Porsche Leipzig se prepara para a eletromobilidade

Todos os sinais apontam para frente na filial da Porsche em Leipzig: as preparações para o início da eletromobilidade estão em andamento em toda a fábrica.

Todos os trabalhos de construção estão dentro do prazo. O trabalho externo na nova área de carrocerias para o Macan de terceira geração, a primeira versão totalmente elétrica do SUV, já está completo. O próximo passo, agora, é a montagem da fábrica dentro do prédio.

“Ao longo das últimas semanas, alcançamos alguns marcos importantes em nosso caminho para nos tornarmos uma instalação para a eletromobilidade”, afirmou Gerd Rupp, presidente do Conselho Executivo da Porsche Leipzig GmbH.

“O período que vai de agora até o início da produção da próxima geração do Macan certamente será um desafio. Apesar disso, ele também representa uma oportunidade para testar a planta antecipadamente e comprovar nossa eficiência como uma equipe.”

“Desde a cerimônia inicial de lançamento da obra, em fevereiro de 2000, nós investimos mais de 1,3 bilhões de euros para desenvolver a fábrica”, conta Albrecht Reimold, membro do Conselho Executivo encarregado da Produção e Logística da Porsche AG.

“Este projeto de expansão para possibilitar a produção de veículos puramente elétricos vai garantir que a fábrica esteja preparada para o futuro. Para facilitar este projeto, a Porsche está investindo mais de 600 milhões de euros nas instalações de Leipzig. A pedra fundamental da nova área de carrocerias, com um total de 75.500 metros quadrados, foi lançada em março de 2019.

Devido à crise do Coronavírus, a cerimônia oficial comemorando a complementação da cumeeira foi cancelada, mas o prefeito de Leipzig, Burkhard Jung, visitou as obras e foi informado sobre seu andamento na última sexta-feira (3 de julho).

“A Porsche em Leipzig evoluiu de uma simples linha de montagem para uma líder em tecnologia para toda a indústria automotiva europeia. Os marcos para o desenvolvimento das tecnologias de propulsão do futuro estão sendo estabelecidos exatamente aqui, em Leipzig”, declarou o prefeito Burkhard Jung.

Além do trabalho na nova área das carrocerias, a linha de montagem foi significativamente modificada.

A Porsche está ampliando a linha de produção já existente e programou esse trabalho para o período de fechamento da fábrica neste verão, que começará em breve.

Quando o trabalho estiver completo, carros com três tipos diferentes de trens de força serão produzidos numa única linha: veículos a gasolina, híbridos e puramente elétricos.

Essa nova organização vai proporcionar o máximo de flexibilidade à fábrica de Leipzig.

O centro de atendimento aos clientes já está equipado para veículos elétricos: em fevereiro último, a Porsche instalou uma área para carga rápida chamada “Porsche Turbo Charging”, que disponibiliza uma capacidade total de sete megawatts.

Desta forma, a sede de Leipzig tornou-se sede do mais poderoso centro de carga rápida da Europa, operando exclusivamente com fontes de energia renováveis.

A eletromobilidade não chega a ser um conceito totalmente novo para as instalações da Porsche em Leipzig. A fábrica já vem produzindo veículos híbridos há dez anos.

“Nossos empregados têm anos de experiência na lida com tipos de propulsão alternativos. Eles mal podem esperar para começar a trabalhar em veículos puramente elétricos, além dos nossos modelos híbridos”, diz Gerd Rupp.

“Achamos que é importante envolver toda a força de trabalho nessa mudança vindoura. Por isso, já iniciamos as medidas de qualificação para o novo Macan totalmente elétrico.”

- Publicidade - Cursos Mecânica Online®