quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Como detectar a causa do barulho na suspensão do Honda Civic

Instabilidade na direção, pneus desgastados de forma irregular, molas danificadas e falta de estabilidade e ruídos são alguns dos sinais que os componentes do sistema de suspensão podem estar comprometidos. Mas é preciso observar todas as peças do conjunto para identificar de onde vem o problema.

- Publicidade -

Alex Julio Girardi, do Centro de Reparação Automotiva Girardi e Gastaldo, de Guaporé/RS, dá uma dica de como resolveu o problema de um cliente que chegou com o veículo Honda Civic Sedã LXS 1.8, automático, com barulho na suspensão dianteira.

“O cliente já havia reparado a caixa de direção em outro estabelecimento então analisei os componentes da suspensão e todos apresentavam bom estado. Considerando minha dificuldade de testar os amortecedores, substitui por novos, mas também não obtive êxito”, explicou.

- Publicidade -

Girardi até conseguiu um carro do mesmo modelo para testar e comparar alguns componentes.

“Substitui buchas da barra estabilizadora, bieletas, coxins dos amortecedores e coxim do lado direito do motor, porém nenhum desses itens sanou o barulho”, ressaltou. Partiu para a substituição das bandejas da suspensão dianteira e o ruído foi solucionado.

Após análise, Gerardi observou que as buchas da bandeja da parte dianteira apresentavam uma rigidez maior, embora não houvesse nenhum defeito aparente, como rasgos ou outro dano.

- Publicidade -

“É importante prestar atenção no estado geral da peça, pois, muitas vezes, o defeito não é visível, como neste caso. Há diversos aspectos que interferem no seu funcionamento, sendo a rigidez da borracha um deles”, ressaltou Girardi, lembrando que a média da bucha do modelo até 2011 é aproximadamente 2 mm menor que a dos anos posteriores, porém com o mesmo formato, o que pode confundir na hora da compra.

Para saber mais sobre a manutenção do veículo, basta acessar no site da promoção Feras da Oficina (https://www.ferasdaoficinanakata.com.br/), onde os interessados podem encontrar esta e outras dicas. No site, reparadores podem participar da promoção, enviando dicas técnicas de manutenção. A promoção vai até 15 de janeiro de 2020.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança