quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Centro Tecnológico Randon inaugura nova área para ensaios dinâmicos

Com 53 mil metros quadrados, estrutura conta com a maior pista de baixo atrito da América Latina

O Centro Tecnológico Randon amplia sua estrutura visando se consolidar como um dos principais complexos de desenvolvimento de soluções para a indústria da mobilidade do país.

O CTR passa a contar com uma nova área para ensaios dinâmicos (VDA – vehicle dynamic area) com 53 mil metros quadrados, destinada ao desenvolvimento, testes e homologações de sistemas de controle de estabilidade.

A estrutura dispõe ainda da maior pista de baixo atrito da América Latina e de pistas especiais para análise de ruído e performance de pneus.

A inauguração ocorreu nesta segunda-feira, 26 de outubro, em transmissão pela internet, com a participação dos executivos das Empresas Randon.

Nesta nova área será possível a realização de testes para variados tipos e combinações de veículos leves e pesados, com capacidade para suportar as homologações necessárias de sistemas de frenagem com antitravamento (ABS), controle eletrônico de estabilidade e performance e ruídos de pneus.

A VDA conta com a maior pista de baixo atrito da América Latina, com 1,8 mil metros quadrados (300 metros de extensão), recoberta por placas de basalto polido.

No espaço, há ainda pistas destinadas para ensaios de ruído e performance de pneus.

A estrutura projetada para as análises de performance, de 150 metros de comprimento, conta com um sistema para irrigação do pavimento permitindo a realização de testes com pista seca ou molhada.

Somado a infraestrutura instalada, o CTR conta com uma equipe de técnicos, engenheiros e pilotos altamente capacitada para o desenvolvimento e a execução dos testes, sempre com foco na segurança.

“Projetamos essa área para o atendimento das demandas tecnológicas da nossa indústria. Além da estrutura de pista, investimos em sistemas de proteção para o condutor e para os veículos, que possibilitam avaliar os limites dos sistemas veiculares, sem riscos aos profissionais envolvidos”, destaca o Gerente de Inovação do Centro Tecnológico Randon, Joel Boaretto.

Somente em 2020, o CTR investiu cerca de R$ 20 milhões para a ampliação das estruturas de pistas, do laboratório estrutural, e também para a criação do espaço Innovation Lab, buscando se consolidar como um dos principais hubs de soluções para a indústria da mobilidade.

“Esse conjunto de iniciativas nos permite oferecer um atendimento completo aos nossos clientes e parceiros. Buscamos aplicar no nosso negócio o conceito ‘one stop shop’, ou seja, quem procurar o CTR terá em um só lugar a possibilidade de realizar o desenvolvimento completo do seu trabalho, desde a avaliação virtual, concepção dos protótipos, até os testes de validação e homologação do produto para aplicação final”, reforça o diretor de Tecnologia e Inovação de Produto das Empresas Randon, César Augusto Ferreira.

Criado há dez anos, o CTR é um centro destinado ao desenvolvimento de tecnologias, testes e validação de inovações.

Localizado em Farroupilha, na Serra Gaúcha, em uma área de mais de 90 hectares, funciona como um hub de engenharias, potencializando o processo de criação do time técnico a partir dos recursos disponíveis.

O Centro Tecnológico Randon conta com 20 tipos de pistas, totalizando 15 quilômetros, onde são reproduzidos os mais diferentes pavimentos e irregularidades específicas para realização de testes nas mais variadas condições.

Possui um prédio de 2.200 metros quadrados, com áreas administrativas, de engenharias, salas de reuniões, laboratório estrutural, suporte eletrônico e um espaço técnico para preparação de veículos.

Fotos: Márcio Campos

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn