sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

“O VW Play traz para dentro do carro o que antes estava no celular”

Matheus Arantes, gerente Engenharia Elétrica da VW, fala sobre usabilidade e conveniência

- Publicidade -

São Bernardo do Campo (SP). O VW Play, que estrou mundialmente no Nivus e que chega como uma das grandes novidades da linha 2021 do T-Cross, é um marco na indústria nacional em termos de conectividade, streaming de conteúdo e serviços dentro do carro.

Matheus Arantes, gerente de Engenharia Elétrica da Volkswagen do Brasil, conta como foi estar à frente do desenvolvimento técnico do sistema e revela detalhes inéditos sobre o VW Play.

- Publicidade -

Na sua opinião, quais são as principais vantagens do WV Play frente aos concorrentes?

A tela de 10 polegas em alta definição que traz uma usabilidade moderna e fácil. A robustez e a capacidade de software, com um sistema de armazenamento interno de 10 GB para salvar mídias e aplicativos (esse espaço é suficiente para armazenar 25 aplicativos do tamanho do Waze, por exemplo).

Um ótimo benefício de conveniência e conforto, sem falar que poupa bateria e espaço do seu smartphone.

- Publicidade -

O VW Play traz para dentro do carro o que antes estava no celular. Ele é o primeiro sistema do mundo com o Manual Cognitivo integrado ao veículo.

Isto é, em vez de tirar as dúvidas referentes ao manual do proprietário pelo celular, o dono de um Nivus ou de um T-Cross, por exemplo, poderá fazer isso diretamente pelo VW Play! Isso porque o aplicativo Meu Volkswagen, dentro do VW Play, “conversa” com painel digital. Mais do que comodidade e inovação, isso significa inteligência e otimização de tempo.

Volkswagen considera o VW Play como um marco na indústria automotiva?

Ele traz um alto nível de conectividade e foi totalmente desenvolvido no Brasil, com base em pesquisas com usuários e pensando nas necessidades e desejos dos clientes.

O resultado disso é que o VW Play revolucionou o segmento. É o primeiro infotainment a oferecer um ambiente virtual exclusivo para os clientes Volkswagen, com aplicativos e serviços dentro do carro.

Por que a Volkswagen decidiu fazer o VW Play?

A introdução do VW Play faz parte de uma estratégia robusta da Volkswagen em oferecer mais tecnologia, inovação e conveniência para os clientes da marca. Ele estreou no Nivus e já está também no T-Cross 2021, com novas funções.

O que o VW Play traz de novo no T-Cross 2021?

Ele chega para tornar ainda mais tecnológico o cockpit digital do T-Cross. Assim como no Nivus, a linha 2021 do SUV oferece duas telas de 10 polegadas, que é composto pelo painel 100% digital (Active Info Display) e o VW Play. Mas no T-Cross fomos além.

A primeira novidade é o acionamento do Park Assist. Como no VW Play não existem botões físicos, o ícone para estacionar (entrar ou sair da vaga) o carro de forma autônoma é digital e integrado ao sistema de infotainment, na barra lateral.

Outra novidade é a seleção do modo de condução. Esse recurso possibilita configurar o carro da forma que o cliente achar mais conveniente.

Novamente: tudo digital e com opções de personalização. É para isso que serve a tecnologia: para deixar as coisas mais pessoais, do jeito que você achar mais conveniente.

Por que o T-Cross foi o segundo a receber e quais outros modelos terão esse sistema?

Desde o seu lançamento, o T-Cross se caracterizou como um carro conectado, oferecendo recursos inéditos inovação em seu segmento, como por exemplo, o Manual Cognitivo, com inteligência artificial IBM Watson.

Ao ganhar o VW Play de série em todas as versões, o T-Cross eleva a um patamar ainda maior a tecnologia e a conectividade à disposição do cliente. Esse e o nosso propósito: antecipar tendências e oferecer cada vez mais inovação. Então, outros modelos irão receber o VW Play em breve.

Quais foram as inspirações para desenvolver a usabilidade do sistema?

Escutamos e colocamos em prática as principais ideias e necessidades dos clientes. Ouvimos deles quais funções eles tinham mais facilidade no dia a dia no uso do celular e quais eles gostariam de ter dentro do carro.

Então, o toque longo, por exemplo, aquele que você aperta o ícone e mantém ele selecionado para memorizar algo, a função slider (de arrastar o dedo de uma lado para o outro para trocar de tela) e deslizar o dedo para cima ou para baixo para “rolar” as opções disponíveis são alguns exemplos. Outro recurso que merece destaque é função “buscar”.

Basta digitar o que você precisa, que o sistema mostrará o atalho e todas funções relacionadas ao item pesquisado. Igual a um navegador de computador. Tudo isso faz do VW Play uma plataforma simples e rápida de se usar.

Em quanto tempo foi desenvolvido o VW Play?

Ele é resultado de um desenvolvimento de três anos. Uma equipe de cerca de 50 pessoas coordenou os testes, que foram distribuídos em três segmentos: mecânicos, elétricos e climáticos. Tudo foi realizado em câmaras específicas, dentro da Volkswagen do Brasil, seguindo normas e padrões internacionais.

Qual é a base tecnológica usada no desenvolvimento do software?

O VW Play é uma plataforma desenvolvida utilizando diferentes tecnologias, que (juntas) entregam segurança, performance e compatibilidade. Esta arquitetura utiliza diferentes tecnologias para atender a necessidade de cada parte do sistema. As camadas mais profundas da plataforma – que cuidam das interfaces com o veículo – utilizam tecnologias seguras e consagradas ao longo dos anos no mundo automobilístico.

As camadas intermediárias fazem uso de um kernel Linux, seguro e rápido. As camadas mais altas, que cuidam de recursos como Media Player, Tuner, USB e também da interface com o usuário, foram construídas sobre uma plataforma hibrida.

O ambiente da VW Play Apps inclui o Android AOSP, garantindo a robustez das parcerias firmadas para a VW Play. Lembrando que estes Apps precisam respeitar regras de distração, de conteúdo, e precisam ser validados e testados pela Volkswagen antes de serem liberados na VW Play APPs.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança