terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

Time multifuncional brasileiro desenvolve o VW Play

Há três anos, um grupo multifuncional formado por diferentes profissionais de diversas áreas entendeu que, após o lançamento do Active Info Display, apresentado pela primeira vez no VW Polo, e sua excelente receptividade, estavam em um caminho sem volta.

- Publicidade -

Mais de 50 profissionais de Design, Engenharia, Qualidade, Tecnologia de hardware e software, Modelação, Mecânica, Protótipo, Manufatura, Compras, Planejamento de Projetos, User Experience unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo/SP, e América Latina, somado a centenas de fornecedores e parceiros da América do Norte, Europa e Ásia começaram, nesta época, a projetar o VW Play, apresentadnúltimdi2dabril.

“O brasileiro é muito conectado e a tecnologia já era um fator de decisão importante na aquisição de um automóvel. Já tinha ultrapassado, por exemplo, o quesito ‘potência do motor'”, lembra Matheus Arantes, gerente de engenharia elétrica e eletrônica da Volkswagen do Brasil e líder do projeto VW Play.

- Publicidade -

Mais do que isso, por meio de pesquisas e clínicas com consumidores, constataram que o desejo deles era ter no carro a mesma experiência de uso de tecnologia que já usufruíam no dia-a-dia.

Por esta razão, por exemplo, fazia mais sentido, ao invés de desenvolver um programa de GPS ou de música, criar uma loja de aplicativos – VPlaApp– e fechar parcerias com aquelas empresas ou marcas nas quais as pessoas já estivessem familiarizadas e acostumadas em utilizar em seus respectivos mercados.

“Esta tendência nós apostamos lá atrás e fomos abrindo portas para as parcerias mais relevantes e que fizessem sentido para o mercado brasileiro”, explica Arantes.

- Publicidade -

VW Play foi desenvolvido pensando no cliente

Todos os processos, conceitos e protótipos foram sendo compartilhados ao longo do trabalho e validado pelos clientes, que apontavam os feedbacks para que a equipe fosse aplicando as melhorias e de fato desenvolvesse uma central multimídia de acordo com o desejo dos consumidores.

Um exemplo prático foi a concepção do botão de volume do VW Play. Inicialmente, ele foi projetado para ser na vertical, mas durante as clínicas, a usabilidade mostrou que na horizontal seria a melhor opção.

O teste também ia além, pois era preciso garantir, por exemplo, que mesmo se o veículo estivesse passando por uma rua com buracos ou em alguma trepidação, a sensibilidade de aumentar o volume precisava ser “compreendida” pelo sistema.

Foram mais de sete mil horas de entrevistas quantitativas e qualitativas e pesquisas em nove estados brasileiros, que incluiu capitais e cidades do interior do Brasil. Mais 700 clientes foram ouvidos e mais de 25 clínicas de usabilidade foram realizadas.

Outra premissa importante que também norteou o grupo que trabalhou neste projeto foi a democratização da tecnologia. Prova disso, é que o “Modo Vallet”, presente em veículos de luxo, agora também é oferecido no VW Play.

Isso foi possível graças à qualidade da Estratégia Modular MQB dos veículos unido ao fato da equipe de Engenharia da Volkswagen conseguir viabilizar esta funcionalidade dentro do sistema.

“Os clientes também manifestaram a preocupação com a privacidade de seus dados e conseguimos responder a esta demanda com essa nova função”, afirma Arantes.

Para utilizar o “Modo Vallet”, basta clicar no ícone desta função (é possível também programá-la para entrar em funcionamento automaticamente todas as vezes que se abre a porta do motorista, por exemplo) que o sistema bloqueará todas as informações.

O VW Play só desbloqueará o sistema se a senha de quatro dígitos (definida previamente) for inserida.

Importante também destacar a robustez e a capacidade de software, com um sistema de armazenamento interno de 10 GB para salvar mídias e aplicativos (esse espaço é suficiente para armazenar 25 aplicativos do tamanho do Waze, por exemplo).

Um ótimo benefício de conveniência e conforto, sem falar que poupa bateria e espaço do seu smartphone.

O VW Play é uma das principais inovações do modelo Nivus, que vai revolucionar o mercado e inaugurar um novo segmento ainda neste primeiro semestre de 2020.

Esse novo veículo foi desenvolvido no Brasil e será produzido em São Bernardo do Campo e também na Europa. Assim como o Nivus, o VW Play estreará no Brasil e, em breve, estará em muitos mercados no mundo.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança