quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Consultoria Becomex inova com estratégia colaborativa para setor automotivo superar mais rapidamente crise

A Becomex, uma das maiores consultorias para as áreas fiscal, tributária e aduaneira do Brasil, líder em regimes especiais, com destacada experiência no setor automotivo, desenvolveu inovadora estratégia colaborativa para ser implementada entre montadoras e fornecedores.

- Publicidade -

Trata-se do BCC – Business Collaboration Chain, que tem o objetivo de reduzir custos e proporcionar maior eficiência operacional a todos os elos da cadeia.

O resultado direto dessas ações colaborativas vai refletir no aumento do fluxo de caixa das empresas e incremento da competitividade do setor no País.

- Publicidade -

A estratégia de inteligência promovida pela Becomex prevê ações de incentivo à exportação e importação, com redução do custo pela isenção dos impostos na importação, incentivo ao mercado local com a diminuição da carga tributária dos insumos aplicados aos veículos; aplicação dos acordos internacionais (FTAs) aos produtos exportados; e incentivo à indústria local ao otimizar o fluxo de caixa das empresas pela adoção de regimes que permitam a compensação dos créditos tributários acumulados.

De acordo com levantamento da Anfavea, entidade que congrega os fabricantes de veículos no Brasil, as montadoras têm a receber cerca de 25 bilhões de reais em créditos tributários retidos pelos governos federal e estadual.

A associação estima que 15 bilhões de reais as montadoras têm para receber com relação a créditos tributários de IPI, PIS e Cofins, no âmbito federal, além de cerca de 10 bilhões de reais retidos principalmente pelo ICMS, que é estadual.

- Publicidade -

“Com o BCC podemos resolver esse desequilíbrio tributário existente na cadeia automotiva, permitindo recuperar os recursos retidos pelos governos federal e estaduais, além de, nas operações futuras, criarmos mecanismos de modo a minimizarmos significativamente esse acúmulo de impostos”, comenta Marcos Gonzalez, diretor da área automotiva da Becomex.
O resultado direto, e mais visível, dessas ações colaborativas é o considerável aumento do fluxo de caixa das empresas e, também, forte incremento da competitividade do setor no País tornando possível, inclusive, a localização de mais produtos.

Para Gilberto Oestreich, Diretor de Customs na GM da América do Sul, “o Brasil não é mais competitivo lá fora, pois existem uma série de impostos acumulados em nossa cadeia interna que geram um preço final 10% a 15% mais alto do que em outros países como o México, por exemplo”.

O executivo enxerga de forma otimista o BCC proposto pela Becomex. “Todos os fornecedores que consultamos neste ano demonstraram interesse na colaboração quando passam a entender as vantagens dessa estratégia”.

O BCC aplicado na cadeia automotiva pode alcançar resultados efetivos como até 90% de aproveitamento dos benefícios tributários disponíveis, com redução em grande parte proveniente do imposto de importação, além de substancial aumento do fluxo de caixa.

Na opinião de Paulo Paiva, vice-presidente do segmento automotivo da Becomex, a potencialização das estratégias colaborativas na cadeia automotiva é primordial nesse momento de crise e para o futuro das empresas.

“Nossas estimativas projetam um valor entre um a três bilhões de reais em créditos tributários sendo monetizados por ano de forma direta pelas empresas, a partir da aplicação da estratégia de colaboração. Nesta relação, todos ganham”.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança