quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Foton começa a testar novo caminhão no mercado nacional

A Foton começa a testar no Brasil, um novo modelo de caminhão que foi concebido especificamente para oferecer alta eficiência às operações de logística urbana.

- Publicidade -

Consagrado no mercado chinês por oferecer conforto, agilidade e facilidade de condução graças às suas características de automóvel de passeio, o novo caminhão TM 2.8 chegará no segundo semestre ao mercado nacional.

A partir dos testes, a Foton inicia uma fase de introdução de novas soluções de transportes no Brasil, focando em veículos que podem otimizar as entregas e a logística nos centros urbanos.

- Publicidade -

O 2.8 é um modelo inédito e exclusivo também para a aplicação do GNV e que se difere de tudo que já foi comercializado no mercado brasileiro, inclusive por outras marcas.

A diferença está principalmente relacionada à potência do veículo e sua capacidade de carga e também na possibilidade de o veículo receber um kit gás, que permite emissões ambientalmente amigáveis.

O novo caminhão vem equipado com motor a gasolina e será também disponibilizado na versão com kit gás, feito pela empresa especializada Convergas, parceira da Foton, com garantia Foton.

- Publicidade -

Com capacidade técnica e legal para 2.795 kg, o TM 2.8 será o mais leve da família Foton no Brasil. A montadora oferece no País caminhões leves, da família Aumark, de 3.5 a 10 toneladas.

Por ser classificado como uma caminhonete, o novo leve da Foton pode ser conduzido por quem tem CNH categoria “B”.

“Robusto, econômico, fácil de dirigir e versátil, esse novo produto oferece alta eficiência à logística urbana e, com o kit gás, também contribui para reduzir substancialmente as emissões de poluentes nas grandes cidades”, comenta Eustáquio Sirolli, diretor de Desenvolvimento de Produtos da Foton do Brasil.

Testes na Coopercarga

O Foton TM 2.8, com kit gás, já está na primeira fase de testes na Coopercarga, uma das maiores cooperativas de carga do País, fazendo logística urbana para a Rede Carrefour. A previsão é que o veículo rode até cinco mil quilômetros em um mês.

De acordo com a Coopercarga, cada viagem levará aproximadamente 800 kg em produtos, realizando dois ciclos de viagens por dia, de segunda à sexta. Ao todo serão transportados 35 mil kg de produtos por mês.

A primeira unidade será operada pela Ecomoby (Transportadora especializada na utilização de combustíveis alternativos ao diesel), em parceria com a Coopercarga, especialmente para atender a demanda do Carrefour, com entregas de produtos alimentícios apenas na grande São Paulo.

A Convergas, responsável pela tecnologia de última geração do kit a gás, instalou no veículo um módulo de controle de ignição para assegurar a disponibilidade de potência do motor.

“Para armazenar o GNV o sistema é composto por dois cilindros de 60 litros hidráulicos cada, totalizando uma capacidade de 30m³. Com isso a autonomia do veículo só com GNV pode chegar a 280 quilômetros”, explica André Bermudo, Diretor da Ecomoby. O peso total do equipamento é de aproximadamente 170 kg.

De acordo com Leandro Gedanken, diretor industrial, engenharia e desenvolvimento da Foton, a princípio o veículo será importado da China. A Foton vai trazer 100 unidades do modelo ainda neste ano de 2020.

“Começamos com importação e à medida que o volume cresça já temos estrutura pronta para nacionalização do novo modelo”, pontua.

Família TM – Linha Premium da Foton

Os caminhões Foton da Família TM são veículos conceitualmente da Linha Premium.

O interior da cabina tem acabamento refinado e o veículo já vem de série com defletor de ar no teto, ar condicionado, embreagem super soft, vidros elétricos, travamento de portas remoto, chave tipo canivete, radio com entrada USB e suspensão dianteira com braços oscilantes.

Itens que oferecem conforto e comodidade de um automóvel de alto padrão.

Caminhão companheiro

TM significa “Truck Mate”, caminhão companheiro. O veículo conta com capacidade total de carga de 2.795 kg, com tara de 1007 kg, sendo 1.788 kg de carga útil e 112 cavalos de potência. O 2.8 da designação do produto remete ao seu PBT – Peso Bruto Total.

O modelo mais leve da Foton, dentro da sua característica de plataforma de carga, permite a instalação de uma carroceria com 3,0 m de comprimento por 1,5 m de largura livres.

“Basicamente o novo modelo é ideal para utilização em vários segmentos da economia, equipado principalmente com implemento do tipo baú e carga seca, mas com certeza haverá outras inúmeras possibilidades”, disse Eustáquio Sirolli.

Trata-se de um veículo classificado como “pick-up profissional”. De acordo com Ricardo Mendonça de Barros, diretor de Vendas, Marketing e Rede de Concessionárias da Foton, o novo veículo da marca supera com folga a maioria das “pick-ups sociais” existentes no mercado nacional, além de oferecer a melhor relação custo por carga útil transportada.

“O novo TM é um produto que já nasce preparado para uso do GNV e tem um relevante diferencial, que é a sua motorização de 1.5 l, com essa capacidade de carga útil de 1.788 kg, expressiva para uma camionete, e uma grande novidade no mercado brasileiro”, finaliza.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança