quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Fique de olho no aumento da temperatura, do motor

Um dos sintomas que algo não está funcionando bem é seu aumento de temperatura, quer seja um veículo ou mesmo nosso corpo. Assim como as altas temperaturas são incômodas para nós, o motor e outros componentes mecânicos do seu veículo também podem sofrer sérios danos quando esquentam demais. É importante que os sensores de temperatura e os sistemas de arrefecimento estejam sempre em ordem.

Antes da injeção eletrônica, os carros antigos com carburadores e motores refrigerados a água costumavam ter apenas um sensor desse tipo, para controlar o termômetro do painel.

Eles também usavam outros dois componentes para deixar o líquido de arrefecimento sob controle. O interruptor térmico (conhecido como “cebolão”) ligava a ventoinha elétrica do sistema de refrigeração e a válvula termostática controlava o fluxo de água entre o motor e o radiador.

Atualmente nos veículos com injeção eletrônica, podemos encontrar vários sensores que controlam a temperatura do ar que entra no motor, ligam a partida a frio do etanol, regulam o ar condicionado, monitoram o câmbio e os diferenciais, informam como está o clima, etc.

Esses componentes trabalham integrados com os módulos eletrônicos que controlam todo o veículo. Quanto mais sofisticado e caro é o modelo, mais sensores são usados.

Quando os sistemas mecânicos estão em funcionamento, seus componentes internos se movimentam bem rápido, gerando atrito e, consequentemente, calor. Manter essa temperatura controlada é vital para garantir uma operação precisa, evitar quebras prematuras e aumentar a durabilidade das peças. Os sensores de temperatura desempenham uma função muito importante para manter tudo em ordem.

Para manter a temperatura do veículo dentro dos limites corretos, é preciso deixar o radiador, o condensador do ar condicionado (que fica montado junto, na parte da frente) e os trocadores de calor (podem existir para o óleo do motor, câmbio ou diferencial) muito bem limpos e sem vazamentos.

A válvula termostática é uma peça muito importante, uma vez que controla o fluxo do líquido de arrefecimento entre o motor e o radiador. Quando começa a dar problema, é fácil descobrir. Preste atenção se o carro demora em aquecer quando é ligado, se o ponteiro da temperatura fica oscilando ou a luz de alerta acende e apaga.

Falhas no sistema elétrico ou eletrônico costumam dar muita dor de cabeça e causar grandes prejuízos para os donos dos veículos. Desconfie ao notar que a ventoinha não liga na hora certa, se o carro “cheira a queimado” quando você estaciona ou se alertas aparecem volta e meia no painel.

Use o tipo de óleo recomendado pelo manual do seu veículo para cada sistema mecânico, troque nos intervalos certos e substitua os filtros usando produtos de qualidade. Com esses cuidados, você evita quebras prematuras e aumenta a durabilidade de todos os componentes. É um investimento que vale a pena!

Os sensores de temperatura do seu veículo são extremamente importantes para indicar se há algo de errado com o nível de calor interno dos principais sistemas mecânicos. Se não funcionam direito, podem causar danos severos no motor, câmbio e diferenciais.

O pior é que, na maioria das vezes, essas falhas provocam uma “reação em cadeia”. Nos motores, por exemplo, são comuns os estouros de mangueiras, queima da junta de cabeçote, derretimento dos pistões, entre outras avarias.

As transmissões automáticas e os eixos diferenciais (principalmente os modelos com sistemas de deslizamento limitado) também sofrem danos graves quando a temperatura sai do controle, principalmente no conjunto de discos.

Para não ficar pelo caminho ou amargar um prejuízo inesperado, o melhor é sempre ficar alerta a qualquer sinal estranho do carro, e sempre que acender uma luz indicativa na cor vermelha no painel do seu carro, pare o veículo imediatamente e acione seu mecânico de confiança.

Mecânica Online

Futuro das cidades – O Salão Veículo Elétrico Latino-Americano acompanha as transformações que a tecnologia e a sustentabilidade trouxeram à mobilidade e dá espaço ao E-MOB – Salão de Mobilidade Elétrica & Cidades Inteligentes. O evento será pautado em três pilares: mobilidade elétrica, infraestrutura & cidades inteligentes e conectividade & tecnologia. Esses pilares, de acordo com especialistas do setor, formam a tríade do futuro das cidades. A previsão é que o evento aconteça no período de 03 a 05 de novembro em São Paulo.

Relatório de Sustentabilidade 2019 da FCA – No Brasil, a FCA começou um novo ciclo de investimento relevante de R$16 bilhões (aproximadamente €3,4 bilhões), que trará um alinhamento de produto renovado para as marcas Fiat e Jeep®, e acrescentará uma nova fábrica de motores de última geração, que se tornará o maior centro de desenvolvimento de motores da América Latina.

Mais admirados na imprensa automotiva 2020 – Muitas das publicações que compartilham nossa coluna possuem colegas entre os mais admirados da imprensa automotiva 2020. Também fiquei muito feliz com esse reconhecimento e divido com todos vocês os parabéns pelo empenho e trabalho que desenvolvemos e somos reconhecidos.

==============================================
Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn