domingo, 14 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Eletricidade – O combustível do presente

Quinta-feira passada experimentamos, na cidade de Recife, um blackout energético que deixou no escuro toda a região metropolitana da capital pernambucana.

Era noite e eu dirigia pela cidade, comecei a pensar que as únicas luzes que iluminavam os prédios antigos do nosso querido Recife eram dos faróis dos automóveis, em sua esmagadora maioria, movidos a combustível liquido e conhecendo a minha cidade, combustíveis fósseis.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Mas, naquele momento, de escuridão extrema, o que possibilitava os deslocamentos era a energia gerada pelos alternadores e armazenadas nas baterias.

Os motores elétricos possibilitaram o uso do automóvel antes dos motores movidos a combustão.

Esse desenvolvimento deu-se inicialmente com desenvolvimento de células elétricas pelo escocês Robert Anderson, 1830, o primeiro motor movido a energia elétrica data de 1934 pelo americano Thomas Davenport e em 1959 o francês Gaston Planté inventou, o que viria a ser a “verdade absoluta” para a eletricidade nos automóveis, a bateria ácida de chumbo recarregável.

- Publicidade -

Toda essa busca de forma global viabilizou nos primórdios da história dos automóveis, que existissem mais carros elétricos dos que a combustão. Mas quando esse jogo começou a mudar?

No mundo dos automóveis a máxima custo/benefício vale muito e esse foi um dos fatores que contribuiu para a “morte temporária” dos elétricos, uma vez que os veículos movidos a combustíveis fósseis custavam 1/3 dos recarregáveis na tomada.

Seguido de limitações de carga, dificuldade no armazenamento, consequentemente baixa autonomia e velocidades reduzidas.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Não era fácil ter um carro elétrico, era o verdadeiro “motorzinho de dentista” (essa só os aficionados por carros e da minha geração, entenderão).

Aliado a esses fatores ainda foram descobertas grandes reservas de petróleo, aumentado a oferta de combustível, baixando o preço do mesmo e como golpe fatal, ou grand finale, em 1912 Charlles Kettering inventou a partida elétrica, substituindo a manivela para o primeiro giro do motor.

E de lá pra cá o uso do combustível derivado do petróleo só cresceu. Mas os tempos mudaram, a necessidade de controle dos níveis de emissões de poluentes se tornam cada vez mais necessárias, as reservas de petróleo estão cada vez mais caras de serem exploradas, fazendo com que o custo aumente e a consciência global por menos fumaça e barulho cresce exponencialmente levando às montadoras a olhar novamente o carro elétrico como a solução para o deslocamento do futuro, que já é realidade hoje.

Focada em atender os anseios do mercado a indústria automotiva pesquisou novas formas de fazer o elétrico dar certo.

Sugiram novas baterias, niquel-hidreto metálico e posteriormente íons de lítio, como nos celulares, com maior autonomia, por conta disso maiores potências e velocidades para os elétricos, aventurando-se até no universo dos esportivos, Mercedes SLS AMG. Motores individuais por roda, tornam o consumo menor evitando perdas na transmissão.

A combinação com motores de combustão interna, veículos híbridos, aumentam a autonomia e a segurança para encarar uma viagem longa, todo o conforto sem o menor ruído interno, ruídos esses que podem ser simulados para uma condução mais esportiva e com praticamente “zero” emissões de poluentes.

A grande sacada do momento são os veículos híbridos plug-in, além de motores combinados são recarregáveis na tomada. Com as novas tecnologias o custo do carro elétrico vem em queda possibilitando o povoamento das ruas com estes veículos e tornando o sonho de ter um carro desses cada vez mais próximo.

E você, já se permitiu pensar que o fim dos motores a combustão está cada vez mais próximo do fim? E lá vem outra transformação nos automóveis como aquela que tivemos quando a injeção eletrônica substituiu os carburadores.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil