quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Fique atento: caminhão parado durante a quarentena também requer manutenção

Com as determinações de isolamento social, caminhoneiros e transportadores que não trabalham no abastecimento de alimentos e remédios, por exemplo, podem estar em quarentena, com o caminhão parado.

A TRP, linha multimarcas da PACCAR Parts, recomenda manter a rotina de manutenção para evitar surpresas desagradáveis, como problemas mecânicos e elétricos, que podem gerar também gastos inesperados quando o veículo voltar a rodar.

A recomendação é verificar diversos itens do caminhão. Os mais simples, o motorista mesmo pode fazer. Confira abaixo:

– combustível: o ideal é que o tanque esteja, pelo menos 75% cheio. Se o nível de combustível estiver inferior, a água pode se condensar e contaminar o combustível. Outra dica é travar  bem a tampa do tanque de combustível do veículo para evitar a entrada de água.

– umidade: é importante checar todos os reservatórios, drenar a umidade dos mesmos e, na sequência, pressurizar totalmente. Dessa forma, é possível evitar danos provocados pela água no sistema.

Ainda neste tópico, deve ser verificada a umidade no separador de água e filtro. Ao garantir o correto funcionamento do separador de água, reduz-se o risco de danos causados pela baixa qualidade de combustível, por exemplo.

– cabine: a orientação é sempre retirar os alimentos da cabine do caminhão, pois a incidência de sol nos mesmos, como fruta, pães e bebidas, pode estragá-los. Lembre-se também de sempre baixar o para-sol.

Também é importante deixar as entradas de ventilação abertas para manter o interior do veículo ventilado e em boas condições.

– bateria: confira a tensão da bateria a cada três semanas. Se estiver baixa, ligue-a a um carregador.

Para a manutenção de itens mais complexos, é necessário o auxílio de profissionais especializados.

Para isso, o motorista pode agendar uma checagem em uma oficina da Rede de Concessionárias DAF e solicitar a revisão.

Nesta manutenção, é importante desativar o Arla32. O sistema auxilia na redução da emissão de poluentes e do consumo de combustível.

Se o caminhão está parado há mais de um mês, o ideal é desativar o sistema. Além disso, programe-se para que durante a checagem sejam avaliados o sistema de freios, suspensão, pneus, iluminação, filtros, entre outros.

Para realizar a revisão, a Rede de Concessionárias DAF permanece com as suas oficinas em pleno funcionamento para reparo e manutenção em veículos DAF e, também, de diferentes marcas, por meio da vasta gama de peças de reposição.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn