sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Entenda a importância do ajuste de suspensão da moto

Com o objetivo de garantir estabilidade, equilíbrio e conforto ao condutor, a suspensão é um dos componentes fundamentais das motocicletas.

- Publicidade -

Segundo Roberto Marguti, Técnico da Cofap, realizar o ajuste desta peça é essencial para garantir que o item esteja de acordo com sua principal função – a segurança, através do contato do pneu com o piso.

O processo é rápido e normalmente apenas uma chave específica é utilizada. A regulagem é realizada pelo aumento ou diminuição da carga da mola no amortecedor, sendo necessário informar ao mecânico o peso que será carregado.

- Publicidade -

Mas afinal, qual a hora certa realizá-la? De acordo com Marguti, quando a motocicleta estiver instável, ou seja, mole ou dura.

“A suspensão da motocicleta muito macia pode provocar o fim de curso do amortecedor. O motivo pode ser o desgaste natural da peça ou sobrepeso carregado na motocicleta. Já a suspensão muito rígida, pode ocasionar o desconforto ao motociclista, o que significa que a carga da mola está acima do necessário”, explica.

A regulagem é fundamental em caso de manutenção preventiva – desgaste natural do amortecedor/mola – e conforme o peso do motociclista e da carga.

- Publicidade -

É necessário sempre consultar as orientações do fabricante.

O AutoZ, primeiro e-commerce automotivo do Brasil, trabalha com suspensão da Cofap.

“Nossa missão é transformar a necessidade dos clientes em solução, de maneira simples e descomplicada, e com a garantia de que tudo que é comercializado é original e possui garantia do fabricante”, finaliza Alexandre Feletti, Gerente de Operações do AutoZ.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança