Sistema WeShare de compartilhamento de carros é ampliado na Europa

Expansão para 7 cidades europeias e Berlim registra sucesso após 6 meses de operação

WeShare, o serviço de compartilhamento de carros da Volkswagen e da SKODA sem utilização de bases fixas, será expandido para mais sete cidades na Alemanha e outros países europeus em 2020. Praga, na República Checa, e Hamburgo, na Alemanha, receberão o serviço na próxima primavera europeia (segundo trimestre do ano) e devem ser seguidas por Paris, Madri, Budapeste, Munique e Milão.

Em todas essas cidades, o sistema WeShare disponibilizará uma frota de veículos totalmente elétricos com um total aproximado de 8.400 carros. Em Praga e Budapeste, o WeShare trabalhará em cooperação com a marca SKODA.

Nas outras grandes cidades da Alemanha, França, Espanha e Itália, os veículos WeShare oferecidos incluirão os modelos e-Golf1 e e-up2 da Volkswagen, assim como, a partir do final do ano, o ID.33. O WeShare iniciou suas operações em Berlim em 2019, já com 1.500 carros e-Golf. A empresa conta agora com 50 mil clientes registrados na cidade. 

“Para nós, 2020 será um ano de grande crescimento”, afirma Philipp Reth, Chief Executive Officer (CEO) da WeShare. “Estamos convencidos de que o compartilhamento de carros totalmente elétricos sem bases fixas (o cliente pode pegar e deixar o carro onde quiser) será um elemento transicional crescente no campo da mobilidade sustentável e compartilhada por um tempo considerável no caminho para sistemas de transporte automatizados”, acrescenta Reth.

Na opinião do executivo, o objetivo deve ser criar um precedente tanto para o público em geral como para as cidades. “Dessa forma, esperamos receber apoio das cidades na área das tarifas de estacionamento para veículos compartilhados, por exemplo, ou o estabelecimento de novas áreas de compartilhamento em espaços públicos com vistas a incentivar usuários em potencial e tornar o compartilhamento de carros ainda mais interessante e relevante”, diz Reth.

WeShare iniciou com sucesso em Berlim

Em Berlim, onde o WeShare foi lançado em junho de 2019, cerca de 50 mil clientes já estão registrados para utilizar o serviço. Aproximadamente três quartos desses clientes registrados são usuários ativos, isto é, utilizaram o serviço do WeShare pelo menos uma vez. “Em comparação com o setor como um todo, este número é muito alto e demonstra que o WeShare é altamente relevante para a mobilidade urbana das pessoas”, comenta o CEO Philipp Reth.

Ao longo dos últimos seis meses, a frota do WeShare em Berlim completou mais de três milhões de quilômetros rodados, o que corresponde a uma média de quatro ou cinco viagens diárias por carro.

Um dos maiores desafios enfrentados pelo WeShare em Berlim é o carregamento das baterias. Para compensar a disponibilidade inadequada de uma infraestrutura de carga pública, a Volkswagen AG e o WeShare iniciaram uma operação em cooperação com o Grupo Schwarz.

A Schwarz está instalando atualmente um total de 140 estações públicas de carga em 60 filiais da rede de supermercados Lidl e 10 lojas da rede Kaufland em Berlim. Como parceiro no acordo, o WeShare pode usar as estações de carga para sua frota de carros compartilhados de forma exclusiva fora do horário de abertura das lojas.

Durante as horas de abertura ao público, as estações de carga estão disponíveis para todos os clientes das lojas da Lidl e Kaufland. Além do Grupo Schwarz, o WeShare planeja estabelecer outras parcerias visando a expansão da infraestrutura disponível.

- Publicidade - Mercedes-Benz