quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Primeiro presidente da Volvo do Brasil, Tage Karlsson morre aos 93 anos na Suécia

O primeiro presidente da Volvo do Brasil, o sueco Tage Karlsson, morreu aos 93 anos, na Suécia, país onde está sediada a matriz do Grupo.

Ele sofria de problemas cardíacos. Karlsson comandou a operação latino-americana da marca de 1977 a 1985, iniciando sua jornada no Brasil muito antes de o primeiro veículo sair da linha de montagem em 1979.

Ele foi importante não só por ter sido o primeiro presidente da Volvo no continente, mas por ter tido papel fundamental no trabalho de prospecção e na decisão do grupo de investir no Brasil.

Muito antes de o príncipe Bertil, da Suécia, participar da cerimônia de colocação da pedra fundamental da fábrica da Volvo, em abril de 1977, os suecos vinham gestando o projeto de uma fábrica de caminhões e ônibus da marca no País. Karlsson participou ativamente neste processo.

O Grupo Volvo já estava prospectando mercados importantes, como os Estados Unidos e o Brasil. Mas o levantamento de informações, os estudos e pesquisas começaram no início da década de 70.

Em 1972, Karlsson, que na época estava na área de planejamento de produto, veio ao Brasil pesquisar o mercado local, ao lado do também sueco Anders Levin, responsável pela área de caminhões.

A viagem que fizeram para conhecer o País foi memorável. Os dois rodaram pelas estradas brasileiras em um fusca, durante três semanas, do Rio de Janeiro a Belo Horizonte, da capital mineira para São Paulo e daí para o Sul, em direção a Porto Alegre, passando por Curitiba.

A pesquisa incluía dados sobre a economia brasileira, o estado da frota de veículos comerciais, estatísticas e uma infinidade de elementos que compuseram um minucioso relatório apresentado na matriz.

Para coletar informações, chegaram a parar na rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, para contar o número de caminhões que passavam, anotando marcas, capacidade de carga e o estado geral dos veículos.

Pesados no Brasil-Naquele período, nas estradas brasileiras rodavam milhares de caminhões médios e leves. Karlsson sabia que o país precisava mudar o perfil de sua frota e elevar a participação dos caminhões pesados.

Caminhões com maior capacidade de carga representam uma série de vantagens: mais segurança e menos poluição por conta do menor número de veículos nas estradas e, principalmente, mais economia no custo do transporte, uma vez que cada caminhão pesado leva o equivalente de carga de dois menores. Terminado, o relatório recomendava instalar uma fábrica no Brasil.

Em 1977 foi assinado o contrato social que deu origem a Volvo do Brasil Veículos e Motores S/A, com sede em Curitiba, PR.

Em 1979, saía das linhas de montagem o primeiro veículo da marca fabricado no país, um chassi de ônibus B58, cuja foto, com Tage Karlsson ao volante, simboliza o início da jornada da marca em terras brasileiras.

No ano seguinte teve início a produção de caminhões, com o modelo N10. Em 40 anos, a unidade brasileira da Volvo já ultrapassou a marca de 300.000 veículos fabricados.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn