Conheça o futuro e o presente dos sistemas de suspensão inteligente para automóveis

A Monroe, empresa líder mundial na fabricação e no desenvolvimento de amortecedores, apresenta ao mercado brasileiro tecnologias de última geração em sistemas de suspensão inteligente.

A tecnologia desenvolvida pela companhia associa sistemas hidráulicos e eletrônicos, capazes de se adaptar às mudanças da superfície da estrada 100 vezes por segundo.

O resultado é uma experiência de condução única, aliando conforto, segurança e alto controle do veículo.

Os amortecedores convencionais, que equipam a maioria dos veículos comercializados no mundo, trabalham com uma única curva de amortecimento.

Ou seja, o sistema mantém o mesmo comportamento, independentemente do terreno que o carro está rodando.

Os sistemas inteligentes, se aliados a sensores, podem ajustar automaticamente o amortecimento do veículo, de acordo com a superfície que o pneu está aderindo.

É a combinação de sofisticados sistemas hidráulicos, com poderosas Unidades de Controle Eletrônico (ECU), capazes de processar informações como o ângulo do volante, a velocidade do veículo, a pressão do freio e outros dados de controle do chassi, para ajustar independentemente o nível de amortecimento de cada amortecedor.

“As nossas tecnologias inteligentes já são aplicadas em veículos de algumas marcas no mundo, como Audi, BMW, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Renault, Seat, Skoda, Volkswagen e Volvo. Dessa forma, contribuímos com o estabelecimento de um padrão superior de dirigibilidade e segurança no mercado, nos colocando na vanguarda do desenvolvimento de sistemas de suspensão”, explica Narciso Ichano, Gerente de Engenharia da DRiV.

Futuro – O Acocar é o sistema de suspensão inteligente ativo da Monroe, em fase de desenvolvimento.

Ele permite que a carroceria do carro permaneça em repouso total, mesmo se estiver rodando em um terreno acidentado.

Dependendo das preferências pessoais, o motorista pode optar por ter o mais alto nível de conforto ou uma experiência mais esportiva.

O sistema aumenta a articulação das rodas, otimizando o contato com o solo, levando a uma maior tração, o que dá aos veículos do tipo SUV um melhor desempenho off-road, por exemplo.

Ainda com olho no futuro, a Monroe está trabalhando em um sistema de suspensão proativa, com câmeras e sensores que fazem a leitura do solo à frente, ajustando a suspensão automaticamente para o terreno à frente, proporcionando benefícios ainda maiores do que as suspensões ativas.

Tecnologias de última geração em veículos do mercado – Para os amortecedores eletrônicos semiativos, a empresa destaca três tecnologias já disponíveis mundialmente:

CVSAe: é um amortecedor semiativo de controle contínuo, que ajusta os amortecedores em tempo real para obtenção de uma suspensão mais confortável e estável.

CVSA2: consiste em amortecedor semiativo de baixo peso, otimizado para veículos que requerem um “tuning” exigente e aperfeiçoado.

CVSA2/kinetic: trata-se de uma solução que combina o conforto do CVSA2 com a tecnologia exclusiva de estabilidade Kinetic, voltada para supercarros e veículos off-road.

Para amortecedores eletrônicos seletivos, o destaque é o Dual Mode, que permite que com o toque de um botão no painel, a suspensão se alterne entre os modos “conforto” e “sport”.

Válvulas passivas – As válvulas passivas são outra linha de avançada tecnologia.

Direcionada para veículos SUV, de luxo e esportivos, as válvulas estão disponíveis em cinco modelos e têm como principais objetivos promover uma experiência de condução mais confortável, mais firmeza no contato com o solo, sem a exigência de nenhuma parte eletrônica na suspensão ou troca do amortecedor externo.

Confira os modelos:

MTV &MTV CL – MultiTune Valve: é uma válvula para amortecedores de mono e bitubo, com aplicação para diversos modelos de automóvel, alto desempenho de ruído e resposta direta para o bom manuseio do veículo.

RV+ Rebound Valve: consiste em uma válvula de baixo custo para amortecedores bitubo, com forças de amortecimento de baixa compressão para maior conforto.

BOCS+ BlowOff CoilSpring: é uma válvula degressiva para melhor direção e resposta de massa suspensa. Permite realizar ajuste de vazão para uma abertura suave, melhorando o desempenho do NVH.

MTBO – MonoTubeBlow Off: essa válvula possui ajuste independente de extensão e compressão em todas as velocidades. Além disso, o ajuste aberto das arruelas bleeds oferecem maior conforto.

RC1/2 – Add-onvalvefor – RideComfort: o desempenho de amortecimento é sensível à frequência. Também promove mais conforto e controle da carroceria, e o ruído de rolagem é reduzido.

Mais informações sobre os produtos Monroe Amortecedores e Monroe Axios podem ser encontradas nos sites www.monroe.com.br e www.monroeaxios.com.br, e também na página do Facebook www.facebook.com/MonroeAmortecedores ou por meio do serviço de atendimento ao cliente, no 08000-166-004.

- Publicidade - Cursos Mecânica Online®