quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Mercedes-Benz constrói ambulatório de campanha dentro da fábrica para atender casos de Covid-19

Em proteção aos seus colaboradores na retomada das atividades, e de maneira inédita entre os fabricantes de veículos comerciais, a Mercedes-Benz construiu um ambulatório de campanha para tratamento específico de funcionários com sintomas do Coronavírus.

- Publicidade -

Instalada dentro das instalações da Companhia em São Bernardo do Campo (SP), esta unidade dispõe de leitos, ventiladores mecânicos e outros equipamentos, com cerca de 30 profissionais da área médica no atendimento.

“Essa iniciativa faz parte de uma série de medidas preventivas que estamos tomando para voltar a produzir caminhões e ônibus no País a partir de 11 de maio com segurança e garantindo a saúde de todos”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

- Publicidade -

“O retorno dos colaboradores será gradual, inicialmente com metade do pessoal de produção, havendo depois um revezamento. A fim de evitar aglomerações, os funcionários de atividades administrativas continuam, na grande maioria, em home office. Queremos todos seguros e protegidos na volta ao trabalho. Na pandemia, estamos enfrentando muitos desafios, num cenário sem precedentes no mundo. Tempos difíceis exigem de nós flexibilidade, resiliência e, acima de tudo, colaboração. Essa é a nossa missão”.

Além desse inédito ambulatório de campanha, a Mercedes-Benz do Brasil dispõe de um ambulatório interno para outras especificidades. Isso aumenta a proteção e os cuidados médicos e de saúde aos colaboradores.

“Para oferecer mais proteção ainda ao nosso pessoal em seu retorno, cada colaborador receberá um kit com cinco máscaras laváveis e reutilizáveis”, informa Schiemer. “A recomendação é para que esse EPI seja utilizado na ida ao trabalho, durante suas atividades na empresa e na volta para casa, reduzindo assim o risco de contato dos funcionários e de seus familiares com o vírus”.

- Publicidade -

Campanha informativa prepara a volta à fábrica – Com base em recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), a Mercedes-Benz preparou uma cartilha de prevenção e proteção contra o Coronavírus com uma série de informações, orientações e dicas que irão ajudar a todos na volta à fábrica.

Este material se destina a colaboradores e terceiros de todos escritórios e fábricas da Empresa, do Banco Mercedes-Benz e da Rede de Concessionários, além de ajudar a prevenir fornecedores, visitantes e familiares.

A cartilha ensina como usar a máscara de forma adequada, o modo certo de colocar, retirar e higienizar. Também orienta sobre quando se deve lavar as mãos e como. E principalmente, o que fazer em caso de sintomas da Covid-19, tanto em casa, como no trabalho, seguindo sempre as orientações do serviço médico.

As dicas envolvem ainda os cuidados com transporte na ida e na volta ao trabalho, especialmente para quem utiliza ônibus, metrô e trem, respeitando as regras de distanciamento de 1,5 metro e o uso de máscara.

A cartilha destaca também as medidas que a Empresa tomará na entrada e na saída da fábrica, como monitoramento de temperatura de funcionários e terceiros, além de mais um monitoramento ao longo do dia.

Quem for identificado com temperatura acima de 37,5 graus C não poderá acessar a planta. Na volta às atividades da fábrica, o controle de visitantes será mais rigoroso, recomendando-se a redução de visitas.

A limpeza e desinfecção de máquinas, equipamentos e ferramentas será realizada nos intervalos e trocas de turno. Além disso, cuidados especiais serão observados com os itens compartilhados durante o processo, assim como as limpezas periódicas adicionais durante o turno de trabalho.

Kits de limpeza serão disponibilizados nas áreas para que os colaboradores possam cuidar de forma adequada dos seus locais de trabalho. Haverá também recomendações e cuidados específicos para áreas de produção e escritórios, restaurantes, banheiros, vestiários, elevadores e áreas comuns.

“As orientações vitais de saúde e segurança devem ser seguidas por todos da família Mercedes-Benz e em todas as fábricas. Cada um de nós tem um papel importante nessa jornada. Juntos, venceremos essa batalha”, conclui Schiemer.

Clientes estão sendo atendidos com proteção pelos concessionários – Em sintonia com o compromisso de responsabilidade social da Mercedes-Benz, a Rede de Concessionários mantém normalmente o atendimento de vendas de veículos comerciais, peças e serviços aos clientes desde o início da pandemia.

Para tanto, adotou uma série de medidas que buscam oferecer proteção a quem frequenta a oficina e as demais áreas internas.

Os profissionais que fazem contato direto com os clientes durante suas visitas ao concessionário recebem EPIs, como máscara de proteção fácil, luvas e álcool em gel. Eles estão orientados a manter a distância de um metro e meio em relação a outras pessoas, conforme recomendação da OMS. E caso observem algum cliente com sintomas como tosse ou espirro, oferecem máscara de proteção.

Os funcionários estão orientados a evitar circulação pelas diversas áreas da revenda, permanecendo o maior tempo possível apenas em seu posto de trabalho, que deve ser higienizado constantemente. Há uma recomendação para a priorização, na medida do possível, de comunicação remota, como telefone, whatsapp e Skype.

Nas oficinas, as equipes fazem uma higienização das partes do veículo que forem tocadas, como maçanetas das portas, volante, alavanca de câmbio, freio de mão, assentos e outros itens.

O agendamento de serviços é outra medida muito importante como forma de evitar a presença de muitas pessoas na recepção da oficina. A redução de aglomerações aumenta a proteção para os clientes e para a equipe do concessionário.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança