sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Os desafios futuros da mobilidade conectada foram destaques do primeiro dia

Com o tema “O futuro da mobilidade conectada – da energia à sustentabilidade”, a SAE BRASIL promove até o dia 03 de dezembro o WEB FÓRUM SAE BRASIL.

Com 15 painéis e mais de 60 palestrantes e debatedores, o evento debate os principais modais da mobilidade com um olhar sobre conectividade e sustentabilidade.

“O futuro da mobilidade já chegou! A pandemia fez acelerar ainda mais os temas da conectividade. O conceito de Indústria 4.0 passou a se fundir com os temas da mobilidade, ressaltando a transformação digital de todo o mundo e a mudança de uma sociedade: a nova Sociedade 5.0. Estamos muito mais conectados do que nunca e não vamos parar. A mobilidade é inerente à vida e essa será uma frase que falaremos diversas vezes ao longo deste evento, que pretende promover a disseminação do conhecimento da mobilidade, fator que nos move”, destacou o presidente do WEB FÓRUM SAE BRASIL e presidente da Brose do Brasil, Max Forte, durante a abertura do evento.

O presidente do Conselho da SAE Brasil, Camilo Adas destacou que enquanto a mobilidade esteve travada, por conta do isolamento social, percebeu-se a importância da conectividade.

“Com a pandemia, aquilo que era uma mobilidade constante, como ruas lotadas e muito trânsito, acabou se transformando em uma intensa ação de conectividade. Nós continuamos indo aos lugares por meio dela. Se pensarmos na importância desse movimento dentro de uma sociedade equilibrada, atenta ao meio ambiente e à sustentabilidade chegamos ao ponto das temáticas que serão debatidas ao longo desses três dias, olhando para o futuro”, afirmou Adas.

Convidado especial para abertura do evento, o conselheiro e um dos fundadores da SAE BRASIL, Renato Mastrobuono enfatizou a importância da entidade em seus mais de 50 anos na Engenharia da Indústria da Mobilidade.

“É uma grande satisfação estar aqui, neste que é o primeiro fórum digital, resultado de um esforço de trabalho entre os envolvidos para que, mesmo com a pandemia, não nos fosse privada a participação do maior evento da Engenharia da Mobilidade. A SAE tem um papel fundamental na minha vida, pois se sou uma pessoa melhor hoje, devo à entidade, que vai além da engenharia e da tecnologia: ela faz pessoas melhores. Aos colegas de área deixo um conselho: coloquem mais SAE na suas vidas”.

Matriz energética para veículos comerciais – O primeiro painel do evento, na manhã de 2/12, debateu, dentro do cenário de Caminhões e Ônibus, o tema “Transição de matriz energética para o transporte urbano no Brasil”, apresentando resultados práticos e a viabilidade para o setor rodoviário de fontes de energia alternativas aos combustíveis fósseis, como HVO, biocombustíveis, gás e eletricidade.

Participaram do debate o gerente de Planejamento do Produto da Volvo do Brasil, Daniel Prado; a Diretora Comercial da Metra/Eletra, Iêda Maria Oliveira; o consultor da Golar Power Distribuidora de Gás Natural, João Aparecido Caleffi e o gerente do Produto da Scania Latin America, Marco Antônio Garcia.

O debate foi mediado pelo consultor da Bright Consulting, Ricardo Simões de Abreu.

Ao longo da manhã, os participantes apresentaram resultados obtidos na prática com o uso das fontes de energia alternativas, destacando a necessidade de adequação e investimento em infraestrutura, impacto de custo para as empresas e o consumidor final, além da redução dos impactos no meio ambiente, quando comparadas dos combustíveis fosseis.

A cobertura completa do painel pode ser conferida em https://saebrasil.org.br/noticias/o-desafio-de-garantir-a-mobilidade-e-reduzir-os-impactos-ambientais/

Futuro da mobilidade é destaque no painel Veículos Elétricos e Híbridos – A programação do primeiro dia do evento seguiu com o painel “Veículos Elétricos e Híbridos”.

Os três palestrantes convidados abordaram a eletrificação veicular e seus impactos no futuro da mobilidade e da sustentabilidade.

O diretor de Produtos e Estratégia de Eletrificação na empresa Robert Bosch GmbH, Bruno Ahrens, o diretor executivo de P&D para América do Sul na empresa Schaeffler Brasil, Claudio Fernandes de Castro, Fabio Kazuki Uema, membro do Conselho Superior da SAE BRASIL com moderação do diretor de Planejamento Estratégico da HPE Automotores do Brasil, Reinaldo Muratori destacaram o meio ambiente, qualidade do ar e a eficiência energética como os fatores mais importantes para determinar os rumos da mobilidade urbana e das novas gerações de veículos.

As três perspectivas da eletrificação abordadas no Painel apontam que esse tipo de propulsão já é uma realidade irreversível em relação à mobilidade urbana, mesmo que ainda não seja realizado em larga escala para resolver desafios relacionados a clima, urbanização, qualidade do ar e conectividade.

Os participantes concordam que fatores ambientais e a qualidade de vida precisam ser considerados para a evolução das tecnologias e para a presença em massa de veículos elétricos e híbridos nas cidades e que o Brasil possui um importante papel por ter uma matriz favorável e permitir a junção das tecnologias de eletrificação e do flex fuel.

Confira a cobertura completa no Portal SAE BRASIL: em https://saebrasil.org.br/noticias/eletrificacao-veicular-e-o-futuro-da-mobilidade-sustentavel/

Iniciativas para o aumento da eficiência energética em operações ferroviárias – Durante o Painel Ferroviário, que compôs o primeiro dia do WEB FÓRUM SAE BRASIL, foram discutidas as iniciativas que estão sendo desenvolvidas para o aumento da eficiência energética em operações ferroviárias de carga.

As apresentações foram realizadas por Fabrício Frade, gerente de Engenharia de Operações e Tecnologia e Lucas Valente, especialista em Material Rodante, ambos da VLI LOGÍSTICA, e Marcelo Souza, gerente de Engenharia de Produto da Greenbier Maxion, e mediadas por Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER).

Eles mostraram como é possível, por meio de tecnologias empregadas no dia a dia das operações, e outras ações simples como o reforço no treinamento dos seus maquinistas, otimizar o transporte de cargas, diminuir o consumo de combustível e minimizar os ruídos gerados pelas locomotivas e vagões.

A cobertura completa do painel pode ser conferida em https://saebrasil.org.br/noticias/como-aumentar-a-eficiencia-energetica-no-transporte-ferroviario/

Programação WEB FÓRUM – No dia 2 de dezembro, a programação do WEB FÓRUM SAE BRASIL traz a segunda parte do painel de Caminhões e Ônibus que tratará de questões ligadas à conectividade e segurança de veículos comerciais;

Educação na Engenharia com discussões sobre como os engenheiros estão sendo preparados para a mobilidade conectada;

Painel Sustentabilidade que discutirá o papel da mobilidade sustentável em um tempo de transição e retomada;

a primeira parte do painel Transformação Digital com um showcase da próxima geração de tecnologias e produtos que buscam integração sustentável da mobilidade através da transformação digital e conectividade;

e Engenheiros-Chefe para conversar como o desenho da matriz energética automotiva brasileira para os próximos anos.

O último dia do WEB FÓRUM (3/12) terá a apresentação de Trabalhos Técnicos (Papers), painel Operações Industriais Conectadas com experiências reais na jornada de inovação para a conquista sustentável da competitividade na indústria; Gestão Energética para tratar da influência da energia limpa nas mudanças climáticas; a segunda parte do painel Transformação Digital com uma mesa-redonda para discussão do impacto da conectividade na sustentabilidade com CIOs e líderes de Start-ups do setor; concluindo com o painel Presidentes que tratarão da inovação para acelerar a retomada dos negócios.

Mais informações: https://saebrasil.org.br/web-forum/

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn