Polo faz 0-100 km/h em 8,4 segundos. Sigla GTS está de volta

A Volkswagen lança no mercado brasileiro muito mais que um carro, mas o resgate de uma sigla que reflete o prazer de dirigir e performance: Polo GTS. A combinação entre o moderno e a esportividade para os tempos atuais da marca.

O Mecânica Online® foi até São Paulo acompanhar as primeiras impressões com o modelo que aposta na esportividade não apenas no visual, mas também na mecânica. O modelo chega este mês nas concessionárias da marca com preço a partir de R$ 99.470.

O Polo GTS é fabricado sobre a Estratégia Modular MQB, equipado com o motor 250 TSI (1,4 litro, 150 cv e 250 Nm de torque) e câmbio automático de seis marchas.

O conceito atual é inspirado nos lendários modelos dos anos 1980 e 1990.

O Polo GTS acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. E sua velocidade máxima supera a marca dos 200 km/h: são 207 km/h.

Quando o assunto é Mecânica Online temos a motorização 250 TSI (quatro cilindros e 1,4 litro de cilindrada), com potência de 150 cv (etanol ou gasolina) e 250 Nm (25,5 kgfm) de torque – também com etanol ou gasolina, produzido na Fábrica de São Carlos, SP. O câmbio é automático de seis marchas AQ250 (o mesmo do Jetta, mas com acerto mais esportivo).

Entre os diferenciais da motorização do Polo GTS, também utilizada no Jetta e Tiguan, esse motor possui vários recursos tecnológicos para oferecer desempenho, durabilidade e baixo consumo de combustível – como o duplo circuito de arrefecimento, bloco e cabeçote feitos de alumínio e duplo comando de válvulas variável.

Externamente, o Polo GTS traz detalhes exclusivos, como os faróis full LED que garantem identidade visual diferenciada. Ligando-os de lado a lado há um filete vermelho, que destaca a esportividade.

A grade do radiador tem formato de “colmeia” e traz o logo GTS. Em relação ao Polo Highline, o para-choque dianteiro é novo e mais robusto.

Na lateral, chamam a atenção as rodas de 17 polegadas, diamantadas, com pneus 205/50 R17. O acerto da suspensão está mais firme quando comparada com a versão Highline. As capas dos retrovisores são pintadas na cor preto brilhante.

Na traseira temos defletor na tampa do porta-malas pintado em preto brilhante e a seção inferior do para-choque traseiro exclusiva. As lanternas são de LED, com assinatura noturna diferenciada da versão Highline. Para complementar, a saída de escapamento é dupla.

Por dentro do Polo GTS – Na cabine escurecida (teto, bancos e laterais de porta são da cor preta), os bancos são esportivos, mais firmes, que oferecem bom apoio ao corpo em curvas. O apoio de cabeça integrado remete aos bancos utilizados em carros de competição.

O revestimento é feito com misto de tecido e couro, trazendo linhas horizontais que fazem referência aos bancos dos modelos da década de 1980 e com a sigla GTS gravada no encosto.

O volante é exclusivo, com acabamento de couro e costuras vermelhas e a sigla GTS na base. Detalhes na cor vermelha também estão nas molduras das saídas de ar, base da alavanca de câmbio e tapetes.

A lista de equipamentos de série traz sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros para auxílio ao estacionamento (que incluem câmera de ré), sistema start/stop (que desliga e liga o motor na paradas em semáforos, por exemplo), e o sistema de som Discover Media, com tela colorida de 8 polegadas sensível ao toque, navegação, App-Connect e comando por voz.

Também são itens de série o detector de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular e o controlador automático de velocidade (piloto automático).

Como opcional está disponível o pacote Beats, com o sistema de som que inclui alto-falantes, tweeters, subwoofer e amplificador, além do recurso de variação do espaço no porta-malas (s.a.v.e.) e rede para objetos no compartimento.

O Polo GTS está disponível em opções de cores sólidas (Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado) e metálicas (Prata Sirius, Azul Biscay e Cinza Platinum).

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