FENATRAN 2019 inicia apostando em tecnologias e soluções sustentáveis

O Mecânica Online acompanha em São Paulo as coletivas de imprensa da Fenatran 2019. Vamos publicar as principais novidades nesta página.

A VW Caminhões e Ônibus dá um grande passo na viabilização da mobilidade elétrica: acaba de oficializar seus parceiros para a produção dos primeiros caminhões elétricos brasileiros.

Bosch, CATL, Moura, Semcon, Siemens, Weg, Meritor e Eletra fazem parte do inédito e-Consórcio no complexo de desenvolvimento e produção da VWCO em Resende (RJ).

A celebração do nascimento do e-Consórcio ocorreu na 22ª edição da Fenatran, uma das maiores mostras de veículos comerciais do mundo, em São Paulo (SP).A produção em série já tem data marcada: começa em 2020, com e-Delivery 14 toneladas, que será o primeiro do portfólio elétrico da VWCO.

As adequações na fábrica já estão em andamento e envolvem preparação para montagem dos componentes elétricos, energização dos veículos e inspeção de qualidade em área especialmente designada para o e-Delivery.

Na sequência será a vez do e-Delivery 11 toneladas somar-se à linha elétrica.

“Essa iniciativa entra para a história da indústria automotiva mundial. Juntos, VWCO e parceiros, somamos forças para tornar viável a produção e aplicação dos primeiros caminhões elétricos desenvolvidos e feitos no Brasil”, afirmou Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

É a primeira vez no mundo que uma marca prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria desses caminhões, alavancando o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores de maneira tão integrada.

Com isso, o e-Consórcio vai facilitar o acesso à tecnologia elétrica em veículos comerciais.

A DAF Caminhões Brasil marca presença na 22ª edição da Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga), realizada de 14 a 18 de outubro no São Paulo Expo, na capital paulista.

Com 2.500 metros quadrados, o estande é cenário para a exposição dos modelos DAF CF e LF rígidos, uma edição especial exclusiva para o evento do XF105 Serie silver, o modelo CF85 rodoviário e na configuração off-road, e o consagrado Kenworth T680.

A empresa também apresenta novidades na linha Multimarcas TRP, uma loja de produtos DAF exclusiva para a Fenatran e, também, condições especiais do Banco PACCAR Financial para aquisições durante a feira, além do consórcio nacional DAF.

O maior evento de transportes rodoviários de carga da América Latina traz, pela primeira vez, o modelo médio LF ao País.Comercializado na Europa, onde registra excelentes números de vendas, o modelo chega ao Brasil com implemento box e, também, sob o conceito de oficina móvel – serviço que será lançado em breve na Rede DAF.

Equipado com o motor PACCAR PX-7, de 6,7 litros e potência entre 200 cv e 360 cv, o caminhão será exposto durante a feira, porém não há previsão de lançamento no Brasil.

O CF85 com chassi rígido, tração 6×4 e cabine Space também faz parte das novidades da DAF durante a Fenatran 2019.Montado com uma caçamba voltada ao segmento de construção, o caminhão tem como diferencial os atributos já consagrados no portfólio DAF: qualidade, robustez e baixo custo operacional.

O modelo em exposição pode ser configurado como 6×2 e 8×2, e equipado com os potentes motores PACCAR MX-11, de 10,8 litros, ou MX-13, de 12,9 litros. A potência varia entre 390 cv e 530 cv, e as opções de transmissão se dividem entre 12 e 16 velocidades. Há oferta de câmbio manual com 16 marchas.

Outro caminhão que é destaque na Fenatran é o Kenworth T680. Apenas como modelo de exposição, o extrapesado do Grupo PACCAR é equipado com motor PACCAR MX-13 (de 12,9 litros) e potência entre 405 cv e 510 cv.

Câmbio automatizado de 12 velocidades e sistema otimizado de economia de combustível fazem parte do DNA do caminhão, que promete chamar a atenção do público.

A Volvo chega na Fenatran 2019 repleta de novidades. A começar pela exibição do caminhão mais veloz do mundo, o Iron Knight (Cavaleiro de Ferro).

Ao lado dele estará um FH da série especial em comemoração aos 40 anos da Volvo no Brasil. “Estamos trazendo o que há de mais avançado em transporte comercial.

São caminhões, soluções em transporte, novos produtos e serviços que colaboram para melhorar a eficiência do transportador brasileiro e latino-americano”, afirma Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

Detentor de dois recordes mundiais (de 0 a 500 metros e de 0 a 1.000 metros) homologados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o Iron Knight é um exemplar único, feito com um só objetivo: performance máxima!

Com motor de 2.400 cavalos e torque de 6.000 Nm, foi produzido para demonstrar a capacidade da Volvo de extrair desempenho excepcional de seus caminhões.

O FH ganhou uma série especial. Inspirado no primeiro caminhão produzido pela marca no País, em 1980, o modelo é uma edição limitada de 40 veículos para celebrar 40 anos de produção de caminhões Volvo. “É um veículo especial, com uma configuração única, equipado com o que há de mais avançado em tecnologias de transporte”, diz Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões Volvo.

Pintado na cor White Sky e com faixas laterais inspiradas no N10, primeiro caminhão da marca fabricado no País, o FH 40 Anos é um modelo Top Class, reunindo o que há de melhor em atributos de conforto, performance, comunicação e segurança.

- Publicidade - Mercedes-Benz