Civic Type R registra recorde de volta em Suzuka

O Honda Civic Type R, versão superesportiva do Civic de 10ª Geração, estabeleceu um novo recorde de volta no circuito de Suzuka, no Japão, em sua variante mais extrema, o Civic Type R Limited Edition, com o tempo de 2 minutos e 23,993 segundos, se tornando o veículo de tração dianteira mais rápido no traçado japonês.

Com 5,8 km, a pista é famosa por suas chicanes de alta velocidade e curvas desafiadoras, construída em um layout de 8, que inclui uma longa reta de 1,2 km.

Construído com componentes leves, aprimoramentos de suspensão e direção, bem como um interior despojado, com foco total no motorista, o Civic Type R Limited Edition superou os limites do possível em um veículo de tração dianteira, em uma das pistas mais desafiadoras do automobilismo mundial.

O autódromo de Suzuka é considerado um destaque no calendário da Fórmula 1 e também é uma importante base de testes para o desenvolvimento de veículos e motores Honda de alta performance, desde 1962.

A pista foi construída com base nas orientações do fundador e presidente da empresa, Soichiro Honda, que disse: “Os automóveis não podem ser melhorados se não forem testados em circuitos de corrida”.

A volta recorde foi obtida em um carro de desenvolvimento da edição limitada do Type R, que passou por sua avaliação final de desempenho em fevereiro de 2020.

O modelo apresentava as mesmas especificações técnicas representativas da versão de produção, sem alterações de desempenho

. Essa versão limitada do Type R está sendo produzida no Reino Unido, para comercialização nos Estados Unidos, Europa e Japão.

Hideki Kakinuma, líder de projeto do Civic Type R explica que “a edição limitada do Type R reflete a dedicação da Honda em refinar a essência e o prazer de dirigir do Type R como um carro esportivo e exceder as expectativas dos nossos clientes. A equipe de engenharia e eu adotamos um espírito de competição, que foi transmitida por gerações, e é essa forte paixão que está impulsionando a evolução do Civic Type R para se tornar o carro esportivo ideal. ”

Ele complementa: “Para essa mudança de modelo, a velocidade foi ainda mais buscada, em colaboração com a Honda Racing Development (HRD) Sakura, que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do automobilismo na Honda. Essa parceria levou ao estabelecimento do recorde de volta do Type R no circuito de Suzuka, uma pista muitas vezes descrita como um dos maiores circuitos do mundo”.

O Civic Type R Limited Edition se beneficia da excelente dinâmica e desempenho do Type R.

A edição imitada recebeu rodas de liga leve forjadas da BBS, desenvolvidas especialmente para o esportivo, com 20 polegadas, que são calçadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup2, permitindo a máxima performance e alta aderência em condições extremas.

Acompanhando os aprimoramentos, o Type R Limited Edition recebeu melhorias no conjunto de suspensão e direção, com uma calibragem específica dos amortecedores adaptativos e do sistema de direção EPS.

“Durante os testes, a introdução de um novo conjunto de freios flutuantes de duas pinças reforçou a sensação de frenagem e a força de desaceleração, exatamente como pretendido pelo motorista”, complementa Kakinuma san.

“Combinado com a melhoria do desempenho do controle de carga, o resultado foi uma redução do tempo de frenagem e desempenho excepcional nas curvas em alta velocidade, permitindo um controle preciso na desafiadora curva ‘S’ e, consequentemente, na saída da curva ‘Spoon’, do autódromo de Suzuka. Além do desempenho superior na frenagem, a aderência obtida com os pneus Michelin Cup2 e as atualizações nos sistemas de suspensão e direção, forneceram ao veículo uma dinâmica e controle altamente eficientes, para lidar com facilidade com as mudanças de direção em alta velocidade que ocorrem nos S deste circuito”.

O engenheiro complementa que “a redução da massa não suspensa, pelo uso de rodas forjadas mais leves, aprimorou ainda mais a aderência e aumentou a tração durante a aceleração nas duas apertadas curvas ‘Degner’ e na famosa curva ‘130R’.

Um aprimoramento no sistema de arrefecimento do motor também permitiu que o veículo aproveitasse os 320 cv para atingir a velocidade máxima na reta oposta, no fim da volta.

Todos esses avanços alcançados nesta edição limitada do Type R foram comprovados pelo tempo registrado no circuito de Suzuka.”

O novo Civic Type R Limited Edition utiliza o poderoso motor 2.0 VTEC Turbo, que entrega 320 cv aos 6.500 rpm e torque máximo de 40,8 kgf.m entre 2.500 rpm e 4.500 rpm. O 0 a 100 km/h é alcançado em 5,7 segundos.

A série limitada estará disponível em uma nova cor exclusiva, a ‘Sunlight Yellow’, e trará logotipo Civic em dark chrome na traseira e um teto contrastante em preto brilhante, bem como outros detalhes no mesmo tom do teto, para completar seu estilo agressivo.

O interior da versão flagship ecoa a veia esportiva da Honda, com bancos concha vermelhos e uma placa indicando o número da versão limitada do Civic Type R Limited Edition.

O volante é revestido de Alcantara, enquanto a alavanca de câmbio traz um novo design em gota, permitindo ao condutor um grande senso de controle, mesmo em circuitos muito técnicos como o de Suzuka.

A natureza do modelo, que é focado em pista, fez com que equipamentos como o sistema multimídia e o ar condicionado fossem removidos para reduzir peso, enquanto os bancos traseiros foram mantidos para que a versão limitada do Civic Type R trouxesse a usabilidade diária que é um dos grandes valores do modelo.

Com os novos pneus e rodas, em conjunto com os componentes ultraleves adotados e um interior aliviado, o Civic Type R Limited Edition alcançou uma redução de 47 kg no seu peso total, se comparado à versão Type R GT.

Kakinuma san conclui: “o avançado Type R que eu visualizei no começo deste desenvolvimento é agora uma realidade, e eu estou extremamente satisfeito com os resultados e como nossos esforços foram compensados. A missão do Civic Type R é continuar a ser considerado um veículo extremo. Não há fim para esse desafio. Nós acreditamos que esse modelo aprimorado permitirá que o Civic Type R dê um passo à frente na visão da Honda de desenvolver o esportivo ideal. Por favor, aproveitem!”

- Publicidade - Cursos Mecânica Online®