quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Dicas para quem está com o carro parado

Neste período em que a maior parte das pessoas tem seguido orientações de se manterem em casa por conta da pandemia de coronavírus, o movimento nas cidades e estradas acabou diminuindo drasticamente, fazendo com que os carros fiquem parados nas garagens por dias, ou até semanas.

A Delphi Technologies, líder em gerenciamento de motores, explica os principais cuidados que os proprietários devem ter devido ao tempo prolongado que os veículos ficam desligados.

“O automóvel é formado por um conjunto de sistemas complexos, que contam com diversos fatores para um bom funcionamento. Se o motorista está com a manutenção preventiva em dia, a chance de ter algum problema é quase nula. Afinal, o carro está com o óleo correto, de boa procedência e no nível necessário no sistema; o aditivo de radiador de qualidade; os filtros em bom estado; e sistemas de ignição, injeção e de ar-condicionado revisados e sem vazamentos. Agora, caso tenha deixado passar a manutenção preventiva e a preocupação só se manifesta quando algo para de funcionar, é possível que o carro não suporte pouco mais do que sete dias parado”, alerta Pedro Valencio, coordenador de Suporte ao Cliente Aftermarket da Delphi Technologies.

Como orientação, o especialista da Delphi Technologies destaca determinados pontos para manter o cuidado com o veículo e garantir a segurança ao voltar a dirigir.

O que fazer para evitar problemas no veículo durante este período?

  • É aconselhável ligar o carro a cada três dias, por pelo menos alguns minutos, para garantir a lubrificação do sistema e fazer com que o óleo circule no motor. Essa ação também ajudará a preservar a vida útil da bateria, mantendo a peça carregada e na tensão ideal de funcionamento.
  • Um dos sistemas que mais é impactado e que pode ficar comprometido é o de ar-condicionado, pois a falta de uso pode apresentar problemas como oxidação nas placas do compressor, ressecamento das mangueiras e dispositivos de expansão. Portanto, quando ligar o carro, é importante acionar também o ar-condicionado, a fim de evitar qualquer problema.
  • Caso o veículo fique parado sob o sol, é importante, sempre que possível, deixar as palhetas longe do vidro, para não ter problema de ressecamento e uma possível necessidade de troca.
  • Muitas pessoas escolhem lavar com frequência o carro neste período em que está parado em casa. Entretanto, vale ressaltar que não se deve fazer a lavagem do motor em casa. Mantenha o carro limpo por fora e por dentro, porém deixe a lavagem do motor para profissionais. O uso de produtos impróprios pode ocasionar o ressecamento de componentes importantes do sistema, além de que o excesso de água pode acarretar consequências severas para toda a parte de ignição.
  • Uma dica extra nesta época de pandemia é ligar o ar-condicionado do veículo na temperatura mais quente por cinco a dez minutos. O intuito é eliminar as bactérias presentes nos dutos que podem ter passado pelo filtro de ar. Além disso, é ideal limpar bem o carro antes de dirigir, utilizando álcool isopropílico ou até mesmo água e sabão em um pano úmido, para evitar qualquer dano aos componentes.

Quando voltar a usar o carro o que é importante observar antes de sair de casa?

  • O primeiro passo antes de ligar o veículo é observar os níveis de óleo e água. Quando o automóvel fica parado por algum tempo é importante verificar se houve baixa em algum destes itens. Caso tenha, fique atento, pois pode ser sinal de vazamento. Cheque o óleo pela vareta medidora e a água pela marcação do reservatório.
  • Antes de sair também é importante verificar a pressão dos pneus. Existe a possibilidade de ser necessário calibrar depois deste tempo de pausa – neste item se atente ao manual sobre a pressão correta.
  • Ao ligar o carro, observe se alguma luz do painel acendeu. Se sim, leia o manual do veículo para entender melhor o problema e se oferece algum risco à sua segurança.
  • Caso tenha passado muitos dias sem ligar o carro, pode haver uma demora maior que a usual para dar a partida. Isso é normal, pois os sistemas estão voltando à ativa, mas caso isso persista a procura por um especialista é indicada.

“O importante é que, assim que possível, o carro seja levado a um mecânico de confiança para manter a manutenção em dia. Seguindo essas dicas os motoristas não terão dor de cabeça e a sua segurança e da família estão garantidas ao utilizar o veículo”, finaliza o especialista da Delphi Technologies.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn