Novo McLaren GT superleve faz sua estreia na América Latina em São Paulo

A McLaren Automotive, montadora britânica de carros esportivos de luxo e supercarros, apresentou o novo McLaren GT em evento exclusivo realizado no luxuoso Espaço Iate do Iate Clube de Santos, em São Paulo, em 26 de novembro, marcando a estreia latino-americana do tão esperado veículo.

Clientes e entusiastas do Brasil foram os primeiros da região a testemunhar o novo Grand Tourer superleve durante uma noite fascinante, incluindo uma apresentação de design com Esteban Palazzo, nascido na Argentina, membro do McLaren Design Studio e principal designer do carro: Esteban Palazzo.

O novo McLaren GT, o quarto novo modelo lançado sob o plano de negócios Track25 da montadora, desafia as convenções do segmento Grand Tourer com uma combinação atraente de design bonito, materiais inovadores de alta qualidade, desempenho de verdadeiro supercarro e dinâmica de direção e engajamento tipicamente McLaren.

“O novo McLaren GT foi projetado para abraçar a história visual dos carros Grand Touring, mantendo-se fiel à linguagem e filosofia pioneiras de design da McLaren. O processo de design deste carro foi implacável e estou extremamente orgulhoso de poder apresentá-lo em minha casa, em solo latino-americano.”
Esteban Palazzo, Engenheiro Chefe McLaren Automotive

“Estamos extremamente orgulhosos por ter apresentado o novo e superleve McLaren GT em São Paulo em sua estreia na América Latina. Nosso objetivo era desafiar as convenções da categoria Grand Touring e criar um carro que fosse atraente tanto para clientes novos quanto para os já existentes. O resultado é um verdadeiro McLaren, com a melhor relação peso-potência da categoria, combinada com maior capacidade de bagagem e altos níveis de usabilidade no dia a dia. Estamos contentes com a recepção positiva do McLaren GT no Brasil e quero agradecer à McLaren São Paulo por seu apoio contínuo ao crescimento de nossa marca neste novo e importante mercado.” Brett Soso, Diretor Administrativo do Oriente Médio, África e América Latina da McLaren Automotive.

“O McLaren GT abre uma nova perspectiva para a marca. É um autêntico Gran Turismo de alto desempenho, esportivo e confortável para viagens longas. Tem ótima autonomia de viagem e esse é um ponto muito importante em um país das dimensões do Brasil. Seguramente o GT vai atrair novos clientes para a McLaren no Brasil.”
Henry Visconde, Presidente da McLaren São Paulo

Além de Palazzo, a apresentação à imprensa contou com Simon Noone, Gerente de Vendas da McLaren para a região Oriente Médio, África e América Latina, e Bruno Bonifacio, General Manager da McLaren São Paulo.

Adam Gron, gerente de Imprensa e Relações Públicas da McLaren Automotive, também esteve presente.

Posicionado ao lado das já estabelecidas famílias Sports, Super e Ultimate Series, o GT é um novo McLaren para um novo público e oferece uma alternativa aos produtos existentes em um segmento de mercado em expansão.

O novo McLaren GT apresenta uma estrutura central de fibra de carbono que possui resistência e rigidez excepcionais, permitindo dinâmica de direção incomparável e o menor peso da categoria.

Com apenas 1.530 kg (DIN), o McLaren GT é mais de 130 kg mais leve que o seu mais próximo e, com os 620 HP de seu motor V8 biturbo de 4 litros, oferece relação peso-potência de 2,46 kg/HP (ou 405 HP por tonelada).

O torque de 630 Nm é produzido entre 5.500 rpm e 6.500 rpm, com mais de 95% disponível de 3.000 rpm a 7.250 rpm. O novo motor é acoplado a uma transmissão SSG de 7 velocidades para fornecer aceleração linear, contínua e implacável.

As estatísticas de desempenho falam por si: com uma função de controle de largada que otimiza a aceleração desde a imobilidade, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,2 segundos e de 0 a 200 km/h em 9,0 segundos.

A velocidade máxima do McLaren GT é de 326 km/h.

O monocoque de fibra de carbono MonoCell II-T incorpora uma estrutura superior traseira em fibra de carbono, que permite a criação de uma área de bagagem de 420 litros abaixo da tampa traseira envidraçada.

A porta traseira tem função de fechamento suave como equipamento de série e opcionalmente pode ter acionamento elétrico.

A capacidade de armazenamento resultante permite que uma sacola de tacos golfe e a bagagem sejam transportadas com facilidade, enquanto outros 150 litros de armazenamento na frente permitem que o novo McLaren GT acomode um total de 570 litros.

Tecnologia e artesanato moderno compartilham igual destaque no carro, com os melhores materiais de alta qualidade, complementados pelo mais sofisticado sistema de informação e entretenimento da empresa até o momento.

Ele está entre os que operam mais rápido em qualquer carro e apresenta informações de trânsito em tempo real acessíveis pela tela central de sete polegadas sensível ao toque.

Como convém a um Grand Tourer, o refinamento do ambiente foi uma prioridade para o novo McLaren GT desde o início.

E assim como a resposta do volante se adapta perfeitamente à ampla variedade de uso do Grand Touring, o mesmo acontece com os pneus e freios: a McLaren e o parceiro técnico Pirelli desenvolveram um pneu P ZERO sob medida para o novo McLaren GT que atende às demandas de direção esportiva, alto desempenho, conforto e requinte em igual medida.

Além disso, seu ângulo de aproximação de 10 graus permite que o carro lide com valetas e entradas em garagens.

Em combinação com a folga da parte inferior da carroceria de 110 mm (130 mm com a elevação do veículo ativada), isso garante que o carro seja utilizável em todas as situações urbanas − não apenas compete com todos os rivais como no modo ‘lift’ é igual aos sedãs convencionais.

O novo McLaren GT já está disponível para pedidos na McLaren São Paulo e as primeiras entregas aos clientes estão marcadas ainda para este ano.

Para obter mais informações sobre a linha premiada de esportes e supercarros da McLaren e a lista completa de revendedores, visite: http://cars.mclaren.com/.

Novo McLaren GT – especificações técnicas

Configuração do motor Motor M840TE, V8 biturbo, 4 litros (3.994 cm³)
Posicionamento do motor e tração Motor longitudinal central, tração traseira
Potência @ rpm 620 HP (456 kW) @ 7.500 rpm
Torque Nm @ rpm 630 Nm @ 5.500-6.500 rpm
Transmissão SSG, 7 marchas mais ré. Modos Comfort, Sport e Track
Direção Assistência eletro-hidráulica
Chassis MonoCell II-T, monocoque em fibra de carbono, estrutura traseira superior de fibra de carbono e estruturas de alumínio contra impactos na frente e na traseira
Suspensão Braços de alumínio duplos; amortecedores adaptativos independentes com Proactive Damping Control. Modos Comfort, Sport e Track Double
Freios Discos de ferro fundido (367 mm na frente; e 354 mm na traseira), pinças de 4 pistões na frente e na traseira; discos de carbono-cerâmica com pinças de
alumínio forjadas opcionais
Rodas (polegadas) Dianteiras: 8J x 20; traseiras: 10.5J x 21
Pneus Pirelli P ZERO™. Dianteiros: 225/35/R20; traseiros: 295/30/R21
Comprimento (mm) 4.683
Entre eixos (mm) 2.675
Altura (mm) 1.213
Largura com espelhos abertos (mm) 2.095
Largura com espelhos fechados (mm) 2.045
Bitola em relação ao centro (mm) Dianteira: 1.671; traseira: 1.663
Peso seco (kg) 1.466
Peso DIN, fluidos e tanque 90% cheio (kg) 1.530
Peso US, fluidos e tanque 100% cheio (kg) 1,535
Distribuição de peso (% frente-traseira) 42,5/57,5
Capacidade do tanque de combustível (litros) 72
Capacidade de bagagem (litros) 570 (150 na frente, 420 na traseira)
Dados de desempenho
0-100 km/h 3,2 s
0-200 km/h 9,0 s
Velocidade máxima 326 km/h
Frenagem 200-0 km/h (metros) 127,0
Frenagem 100–0 km/h (metros) 32,0
Eficiência
Emissões de CO2, g/km WLTP EU (combinado) 270
Emissões de CO2, g/km NEDC EU (combinado) 245
Autonomia (norma NEDC EU) 666 km
Consumo de combustível NEDC EU km/l
Cidade 6,8 km/l
Estrada 11,4 km/l
Combinado 9,2 km/l
- Publicidade - Cursos Mecânica Online®