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Octans Aircraft dá início aos ensaios em voo do protótipo do Cygnus

A nova aeronave decolou e pousou com sucesso no último dia 21 de janeiro, no Aeroporto de São João da Boa Vista.

Na semana passada, a Octans Aircraft deu início, com sucesso, à campanha de ensaios em voo do primeiro protótipo da sua nova aeronave Cygnus.

Após a inspeção técnica da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil),  entre os dias 7 e 10 de janeiro, foi emitida a autorização e, em 21 de janeiro, o Cygnus decolou e pousou com sucesso.

O primeiro voo foi realizado no Aeroporto de São João da Boa Vista, onde está instalada a Octans Aircraft.

“Este é um grande marco na história da companhia, que continua sua trajetória a caminho da certificação”, disse o CEO, Milton Roberto Pereira. O processo de certificação da aeronave tem início ainda este ano.

O Cygnus possui estrutura metálica, asa alta cantilever, trem de pouso triciclo fixo, VRF noturno e IFR, painel digital Garmin touch screen, ar condicionado, cintos com airbags e interior de alto padrão.

A nova aeronave vai sair de fábrica equipada com motor Lycoming IO-540 300 hp e hélice Hartzell tripá metálica.

A aeronave foi desenvolvida para cumprir os requisitos de certificação ANAC/FAA Part23 e a campanha de demonstração de cumprimento dos requisitos começa em 2020, em linha com o Programa iBR2020 (Programa de Fomento à Certificação de Aeronaves de Pequeno Porte) da ANAC.

Em termos de conforto interno, o Cygnus foi desenvolvido para oferecer uma experiência única ao usuário. O interior foi desenhado pelo Studio Marcelo Teixeira – Arch & Transportation Design e Fabricado pela F/LIST, sediada na Áustria.

Entre os diferenciais, versões exclusivas com acabamento em madeira e carbono, amplo espaço para cinco ocupantes, assentos em couro com ajustes e reclínio, apoios de braço escamoteáveis, cintos com airbag, entradas USB para todos os ocupantes e pontos de energia 12V para laptops e smartphones.

No quesito aviônicos, o Cygnus é equipado com visores de voo avançados com GPS VRF WASS integrado, display de voo principal (PFD) e multifuncional (MFD), além de display opcional e sistema de indicação de motor (EIS) altamente configurável, interface touch screen e telas em tamanho 10,6 polegadas.

Cygnus

Performance

Velocidade de Cruzeiro: 160 ktas

Velocidade de Estol: 60 ktas

Autonomia: 06h00

Alcance: 1780 km

Decolagem: 450 m

Dimensões

Comprimento: 9.40 m

Altura: 3.10 m

Envergadura: 12.20 m

Motor e hélice

Motor: Lycoming IO-540 300hp

Hélice: Hartzell tripá metálica

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