F-Pace SVR define recorde de tempo de volta pra SUVs em Interlagos

A Jaguar levou para o icônico Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), seu SUV esportivo da linha SVO, o F-PACE SVR, e definiu recorde de tempo de volta para um veículo desse segmento.

Sergio Jimenez, piloto da equipe ZEG iCarros Jaguar Brazil e campeão da temporada 18/19 do I-PACE eTROPHY, foi convidado para guiar o modelo e cravou a volta de 4,3 km em 1:54,576 minuto.

Esse tempo de volta foi realizado com o veículo na configuração original, ou seja, a mesma versão comercializada nas concessionárias, sem qualquer modificação.

No intuito de seguir as tradições que acontecem em pistas famosas ao redor do mundo, como Nürburgring, na Alemanha, e Laguna Seca, nos Estados Unidos, a Jaguar trouxe para o icônico Autódromo de Interlagos a marcação de voltas rápidas organizadas pelas próprias fabricantes.

No Inferno Verde, como é conhecida a pista de Nürburgring, a Jaguar já deixou sua marca com o XE Project 8, marcando o tempo de 07:18,361 na volta de 20,6 km, o recorde para modelos sedan.

O Jaguar F-PACE SVR foi o escolhido para realizar a volta por oferecer condução extremamente esportiva e nível de performance extraordinário para um SUV.

modelo é capaz de sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 4,3 segundos e chegar aos 283 km/h de velocidade máxima, tudo isso com muito espaço e capacidade para transportar uma família inteira com muito conforto.

O modelo chegou ao Brasil em novembro de 2019, quando a Jaguar Land Rover anunciou a chegada dos modelos 2020 da linha SVO, uma divisão de modelos especiais da marca.

Em Interlagos, Jimenez realizou seis voltas com o SUV. Nas três primeiras, fez o reconhecimento de pista, aqueceu os pneus e entendeu o comportamento dinâmico do F-PACE. Nas três voltas seguintes, colocou toda a potência do SUV à prova, em busca do melhor tempo.

Já na segunda tentativa, o piloto campeão do I-PACE eTROPHY conseguiu a marca memorável de 01:54,576 e alcançou a velocidade final de 244 km/h na reta dos boxes.

Como referência, um carro de Stock Car atinge, ao final da reta, uma velocidade próxima de 250 km/h.

“Trazer para o Brasil uma tradição tão cultuada para os amantes de automóveis esportivos com o F-PACE SVR é um marco muito importante para a Jaguar. Como o XE Project 8 já pôde deixar sua história em Nürburgring como o sedan recordista na volta rápida, hoje podemos adicionar mais um modelo da nossa linha dentre os recordistas e dar o pontapé inicial das voltas rápidas no Autódromo de Interlagos”, comenta Paulo Manzano, Diretor de Marca e Produto da Jaguar Land Rover do Brasil.

O tempo de volta do F-PACE SVR teve apoio da Pirelli, empresa parceira da Jaguar para a produção dos pneus. Todos as unidades do modelo possuem pneus modelo PZero de alta performance desenvolvidos exclusivamente para o carro, perfeitos para seu comportamento dinâmico e entregando a tração necessária para transmitir ao asfalto os 550 cv de potência.

Além do recorde de tempo de volta, Sergio Jimenez, a bordo do F-PACE SVR, também definiu o recorde de batimentos cardíacos durante a volta. O nosso convidado, Eduardo Schkair, do canal Motorgrid, sentou no banco do passageiro para uma volta rápida no SUV.

Durante toda a volta, os batimentos de Schkair foram monitorados. Ao passar pelo miolo da pista, próximo a subida do Lago e da curva do Laranjinha, zona com acelerações e frenagens mais agressivas, os batimentos de Schkair alcançaram os 141 bpm, definindo o recorde.

- Publicidade - Mercedes-Benz