteiriço e novos sistemas de vedação, protegem contra entrada de água e poeira.

Além disso, possuem sistema de trincos mais ergonômicos e de fácil operação, com escada de acesso traseiro e novo pega mãos que trazem mais segurança em todas as situações.

Novo Sider – Mais leve, conectado e adequado às exigências do mercado

Eletrônica embarcada voltada à segurança, agilidade de operação e um produto 300 Kg mais leve.

Em sintonia com as demais linhas da Randon Implementos, o novo Sider traz um redesenho da estrutura do assoalho.

Novas travessas em “asa delta” e chapas em alta resistência combinadas à solda no sentido longitudinal tornam a estrutura mais leve e adequada à circulação de empilhadeiras e paleteiras. E ainda resultam em benefício adicional: um produto 300 kg mais leve.

Os novos perfis laterais agora são inteiriços, sem soldas ou emendas, garantindo mais resistência à estrutura do produto. O sistema de amarração de carga também foi redesenhado.

Agora, além dos modelos de amarração com o tradicional sistema de catracas fixas, o novo Sider conta com furação na estrutura de travessas, permitindo ao operador escolher entre amarrar a carga com catracas móveis inferiores ou preservar o acesso ao componente dentro da caixa de carga.

A estrutura e perfis do teto chegam com maior vedação e facilidade de manutenção. As colunas móveis ganham operação mais ergonômica e segura.

E as novas portas, similares às do novo furgão, agora são travadas ao quadro, assegurando melhor vedação e facilidade de manutenção, com sistema de trincos mais ergonômicos e de fácil operação.

Para completar, um amplo conjunto de novidades de alta tecnologia. Uma das principais é o novo eixo auto direcional com ponteiras móveis para suspensão distanciada, que garante menor desgaste de pneus, maior capacidade de manobra, segurança e vida útil dos componentes.

Combinação perfeita ao sistema de frenagem com controle de estabilidade EBS, integrado ao smartboard, um componente de eletrônica embarcada que monitora e informa dados importantes sobre a carga e o implemento.

Funções como o monitoramento da pressão de pneus, distribuição de carga, sensores de proximidade e controle de altura para operações em doca são operados por uma central ou aplicativo conectado ao implemento.

Graneleiro – Novidades no chassi e caixa de carga-Um dos campeões de venda da Randon com revisão no design e uma proposta de conceito que reduz aproximadamente 500 kg de peso

Na configuração standard, diversas melhorias solicitadas pelos clientes foram introduzidas. A caixa de carga passou por um design review, com novidades significativas, como a mudança para a frontal plana, o novo sistema de fechamento e abertura do tombador traseiro e alteração da distância entre os tira-finos.

O chassi foi remodelado, ampliando a resistência e vida útil da estrutura, reposicionando opcionais e acessórios como a caixa de rancho e protetores laterais.

Um novo para-choque escamoteável está sendo apresentado, com um perfil tubular sem solda, mais leve, ergonômico e silencioso, atendendo as exigências da legislação, com uma geometria que protege o adesivo refletivo.

Na Fenatran 2019 será apresentada uma proposta de conceito, com a terceira geração de um diferencial que é reconhecido pelo mercado como verdadeira assinatura do Graneleiro Randon: o painel Ecoplate.

Um diferencial, que em suas versões anteriores, desde o lançamento, em 2005, já conquistou presença em mais de 70 mil semirreboques e venda de 1,5 milhão de unidades.

O conceito combina vantagens das duas versões anteriores para propor uma redução de peso: estrutura em alumínio nas tampas do painel lateral da caixa de carga e revestimento com menor espessura e resistência elevada e assoalho em alumínio.

E conta, ainda, com novo sistema de vedação, que confere melhor operacionalidade de abertura e fechamento e maior durabilidade.

Para um graneleiro padrão, de 12,40m, a redução de peso chega a aproximadamente 500 kg. Com ganho expressivo para a capacidade de carga líquida.

O novo conceito do painel Ecoplate 3 combinado com a estrutura em alumínio reduz praticamente pela metade o peso de uma tampa lateral do produto quando comparado com a versão standard.

Plataforma Modular – Exclusivo “3 em 1” do mercado internacional-Suspensão fixada por parafusos permite instalação em diferentes modelos.

Desenvolvido para atender ao mercado internacional nos mais variados terrenos – cidade, serra, litoral, selva, montanha – apresenta como grande diferencial a versatilidade de montagem.

A suspensão totalmente fixada por parafusos permite a instalação de vários modelos diferentes. O conceito balizou todo o desenvolvimento do produto.

Além da suspensão, os suportes para o estepe, a caixa de ferramentas, o aparelho de levantamento, as caixas de fueiros e partes estruturais do produto são parafusados.

Os perfis externos são preparados para receber tampas laterais em Ecoplate ou metálicas, ou a colocação de porta estacas (fueiros) de madeira, e ainda o para-choque traseiro desmontável.

A iluminação é toda em LED, própria para atender à solicitação do mercado externo, permitindo fácil e rápida reposição

A Plataforma Modular é considerada uma espécie de “3 em 1” no catálogo da empresa. Funciona como Plataforma, Porta Contêiner e Carga Seca, oferecendo ganhos logísticos ao modelo exportador.

Patola Canavieiro – Menor tara, maior tecnologia e segurança-Maior agilidade e precisão no processo de desacoplamento.

Produto específico para o setor que compõe a mais significativa matriz econômica do Brasil, o agronegócio, a Patola Eletro Hidráulica para o segmento Canavieiro é outro exemplo do conceito que a Randon leva com cada vez maior intensidade ao mercado: implemento mais leve, mais seguro e mais inteligente.

Com design exclusivo, tecnologia de ponta e excelente desempenho em campo, a patola entrega ao mercado agilidade e precisão no processo de desacoplamento nas exigentes operações do segmento canavieiro.

Destaque para a exclusiva ponteira rotular, que absorve variações e imperfeições do solo, garantindo estabilidade ao semirreboque quando desacoplado, mesmo com carga.

Pensando em ergonomia, o sistema dispensa a utilização de travas manuais, trazendo mais segurança e conforto ao operador. O cuidado com o meio ambiente não poderia ficar de lado: o circuito hidráulico é fechado, blindando o sistema contra vazamentos de óleo.

Rodotrem Basculante com Novo Dolly Modular – Ainda mais Leve e versátil para todas as famílias de produto

Capacidade adicional de 250 kg de carga líquida-Produto já consagrado com a marca Randon Implementos, o Rodotrem Basculante chega ao mercado sem a necessidade do uso de roletes para abertura da tampa traseira no momento do basculamento.

Resultado do lançamento do Novo Dolly Modular, que tem novo design, com cambão rebaixado, estrutura tubular que evita o acúmulo de grãos na descarga e traz um conceito inovador na montagem do chassi.

O projeto específico do Novo Dolly Modular permite a utilização do mesmo chassi em todas as famílias de produto. Apenas mudando-se o cambão, a modularidade atende os diversos comprimentos de combinações e modelos de rodotrem, que se unem por Engate Esférico ou Pino-Rei.

O Pino-Rei vem combinado a uma outra novidade no portfólio da Randon. Agora a empresa disponibiliza conjuntos rodotrem com acoplamento por Quinta Roda entre o semirreboque dianteiro e o cambão do Dolly.

A Quinta Roda JOST com placas poliméricas alia menor impacto ao meio ambiente, maior durabilidade ao produto e facilidade na manutenção.

Como resultado, o Novo Dolly permite 250 kg a mais de carga líquida transportada. O benefício se torna maior ainda graças às novas rodas de Alumínio Forjadas JOST, que equipam o Rodotrem Basculante em exposição, chegando a 600 kg de ganho no conjunto.

Segurança com alta tecnologia em todos os produtos-A Randon Implementos incluiu em todos os produtos uma série de recursos de alta tecnologia, que, além de oferecerem melhorias de amplo espectro, estão voltados a atender e reforçar um quesito em especial: a segurança. Na maioria dos casos, investindo na expansão do tempo e das condições de vida útil dos materiais.

Todos os semirreboques apresentados na Fenatran contam agora com o consagrado conceito de chassi e eixos de bitola larga, garantindo maior estabilidade e menor desgaste dos componentes da suspensão e dos pneus.

Nova opção de lanternas auxiliares de ré, que ampliam significativamente a visibilidade durante manobras em ambientes de baixa iluminação.

A quinta geração do circuito pneumático de freios, denominada 5G, traz como vantagens uma melhor eficiência de frenagem, quantidade menor de componentes no circuito e a nova função de acionamento automático do freio de estacionamento, aumentando a segurança em situações de acoplamento em declives e aclives.

Instalação elétrica 100% LED de série, com proteção antichamas norma ADR (Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada), também garante maior durabilidade e segurança ao produto.

O uso do eixo com cubo radial outboard facilita a manutenção do sistema de freios, por não haver necessidade de retirada do componente. Mais leve em relação ao cubo inboard, apresenta melhor vedação da tampa e maior ventilação no sistema de freios.

Com o balancim Lub Free, que dispensa lubrificação, o produto ganha em desempenho e durabilidade, além de reduzir significativamente o impacto ambiental.

O sistema Clamp aumenta a vida útil dos conjuntos de eixos e suspensões mecânicas. A principal característica é que o sistema dispensa a utilização de solda entre o apoio e a viga do eixo, aumentando a resistência dos componentes.

E a pintura DuraTech, que segue o mesmo padrão de qualidade e acabamento da pintura automotiva, resulta em maior durabilidade, resistência e retenção de brilho e cor. A inovação consiste na preparação e no pré-tratamento das superfícies dos produtos e peças para depois receberem o fundo (e-coat) e a camada de acabamento (top coat).

Para o COO da Divisão Montadora das Empresas Randon, Alexandre Gazzi, a Randon é uma empresa que olha para o futuro e que está constantemente buscando antecipar tendências de mercado para gerar mais oportunidades de negócio ao cliente.

“Os valores de nosso legado de 70 anos prevalecem sobre qualquer novidade. Neste momento de conectividade cada vez maior, quando se concebe cada inovação, partimos da ideia de preservar o nosso maior patrimônio, que é a relação com as pessoas.

Seja dentro ou fora da fábrica, nas ruas, nas estradas, nas casas de quem trabalha conosco ou com o nosso produto, o que queremos, desde o início, é fazer jus ao reconhecimento desta marca como sinônimo de qualidade e segurança”, afirma Gazzi.

Linha leve com expectativa de crescimento-A Linha Leve da marca Randon, representada pelos equipamentos fabricados nas plantas de Chapecó (SC), Caxias do Sul (RS) e Porto Real (RJ), deverá ter um crescimento gradual neste ano.

A expectativa é de um aumento da receita líquida da ordem de 47% em relação a 2018, por conta dos sinais positivos de negócios vindos do segmento de bebidas e da recuperação, ainda que cautelosa, da construção civil, envolvendo, notadamente, a área de basculantes.

Para projetar tal desempenho, a Randon Implementos conta com a Rede Randon e suas mais de 160 casas no Brasil e Exterior. Além de parcerias bem estruturadas em Guarulhos (SP), Resende (RJ), Curitiba (PR) e Betim (MG), localizadas estrategicamente próximas das montadoras de caminhões para implementação de carrocerias e com centros de modificações nos veículos.

Uma parceria que impacta positivamente nos negócios da Linha Leve envolve o segmento OEM, que contempla o desenvolvimento de produtos com maior carga útil e com as especificações da montadora.

A Randon também conta com novas bases produtivas. Uma delas é em Erechim (RS), onde opera desde agosto a Randon Triel-HT, fruto de uma joint venture com o Grupo Triel-HT no segmento específico de equipamentos rodoviários.

Com capacidade para produzir 300 unidades/ano na Linha Leve (além das 800 na linha pesada), a nova empresa representa a ampliação do atual portfólio com a inclusão de outros produtos da Linha Leve para atender o mercado nacional e internacional.

Reposição ganha linha ainda mais competitiva-No segmento de reposição, o portfólio que já contava com peças genuínas e originais ganhou o acréscimo da StradaR.

Uma linha de qualidade aprovada e recomendada pela Randon, com desenvolvimento e testes no Centro Tecnológico Randon (CTR), capaz de oferecer segurança e confiança com a melhor relação custo-benefício do mercado.

Agora o cliente pode optar entre três linhas, conforme sua necessidade. A disponibilidade de itens é a mesma para todas. Peças originais: produzidas pelas Empresas Randon, com toda qualidade e garantia, são peças que compõem os produtos, preservando o DNA Randon.

Peças genuínas: manufaturadas ou adquiridas de parceiros, sendo exclusivas ou patenteadas pela Randon. StradaR: pneus e peças homologados e testados para quem busca uma maior competitividade, sem perder a qualidade e tradição dos produtos Randon.

Para dar suporte à rede de distribuidores no Brasil e exterior, a filial Randon de Reposição em Linhares (ES), inaugurada em junho, conta com 8 mil posições de pallets e capacidade para armazenar até 2.000 diferentes itens em peças de reposição numa área total de 20 mil m².

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança