quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Tecnologia Run-Flat alia esportividade e segurança

Recentemente, o heptacampeão da F-1, Lewis Hamilton, passou por uma situação cotidiana no trânsito.

O britânico postou nas redes sociais que precisou parar o carro no meio da rodovia para trocar um pneu que havia furado.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Estes imprevistos com pneus, além de desagradáveis, geram desconforto nas viagens e podem trazer riscos durante o percurso, afinal os motoristas, às vezes, precisam parar em locais ermos para fazer a substituição dos pneus.

A fim de evitar tais problemas, uma tecnologia que permite ao motorista rodar com o pneu furado em situações de emergência ganha cada vez mais espaço: são os pneus autoportantes, comumente conhecido como “Run-Flat”.

Com o reforço estrutural das partes internas do pneu, como na lateral, ombro e talão, os pneus Run-Flat permitem que os motoristas trafeguem por um percurso de até 80 quilômetros, em uma velocidade máxima de 80 km/h, mesmo com furos ou danos ao pneu que provoquem baixa pressão ou mesmo a total perda de ar de seu interior. A opção pelos pneus Run-Flat proporciona, assim, mais segurança aos motoristas.

- Publicidade -

Caso o pneu seja de fato usado com baixa pressão ou até mesmo sem ar em um momento de emergência, é necessário levá-lo posteriormente a uma loja para que um técnico possa avaliar se é possível reparar o produto de acordo com as normas técnicas, e se o produto tem condições de permanecer em uso, visto que a carcaça pode sofrer danos irreversíveis.

O fato do pneu Run-Flat oferecer uma mobilidade de forma segura em um momento de emergência, não significa que ele poderá sempre rodar com baixa pressão ou sem ar de forma permanente.

A utilização de pneus Run-Flat também exige a utilização de componentes e sistemas de segurança e alerta para o motorista do veículo, como sensores de monitoramento de pressão dos pneus, por exemplo.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Na questão da manutenção, além dos cuidados convencionais com a calibragem correta e sistema de suspensão do veículo, os pneus Run-Flat demandam equipamentos e maquinário especializado para a correta montagem/desmontagem nas rodas do veículo.

Também merece atenção especial o correto lado de montagem desses pneus, assegurando assim o correto sentido de rodagem recomendado pelo fabricante.

Para o mercado brasileiro, os pneus Run-Flat Dunlop são identificados pela sigla DSST (Dunlop Self-Supporting Tire), que possuem uma combinação de tecnologias denominada CTT (Combined Tire Technology) e permitem um produto com uma menor rigidez na lateral e menor peso, além de um controle efetivo de temperatura do pneu em uso, sem nenhuma redução das vantagens que esse tipo de pneu oferece.

A Dunlop tem à disposição dos consumidores pneus Run-Flat desenvolvidos para equipar os veículos das principais montadoras do mundo que demandam por essa tecnologia, como o 225/50RF18 98V que equipa o Lexus UX, o SP SPORT MAXX GT600 que equipa o super-esportivo Nissan GT-R, além do modelo SP SPORT MAXX 050+ disponível para o mercado de reposição.

Vale ressaltar que a consulta ao manual do fabricante do veículo é fundamental para avaliar as características dos pneus aplicáveis em cada carro.

Ao disponibilizar a tecnologia Run-Flat para os seus clientes, a Dunlop aposta em inovação e trabalha para disponibilizar pneus que ofereçam desempenho e tecnologia, sem abrir mão da segurança.

“A Dunlop atua para oferecer o que há de melhor no quesito segurança para os seus clientes. Ao disponibilizar a versão Run-Flat para os consumidores brasileiros, a empresa segue com o seu papel de trazer ainda mais benefícios, aliado a mais alta tecnologia para os veículos que circulam pelo país”, diz Rodrigo Alonso, gerente sênior de Marketing e Vendas da Dunlop.

Dezembro de 2020

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil