Schaeffler e ABT estabelecem colaboração estratégica para eletrificar veículos comerciais leves

O Grupo Schaeffler e a ABT e-Line GmbH estabeleceram uma colaboração estratégica para a eletrificação de veículos comerciais leves de até 3,5 toneladas.
A ABT e-Line é uma subsidiária 100% da ABT Holding que, como parceira premium da Volkswagen Veículos Comerciais, foi contratada para eletrificar veículos comerciais leves, incluindo os modelos T6 e Caddy; ela também será responsável perante o cliente pelo propulsor elétrico, incluindo a garantia.
O Grupo Schaeffler, que faz um trabalho pioneiro na Fórmula E em parceria com o Grupo ABT desde 2014, contribuirá com sua experiência tecnológica e, desde que seja obtida previamente a liberação dos órgãos reguladores de cartéis, desenvolverá e fornecerá soluções tecnológicas para o propulsor elétrico.
Na fase inicial, a Schaeffler estará concentrando-se, em conjunto com a VW e a ABT, no gerenciamento de projetos, do conceito à homologação e no gerenciamento de fornecedores de sistemas.
Além disso, a Schaeffler possui uma vasta e relevante experiência nas áreas de compras, fabricação e garantia de qualidade, tudo isso contribuindo para essa parceria.
A Schaeffler Engineering já desenvolve sistemas de controle eletrônico para a ABT e-Line, para uso na conversão e customização de veículos comerciais leves da VW.
O objetivo da colaboração entre o Grupo Schaeffler e a ABT e-Line é desenvolver motores elétricos mais avançados, além de integrá-los e incorporá-los aos veículos, com foco em veículos comerciais e especiais leves. Um objetivo adicional é desenvolver soluções mecatrônicas flexíveis para plataforma de chassis.
A médio prazo, o Grupo Schaeffler vê potencial para novos pedidos de produção de pequeno e médio volumes nos setores de veículos comerciais e especiais.
Os esforços para reduzir as emissões de veículos estão se concentrando fortemente em veículos comerciais leves, principalmente no que diz respeito ao tráfego urbano.
Com isso, os fabricantes precisam cumprir os limites máximos regulatórios para as emissões no segmento de veículos comerciais leves separadamente, pois não é possível compensar os valores das emissões com os das frotas de automóveis de passeio.
A capacidade de desempenho dos motores elétricos de hoje pode atender amplamente aos perfis de requisitos típicos para veículos comerciais leves usados em aplicações urbanas e interurbanas.
Esse segmento também está ganhando importância no que diz respeito aos conceitos modernos de mobilidade, uma vez que a demanda por mobilidade limpa, eficiente e econômica está aumentando rapidamente nas áreas metropolitanas de todo o mundo; uma situação à qual os provedores de serviços de mobilidade estão se adaptando.
Os setores de transporte (incluindo transporte de passageiros) e logística, em particular, oferecem grande potencial para o estabelecimento de soluções de sistemas autônomos de direção.
Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG, explicou: “A partir de nossa parceria de confiança e sucesso com o Grupo ABT na Fórmula E, decidimos, agora, trabalhar juntos para enfrentar os desafios da eletrificação de veículos comerciais. A combinação da abordagem empreendedora da ABT e a compreensão da Schaeffler sobre sistemas e conhecimento profundo no campo de aplicações de powertrain e chassis nos colocam em uma posição perfeita para criar algo novo e avançar ainda mais rápido. Uma parceria comprovada e uma situação vantajosa para todos os envolvidos; inovadora, ousada e com grande potencial de negócios. Isso tem futuro!”
Segundo, Hans-Jürgen Abt, CEO da ABT Sportsline GmbH, “A Schaeffler e a ABT colaboram há vários anos em uma parceria moldada por confiança absoluta, grande paixão, um forte espírito pioneiro e o maior profissionalismo.
E é exatamente isso que estamos trazendo para este projeto. A colaboração com a Volkswagen Veículos Comerciais, que iniciamos há um ano e meio, é um projeto ambicioso para a ABT, e tenho orgulho do fato de que em breve estaremos vendo os primeiros veículos ABT eletrificados na estrada.
Ter a Schaeffler como um parceiro estratégico e, assim, ter sua experiência tecnológica a bordo significa que temos uma forte parceria para enfrentar os desafios da eletrificação.”
- Publicidade - Mercedes-Benz