terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

Cuidados com o carro parado na quarentena

As medidas de isolamento social alteraram a rotina do brasileiro, inclusive, no que diz respeito ao uso do carro. Neste período em que o veículo passa a maior parte do tempo parado, muitas dúvidas surgem em relação a melhor maneira de cuidar do conjunto mecânico, evitando falhas e problemas na hora de voltar a utilizar o carro.

- Publicidade -

Por esse motivo, o Mecânica Online separou uma série de dicas de como agir neste momento, preservando os veículos durante o isolamento e garantindo uma melhor vida útil de todos os componentes.

- Publicidade -

Dicas

Guarde o veículo em local coberto ou utilize uma capa de proteção. Além de proteger contra poeira, mantém o veículo em bom estado de conservação evitando desgastes de pintura.

Evite remover poeiras com pano seco ou abrasivo, isso poderá arranhar a pintura. Se possível, lave e encere o veículo. Isto evita que os materiais já depositados na carroceria do veículo reajam com a pintura e provoque danos estéticos enquanto o veículo estiver guardado.

- Publicidade -

Calibre os pneus com a pressão máxima especificada no manual do proprietário ou etiqueta do veículo. Além do pneu manter a calibragem ideal por mais tempo, evita a deformação do pneu durante o período de inutilização.

Veículos equipados com reservatório de partida a frio devem ter os tanquinhos abastecidos com gasolina aditivada ou de alta octanagem, que possuem maior durabilidade, desta forma, o sistema será preservado por um período maior, pois o combustível se degrada e forma uma goma ao longo do tempo.

Ligue o carro por no mínimo 15 minutos, ao menos uma vez por semana para ativar a bomba de combustível e bicos injetores e lubrificar todo sistema mecânico do veículo. Esse processo ativa também o alternador, que transfere carga para bateria, evitando assim, a descarga e o mau funcionamento do veículo.

Ligar o ar-condicionado neste período e movimentar o volante de direção até o final para os dois lados garante, ainda, a lubrificação desses dois sistemas.

Use calços para manter o carro parado em superfície plana, em vez do freio de mão. Isso evita que a umidade faça com que os freios grudem, mesmo se forem a disco.

Aproveite o período de quarentena para conferir se as manutenções programadas estão próximas. Muitos fabricantes alteraram o período de carência na obrigatoriedade das manutenções periódicas, relacionadas à garantia dos veículos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança