quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Municípios Paulistas vão receber 436 ônibus Mercedes-Benz este ano

Em 2019, serão entregues 436 ônibus Mercedes-Benz do programa Caminho da Escola do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação) para transporte de estudantes em zonas rurais de municípios paulistas.

Os veículos são doados pelo Governo do Estado de São Paulo, que realizou, neste mês de outubro, a entrega simbólica de 180 unidades em evento no Parque Villa Lobos, na capital.

Essa entrega faz parte da licitação vencida pela Mercedes-Benz, em junho de 2018, para fornecimento de 1.600 ônibus escolares para municípios de várias regiões do Brasil.

Todos os veículos são equipados com carroçaria Caio e atendem às especificações do modelo ORE 2 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Médio) com 44 assentos, mais o banco do motorista.

Os chassis de microônibus possuem suspensão dianteira e traseira adequadas à aplicação severa, bloqueio de diferencial automático, pneus mistos (terra/asfalto), para-choques elevados e itens de acessibilidade como porta larga e DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que permite acesso prático e seguro aos alunos que têm dificuldade de locomoção.

“Os novos ônibus adquiridos pelo Estado de São Paulo vão assegurar elevado padrão de qualidade, conforto e segurança aos alunos, que muitas vezes enfrentam percursos que intercalam trechos de terra e asfalto”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Os ônibus disponibilizam dois assentos reservados a alunos com deficiência física e os cintos de segurança têm quatro pontos.

Além disso, a carroçaria dispõe de porta-pacotes vazados para acomodação de mochilas. O layout do salão de passageiros permite transportar 44 crianças sentadas confortavelmente.

Como todo chassi de ônibus da marca, o LO 916 R se destaca no mercado pela melhor acessibilidade, força, robustez e resistência para as mais variadas aplicações do transporte de passageiros em rodovias e situações off-road.

“A Mercedes-Benz é uma tradicional fornecedora de ônibus escolares, atendendo aos programas federais e dos governos estaduais e municipais”, afirma Walter Barbosa.

“Desde que a marca entrou para o Caminho da Escola, em 2013, a Empresa já forneceu 5.907 ônibus para o programa”.

Micro-ônibus ORE 2 foi desenvolvido para o Caminho da Escola-“Vocacionado para operações em estradas rurais e vias não pavimentadas, a versão R do LO 916 foi desenvolvida especificamente para o Caminho da Escola, atendendo às especificações do FNDE”, diz Gustavo Nogueira, Gerente de Vendas Governo.

Os balanços dianteiro e traseiro curtos facilitam a circulação em solos acidentados. Além disso, o LO 916 R oferece excelente manobrabilidade, característica notadamente importante em estradas e locais com reduzido espaço para a movimentação do veículo.

O bloqueio de diferencial melhora a tração em terrenos de baixa aderência, muito comum em estradas não asfaltadas.

A atuação automática desse sistema facilita o dia a dia do motorista, que pode se concentrar ainda mais na condução do ônibus.

Os pneus de maior banda de rodagem (235/75 R 17,5) são específicos para uso misto em terra e asfalto.

Além disso, o LO 916 R para aplicações rurais se destaca por itens como filtro de ar com elemento de segurança, limitador de velocidade de 70 km/h e tacógrafo digital.

O LO 916 R vem equipado com DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que assegura um acesso prático e seguro aos alunos quem têm dificuldade de locomoção.

Isso significa transporte acessível e seguro para todos.

Portfólio Mercedes-Benz para transporte escolar-A Mercedes-Benz possui a mais completa linha de chassis para todos os tipos de veículos escolares, formada pelos modelos LO 916 R (ORE 2) e OF 1519 R (ORE 3), atendendo aos programas estaduais e federais, tanto para o transporte escolar urbano e rural.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn