sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Toyota e Honda iniciam testes de demonstração de sistema móvel de geração/entrega de energia

A Toyota Motor Corporation (Toyota) e a Honda R&D Co., Ltd. (Honda) irão criar um sistema móvel de geração/entrega de energia, intitulado Moving e, que consiste em um ônibus movido a célula de combustível (fuel cell), que pode carregar uma grande quantidade de hidrogênio, aparelhos portáteis externos de entrega de energia e baterias portáteis.

As empresas darão início aos testes demonstrativos da capacidade do sistema de entregar eletricidade a qualquer hora e em qualquer lugar.

Quando uma rede elétrica é danificada durante um desastre, como tufões e tempestades, a população sofre com a interrupção do fornecimento de energia para as residências e centros de evacuação.

A fim de encontrar uma solução para essa questão, Toyota e Honda estão reunindo suas tecnologias para criar um dispositivo móvel de geração/entrega de energia com o objetivo de fornecer eletricidade para as pessoas.

Tendo a mobilidade como diferencial, o Moving e pode ser utilizado como um sistema phase-free*, fase-livre na tradução literal, que pode ser utilizado tanto em tempos de desastre para apoiar o fornecimento de energia em áreas afetadas, bem como em situações normais de rotina, como o fornecimento de energia para um evento, por exemplo.

Por meio dos testes de demonstração, as duas empresas poderão confirmar as reais necessidades das pessoas e verificar a usabilidade do sistema.

O Moving e consistirá em:

• Ônibus de estação de carregamento fuel cell da Toyota (Toyota’s CHARGING STATION fuel cell bus)
• Dispositivo de entrega de energia externa portátil – Power Exporter 9000 – da Honda
• Dois tipos de baterias portáteis da Honda: LiB AID E500 e Honda Mobile Power Pack (MPP)
• Carregador Honda Mobile Power Pack Charge & Supply Concept para MPP

A CHARGING STATION, carregada com todo o equipamento, será conduzida até o lugar e o Moving e fornecerá eletricidade em locais reais.

Mais especificamente, os dispositivos portáteis de entrega de energia externa e as baterias portáteis serão usados para retirar a eletricidade do ônibus de célula de combustível, que serve como fonte de energia, e fornecer eletricidade para as aplicações elétricas.

Desenvolvido com base na versão anterior do Toyota FC Bus, o ônibus de célula de combustível CHARGING STATION é equipado com o dobro de tanques de hidrogênio de alta pressão, que aumentam significativamente a quantidade de hidrogênio que pode ser transportado, permitindo à CHARGING STATION um alto rendimento e grande capacidade de geração de energia (gera 454 kWh com saída máxima de 18 kW).

Em caso de queda de energia durante um desastre, esta grande capacidade permite ao Moving e fornecer eletricidade em áreas internas, como um centro de evacuação, bem como no interior de veículos, armazenando a eletricidade gerada pela CHARGING STATION em baterias portáteis de grande capacidade, nomeadas Honda Mobile Power Packs e LiB AID E500 por meio do Power Exporter 9000.

Além disso, com um espaço onde as pessoas podem relaxar, a CHARGING STATION pode servir não apenas como meio de transporte, mas também como local de descanso em tempos de desastre.

As duas empresas irão verificar a eficácia do Moving e como um sistema phase-free* em diversas formas de uso por municípios e empresas que preencham as condições necessárias e estão dispostos a cooperar com os testes.

* Phase-free / Fase-livre: O conceito de utilizar os mesmos produtos e serviços não apenas em tempos normais, mas também em tempos de emergência, eliminando o conceito de duas fases diferentes, tempo normal e tempo de emergência.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn