sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Instituto Mauá de Tecnologia confirma 9.66 segundos para 0-100 km/h do HB20

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), por meio de sua Divisão de Motores e Veículos (DMV), um dos mais importantes laboratórios de motores e veículos do País, localizado em São Caetano do Sul (SP), realizou um teste de velocidade de 0 a 100 km/h para aferir o desempenho do HB20 Nova Geração na versão Diamond Plus 1.0l Turbo com injeção direta e câmbio automático.

- Publicidade -

Com as trocas de marcha realizadas automaticamente, sem o uso das borboletas atrás do volante (Smart Shift), o resultado foi de 9.66 segundos, mais de 1 segundo abaixo do originalmente informado na ficha técnica do veículo (10.7). Com as borboletas, o cronômetro cravou 9.72 segundos.

O HB20 usado no teste foi um hatchback da nova geração do compacto da Hyundai. Lançado em setembro, o veículo conta com motor 1.0l Turbo GDI, de injeção direta de combustível e duplo comando variável de admissão e escape (Dual CVVT), com 120 cv de potência, que trabalha em conjunto com o câmbio automático de seis velocidades.

- Publicidade -

Seu torque máximo de 17,5 kgf.m está disponível a partir de apenas 1.500 rpm e permanece pleno até as 3.500 rpm.

“O novo motor 1.0 turbo com injeção direta do HB20 tem uma aceleração mais rápida, aproveitando toda a força do motor já nas primeiras rotações. Como o alto torque está disponível logo, o motorista desfruta de mais desempenho e agilidade em situações cotidianas, como saídas de semáforos e ultrapassagens com mais segurança. Esses testes realizados aqui no Brasil, até mesmo por revistas especializadas, estão confirmando isso, com valores mais baixos que o originalmente aferido na Coreia”, explica Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil.

O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT, fundado 1961, é uma entidade de direito privado – sem fins lucrativos – de utilidade pública, dedicada ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica.

- Publicidade -

A Divisão de Motores e Veículos (DMV) do instituto realiza os mais diversos testes e aferições para o mercado e a indústria automobilística e também conduz testes de veículos para publicações da imprensa especializada.

O teste com o HB20 Diamond Plus 1.0l TGDI foi realizado com 100% de etanol como combustível, a 657 metros acima do nível do mar, com temperatura de 29,4ºC e 23% de umidade relativa do ar.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança