quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

VW Nivus inova no design combinando traços de SUV e cupê esportivo

Um dos momentos mais esperado do ano para a marca Volkswagen aconteceu de forma digital, com a revelação mundial do novo modelo da marca, o Nivus, que aconteceu em São Paulo, no Brasil.

- Publicidade -

O modelo chega com a promessa de confirmar todo o trabalho que a Volks realiza com a renovação de produtos e principalmente tecnologias, amparada no desenvolvimento mundial para oferecer produtos para os demais mercados globais.

Como é bom voltarmos a falar em desenvolvimento nacional, como acontece com o Nivus, desenvolvido pela Volkswagen América do Sul e produção inicialmente na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), para comercialização no mercado latino-americano. Em um segundo momento, o modelo será produzido também na Europa.

- Publicidade -

“O Nivus é um marco para a Volkswagen na América do Sul. É o primeiro modelo desenvolvido na região e que será produzido e comercializado também no mercado europeu, um dos mais competitivos do mundo”, afirma Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

O Nivus será lançado oficialmente no mercado brasileiro nas próximas semanas. A produção inicia em junho e no início do segundo semestre chega nas lojas.

Na Argentina, o modelo chega às concessionárias no fim do segundo semestre deste ano. Em 2021, é a vez de os demais mercados sul-americanos receberem o Nivus, no primeiro semestre. E o modelo será lançado também na Europa, no segundo semestre do ano que vem.

- Publicidade -

Nesse primeiro momento a Volkswagen revelou os detalhes do design e tecnologia que o modelo vai oferecer. Mais próximo de chegar ao mercado nacional serão reveladas as versões, itens de série, motorizações e preços. Todas as versões vão contar com transmissão automática e motorização TSI (turbo).

O Nivus carrega no design uma das características que o torna único no mercado. “Desde o início, definimos que o design do Nivus precisaria ser inovador, atraente e ao mesmo tempo funcional”, revela José Carlos Pavone, Head de Design da Volkswagen para a América Latina.

A queda rápida e fluida da coluna ‘C’ é um dos destaques do design. “Na lateral, o Nivus tem um perfil cupê bastante característico. As proporções e os volumes definem um caráter atlético e moderno.” As rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo e os protetores de para-lamas pronunciados também contribuem para um conjunto harmonioso, com pegada esportiva e vibrante.

A verdade é que o modelo da Volks muito nos lembra um veículo conceito apresentado pela Fiat no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018. Uma tendência que a engenharia da Volks captou e chega antes ao mercado, um design que combina elementos de SUV e linhas de cupê esportivo.

Pavone, que começou os primeiros sketches do Nivus há cerca de quatro anos, explicou que a parte frontal do Nivus apresenta faróis conectados com uma grade bastante dominante e com as linhas marcadas no capô, que definem o caráter robusto.

Os faróis de LED, o DRL (daytime running light) de LED e os faróis de neblina também de LED conferem uma identidade visual para o Nivus.

Na grade, o novo logo da Volkswagen está mais simples e bidimensional. E faz sua estreia no Nivus, como o primeiro modelo na região América do Sul.

A parte traseira do Nivus possui um elemento horizontal que une as lanternas de LED, formando uma peça única. As lanternas começam na tampa traseira e se prolongam até parte da lateral, enquanto na parte superior temos um spoiler integrado à tampa traseira que provoca um efeito de prolongamento do teto, um detalhe essencial para definir o estilo cupê e esportivo do Nivus.

Desenvolvido no Brasil, Nivus será apresentado amanhã
27/05/2020

A Volkswagen apresentará amanhã seu modelo mais recente, o Nivus. O novo CUV – Crossover Utility Vehicle – do segmento de carros compactos se destaca pelo design dinâmico, amplo espaço interno e posição ao volante mais elevada.

O Nivus foi desenvolvido na América do Sul e, inicialmente, será lançado no mercado brasileiro. O veículo também será disponibilizado mais adiante na Argentina, ainda este ano. Outros mercados sul-americanos também receberão o modelo, em 2021.

Num prazo mais longo, o novo modelo também será lançado em nível internacional e uma versão europeia também será vendida.

O Nivus é um modelo foi desenvolvido na América do Sul, mas com o objetivo de ser produzido e vendido também em outras regiões do mundo.

A Volkswagen do Brasil está realizando sua maior ofensiva de produtos na América do Sul. O Nivus está introduzindo um novo segmento no mercado brasileiro, com um design inovador, que combina elementos de SUV com as linhas de um cupê.

Ele está entre os maiores modelos no segmento dos veículos compactos, com um porta-malas com 415 litros de capacidade. O veículo é baseado na plataforma modular transversal (MQB) e será produzido na fábrica da Anchieta (São Bernardo do Campo), utilizando processos mais modernos de produção do Grupo Volkswagen.

Veja também
VW Nivus inova no design combinando traços de SUV e cupê esportivo
Conectividade e serviços de streaming no VW Play
Tecnologia em segurança é destaque no Nivus

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança