sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Tecnologia adapta o conteúdo virtual aos movimentos do veículo em tempo real

A Audi realiza no Consumer Electronics Show 2020 (CES) mais uma instigante apresentação – desde veículos com visão futurística até tecnologias prontas para produção em série.

Com estas tecnologias, a marca premium está definindo a experiência digital do futuro. A feira de tecnologia CES é uma das maiores exposições especializadas do mundo para eletrônicos e é considerada como um indicador de tendências do futuro. Ocorre entre 7 e 10 de janeiro, em Las Vegas.

Abra a porta, sente-se e fique livre do estresse urbano: O Audi AI:ME totalmente autônomo representa um “terceiro espaço de vivência” pessoal, junto com nossos lares e locais de trabalho, que se familiarizam com os desejos e necessidades dos usuários.

Os passageiros, através de comandos com o olhar, podem se comunicar com o veículo em exposição e fazer com que ele peça o alimento favorito, por exemplo. Eles também podem desfrutar de uma experiência de bem-estar no AI:ME: Um par de óculos de Realidade Virtual (VR) no veículo permite que os ocupantes desfrutem de um voo virtual ao longo de uma paisagem montanhosa espetacular.

A tecnologia adapta o conteúdo virtual aos movimentos do veículo em tempo real. O resultado: Os passageiros podem relaxar totalmente durante o passeio. Eles voltam à realidade quando chegarem ao destino. A comida pedida foi entregue em tempo, coordenada pelo AI:ME com base nas preferências pessoais dos usuários e dados de navegação do veículo.

Experiência de Inteligência Audi: o veículo com empatia – Um veículo que pensa sozinho e ainda tem empatia? A “Experiência de Inteligência Audi” mostra como isso é feito: O veículo conhece seu usuário e seus hábitos e usa funções de inteligência combinadas com inteligência artificial para aumentar a segurança, o bem-estar e o conforto dos passageiros.

O sistema de navegação de auto aprendizado já está integrado na geração atual dos sistemas MMI. Ela salva destinos preferidos, conectando-os com a data, horário e situação atual do tráfego, gerando rotas sugeridas a partir desses dados.

Futuramente, o veículo também realizará uma análise precisa sobre as funções e ajustes que o usuário prefere, desde a posição do banco, mídia, guia de rota e temperatura até a fragrância do interior.

Após pouco tempo, o Audi se familiariza com as preferências do usuário e as implementa de forma autônoma. Se for desejado, ele até baseia esses ajustes conforme a condição do usuário observando seu estilo de condução e funções vitais. Na CES 2020, os visitantes podem experimentar as funções básicas da Experiência de Inteligência Audi em um protótipo.

Dois displays, duas inovações: visão espacial e oferta sob demanda – Uma seta de navegação que aponta exatamente para a pista lateral onde o destino se localiza. Isto já será realidade em uma exposição em 2020 com o head-up display de realidade 3D misturada.

A Audi apresentará a nova tecnologia desenvolvida em cooperação com a Samsung na CES. Exatamente como em uma televisão 3D, duas visualizações são geradas para cada olho: um pixel para o olho esquerdo e um pixel para o olho direito.

Para o motorista, o head-up display de realidade 3D misturada parece estar flutuando à distância de 8 a 10 metros, através de uma representação esperta, a distância aparente é aumentada para mais de 70 metros. Vantagem: Os olhos, acostumados à visão de longo alcance, não precisam focar novamente.

O display transparente sob demanda é um destaque adicional: A tela tem 15 cm de altura, 122 cm de largura e parcialmente incorporada ao painel de instrumentos. Ela oferece duas camadas: um display OLED transparente e uma camada de fundo para uma sombra de preto particularmente profunda. O destaque: Seções do display que não são necessárias para mostrar a informação continuam transparentes. Elas dão a impressão de um painel de vidro, oferecendo assim uma visão sem obstrução da estrada.

O futuro do automóvel é totalmente elétrico e conectado com inteligência – Mais do que somente uma ilusão no céu: Os modelos Audi atuais oferecem a mais fina conexão em rede.

A plataforma modular infotainment de 3ª geração, ou em sua abreviatura MIB 3, é o coração. Seu processador principal funciona dez vezes mais rápido do que o MIB 2. Isto fornece melhorias significativas em termos de planejamento de rota e informações sobre o tráfego, por exemplo.

A Audi apresentará também as últimas inovações na área da tecnologia em iluminação na CES 2020.

Se o motorista ficar cansado, uma luz especial pode fornecer um alívio: Luz azul, branco frio, por exemplo, tem um efeito estimulante e revigorante. O projeto Audi “Iluminação Centrada no Humano” ilustra como a forma como você se sente pode ser influenciada pelas cores de luzes direcionadas para suportar a concentração e a memória dos passageiros, por exemplo.

O portfólio das apresentações mostradas no estande da Audi na CES vai desde o veículo visionário Audi AI:ME e os veículos de exposição de nível próximo à produção Audi Q4 e-tron com uma tela sensível ao toque de 12,3″ e o Audi e-tron Sportback com faróis Matrix digitais de LED, que estarão disponíveis este ano na Europa.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn