Librelato lança “SIDER GRID” na FENATRAN 2019, inovador modelo de Furgão Lonado

A Librelato apresenta durante a Fenatran 2019 um novo modelo de Furgão Lonado, que trará maior produtividade às operações logísticas.

Trata-se de um novo conceito de produto, batizado de “Sider Grid”, que utiliza lonas estruturadas nas laterais. A nova tecnologia é inspirada em modelos europeus e a previsão é que esteja disponível para comercialização no País a partir de 2020.

O semirreboque Furgão Lonado atualmente disponível no mercado nacional, também conhecido como sider, possui o fechamento lateral em lona, porém sem nenhuma função estrutural.

Conforme a resolução CONTRAN Nº 552 DE 17/09/2015, “…Art. 9º – Nos veículos do tipo baú lonado (tipo sider), as lonas laterais não podem ser consideradas como estrutura de contenção da carga, devendo existir pontos de amarração em número suficiente.”

De acordo com Rafael Bett, diretor comercial da Librelato, existem dois modelos específicos para atender a dois segmentos distintos de carga: um deles exclusivo para o transporte de bebidas, em que o sider possui uma divisória interna longitudinal e fixação da carga por meio de travas superiores com acionamento pneumático, conhecido no setor como travamento tipo “Asa Delta”; e outro para os demais tipos de cargas, em que os paletes são fixados ao piso por meio de cintas de amarração. Existem ainda colunas e travessas de contenção móveis para garantir maior segurança em caso de deslocamento da carga. “Porém, conforme exige a resolução, em ambos os casos a lona não tem função de contenção de carga”, explica Bett.

Ao contrário dos siders já conhecidos no mercado brasileiro, o novo “Sider Grid” é considerado multiuso e, por isso, pode ser aplicado para o transporte de todos os tipos de cargas paletizadas.

Com isso, oferece vantagens como versatilidade, já que é adequado para as mais diversas aplicações; maior segurança devido ao melhor acondicionamento da carga; maior resistência agregada devido à estrutura incorporada à lona e, finalmente, maior praticidade, graças à velocidade para abertura e fechamento das lonas.

Um grande diferencial é que em um sider comum são necessários de 5 a 10 minutos para abrir o compartimento de carga, enquanto com as novas lonas estruturadas são necessários apenas 30 segundos.

“O sider comum possui três ou quatro colunas de aço nas laterais que são retiradas todas as vezes que se realiza o descarregamento, o que significa que também necessitam ser instaladas novamente ao fechar o produto. Com a lona estruturada, estas colunas já estão acopladas à lona, o que garante total agilidade à operação”, explica Rafael Bett.

De acordo com o executivo, embora esse produto traga novas soluções em produtividade ao operador logístico, a Librelato irá manter o tradicional sider em seu portfólio por tempo indeterminado.

Bett acrescenta que o Sider Grid demandará uma adequação na resolução CONTRAN Nº 552, viabilizando sua aplicação para o transporte de bebidas, já que a contenção da carga poderia ser feita pela lona estruturada, a exemplo do que já ocorre na Europa.

“Esta nova solução é mais uma amostra da busca incessante da Librelato em oferecer soluções para o mercado de transportes e logística, com a máxima produtividade para operações de carga e descarga”.

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