quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Dois veículos populares levam zero estrela no Latin NCAP

A segunda rodada de resultados do ano 2020 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foi apresentada hoje com duas decepcionantes zero estrelas para o novo Hyundai HB20 e o Ford Ka, seguido por um compromisso esperançoso da Ford para melhorar o modelo.

O Hyundai HB20, produzido no Brasil, com dois airbags de série, alcançou zero estrela no novo protocolo do Latin NCAP. O popular hatchback e sedan pontuaram 19% para ocupante adulto, 10% para ocupante infantil, 43% para proteção de pedestres e 14% para assistência à segurança.

Com uma proteção de impacto frontal média, o impacto lateral apresentou proteção ruim para o tórax, levando o modelo a zero ponto para este teste. O teste de chicote cervical, whiplash, também mostrou desempenho ruim, e adicionado à ausência de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), como equipamento padrão, explica o resultado do modelo.

O Ford Ka, produzido no Brasil, com dois airbags de série, alcançou zero estrela no novo protocolo do Latin NCAP. O popular hatchback e sedan, segundo modelo mais vendido no Brasil, obteve 34% para ocupante adulto, 9% para ocupante infantil, 50% para proteção de pedestres e 7% para assistência à segurança.

Com uma proteção de impacto frontal média, o impacto lateral apresentou proteção torácica fraca, levando o modelo a zero ponto para este teste. O teste de chicote cervical, whiplash, também mostrou desempenho ruim e adicionado à ausência de ESC, como equipamento padrão, explica o resultado do modelo.

Ambos os modelos foram avaliados quanto ao impacto frontal e lateral, chicote cervical e proteção de pedestres.

O impacto de poste lateral não foi executado em nenhum dos modelos, pois eles não oferecem proteção lateral para a cabeça como padrão. O Ka e o HB20 não estão em conformidade com os regulamentos das Nações Unidas sobre proteção de pedestres, e o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) não é oferecido como padrão. Além disso, ambos os modelos não possuem folha de resgate disponível de acordo com os requisitos do Latin NCAP.

Como consequência deste teste e da evolução dos requisitos dos consumidores, a Ford está trabalhando para fazer melhorias em seus produtos. A Ford está apresentando atualizações para o equipamento de segurança do Ka de série, oferecendo ESC e airbags laterais de série em todas as versões.

O Latin NCAP avaliou uma versão mais bem equipada do Ka e os resultados confirmam a melhoria na proteção. A classificação por estrelas será atualizada assim que a Ford incorporar esses recursos de segurança essenciais como padrão para toda a região da América Latina e do Caribe.

Declaração da Ford – O Ford Ka atende e excede os requisitos legais de segurança nos países onde é comercializado. No protocolo anterior do Latin NCAP, o mesmo veículo foi classificado com 3 estrelas. A Ford está trabalhando para adicionar equipamentos de segurança de série na linha Ka, como controle eletrônico de estabilidade e airbags laterais.

Posicionamento da Hyundai sobre os resultados recentes do Latin NCAP:

“O HB20 Nova Geração foi testado e classificado publicamente pelo Latin NCAP de acordo com parâmetros em vigor em 2019, na época de seu lançamento para os países da América Latina. Após o lançamento, o Latin NCAP divulgou um novo protocolo de teste, a ser aplicado em 2020, e que apresenta especificações mais elevadas de segurança.

A Hyundai esclarece que não houve qualquer mudança na especificação das peças ou de qualquer item que possa afetar a segurança do HB20 desde seu lançamento até hoje. O resultado de zero estrela para o HB20 Nova Geração com base no novo protocolo de testes 2020 do Latin NCAP é, de fato, a consequência dos novos parâmetros aplicados, que são muito diferentes dos testes anteriores. O nível de segurança do HB20 fabricado hoje, novembro de 2020, é rigorosamente o mesmo do momento de seu lançamento, em setembro de 2019.

A empresa também reforça que todos os modelos do HB20 Nova Geração atendem integralmente as regulamentações legais de segurança, testes de colisão e homologação dos países em que são comercializados, apresentando inclusive itens únicos de segurança para o segmento da carros compactos, como o Sistema de Alerta e Frenagem Autônomo (FCA) e o Alerta de Mudança de Faixa (LDWS) em algumas versões.

A Hyundai entende e apoia os esforços do Latin NCAP para estimular os fabricantes de automóveis a adotarem níveis cada vez mais elevados de segurança em seus produtos, pois esse anseio está perfeitamente alinhado com a filosofia corporativa da empresa. As novas referências de segurança propostas pelo protocolo 2020 de testes do Latin NCAP, que ainda não são mandatórias segundo as regulamentações legais na América Latina, já vêm sendo estudadas pela Hyundai como parte de seu programa regular de melhorias no HB20, o que deverá contribuir para uma melhor classificação no ranking em testes futuros. Airbags Laterais e Controle de Estabilidade, por exemplo, que são atualmente opcionais em algumas versões, já estão considerados para introdução como padrão de série para toda a família HB20 dentro do prazo mais curto possível”

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn