Jaguar I-PACE ganha selo de eficiência energética com classificação A

O I-PACE, modelo 100% elétrico da Jaguar, recebeu, no último dia 30, o Prêmio CONPET, Programa Nacional de Racionalização do Uso de Derivados do Petróleo e do Gás Natural, obtendo nota A tanto na comparação relativa da categoria, como na comparação absoluta geral entre os veículos comercializados em 2019.

Na ocasião, executivos da marca receberam o troféu com o selo de eficiência energética no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobrás (Cenpes) no Rio de Janeiro.

O prêmio de eficiência energética veicular é entregue para modelos com os melhores consumos energéticos e participantes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

Todos os testes coordenados pelos técnicos do Cenpes dão suporte técnico ao PBEV e validam os dados de eficiência declarados pelas fabricantes participantes do programa.

O teste é dividido em duas etapas: na primeira, realizada em pista, é possível levantar os dados aerodinâmicos e de atrito dos veículos; na segunda, são analisados os dados de consumo energético.

Ambas as etapas são acompanhadas por técnicos do CONPET, responsáveis por analisar os dados coletados.

Após o resultado, todos os carros são comparados e classificados, podendo receber desde a letra “A”, como mais eficiente, até “E”, como menos eficiente.

“O I-PACE foi uma revolução dentro da Jaguar como nosso primeiro modelo 100% elétrico. Receber o selo CONPET concretiza todo o propósito por trás do carro, colocando a Jaguar no caminho para um futuro sustentável, eficiente e com zero emissão, sem perder o luxo e a performance, características que estão no DNA da Jaguar”, exalta Divanildo Albuquerque, Diretor-Geral da Jaguar Land Rover do Brasil.

As unidades do Jaguar I-PACE vendidos no Brasil receberão o Selo CONPET, concedido apenas aos modelos classificados com nota A e vencedores nos comparativos de categoria e geral, indicando o modelo como referência em eficiência energética.

Jaguar I-PACE-O primeiro modelo 100% elétrico da Jaguar, o I-PACE, representa o futuro da Jaguar Land Rover, ao oferecer total eficiência, design, desempenho e zero emissão de poluentes.

Equipado com uma bateria de íon de lítio de 90 kWh de última geração, com garantia de 8 anos, o modelo traz autonomia de até 470 km por carga, de acordo com o ciclo WLTP.

Os designers da Jaguar desenharam o I-PACE como um SUV de proporções imponentes e silhueta marcante, que remete a um cupê.

Seu design é inteiramente inspirado no superesportivo C-X75, com linhas bastante agressivas. Seu capô baixo, teto de alta fluidez aerodinâmica e traseira mais quadrada garantem ao I-PACE um coeficiente de arrasto de apenas 0,29.

O fluxo de ar que passa pela grade dianteira e pelas linhas do capô também ajudam no resfriamento da bateria, o que garante ainda mais otimização de sua carga.

Com dois motores elétricos, que desenvolvem 400 cv de potência, o modelo elétrico traz torque instantâneo de 69,6 kgfm, força suficiente para levá-lo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos, desempenho digno de um superesportivo.

Por conta disso, a Jaguar foi a primeira marca a se juntar à ABB FIA Fórmula E, tendo criado o primeiro campeonato de apoio à categoria, o Jaguar I-PACE eTROPHY.

A ZEG (Zero Emission Generation), em parceria com o Jaguar I-PACE, concederá energia 100% renovável suficiente para o consumo dos modelos por oito anos.

E para atender à demanda, a ZEG gera, por ano, 1,25 GWh de energia limpa a partir das fontes solar, hídrica biogás e resíduos sólidos.

O I-PACE é comercializado no Brasil em versão única, e com uma longa lista de equipamentos de série; ACC (controle de cruzeiro adaptativo), sistema de entretenimento Touch Pro Duo (duas telas sensíveis ao toque de 10″ e 5″), teto solar panorâmico, rodas diamantadas 20″, painel de instrumentos digital, sistema de som Meridian, faróis em LED premium, monitoramento de ponto cego e assistente de faixa, entre outros.

O Jaguar I-PACE está disponível no Brasil com preços a partir de R$ 452.200.

- Publicidade - Mercedes-Benz