sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Ford revela a versão real do carro de corrida virtual Team Fordzilla P1

A Ford apresentou hoje em uma live a versão em tamanho real do carro de corrida virtual Team Fordzilla P1, o primeiro desenvolvido por uma marca automotiva em parceria com jogadores – veja o vídeo.

Fordzilla é o time oficial da Ford na Europa dedicado a esportes eletrônicos, os e-sports.

Ver carros reais reproduzidos em jogos de computador é comum. Mas esta é a primeira vez que um fabricante de veículos traz para a vida real um modelo virtual desenvolvido em parceria com jogadores – que ainda vai estrear nos games.

A criação do Team Fordzilla P1 começou em março deste ano, quando jogadores foram convidados a votar em vários aspectos do carro pelo Twitter, incluindo a posição do motor, configuração dos bancos e do cockpit. Cerca de 250 mil fãs participaram do processo.

O exterior inovador do Team Fordzilla P1 foi criado por Arturo Ariño e o interior, por Robert Engelmann, designers da Ford. O carro tem estrutura monocoque, parcialmente coberta por uma capota grande e supertransparente, do estilo de aviões caça, protegendo o piloto e o copiloto.

Além de deixar indefinidos os limites do exterior e interior do carro, essa cobertura enfatiza a sua posição de dirigir inspirada nos carros de F1.

O exterior do carro combina uma frente elegante, como a do Ford GT, com belos para-lamas, paineis laterais extremamente esculpidos e estruturas flutuantes conectando visualmente a cabine às rodas traseiras.

A traseira totalmente exposta celebra a aerodinâmica e agressividade dos circuitos de corrida.

No cockpit, paineis de LED mantêm o piloto e o co-piloto informados sobre o estado da pista em sua visão periférica.

Uma tela integrada no volante permite a troca de dados com a equipe no box. Todo o interior foi projetado para minimizar qualquer tipo de distração do piloto e aumentar o prazer da corrida.

Criação remota – O Team Fordzilla P1 é o primeiro carro da Ford construído digitalmente sem qualquer interação face a face durante todo o processo.

Devido à pandemia, ele foi projetado por uma equipe que nunca se reuniu, trabalhando remotamente em cinco países diferentes, e construído em apenas sete semanas – menos da metade do tempo normal.

Com proporções extremas – 4.731 mm de comprimento, 2.000 mm de largura, 895 mm de altura e rodas de 21” com pneus 315/30 R21 na dianteira e 355/25 R21 na traseira – o modelo tem um caráter inconfundível.

“Que veículo impressionante. Eu adoro cada parte dele. O que foi crítico para mim quando analisamos vários projetos no início deste ano foi que ele precisava ser inequivocamente um Ford. E o Team Fordzilla P1 definitivamente se encaixa nesse critério”, diz Stuart Rowley, presidente da Ford Europa.

“Ele é inovador de muitas maneiras, principalmente como nasceu, como uma cocriação entre uma comunidade de jogos altamente apaixonada e nossa equipe supertalentosa de design.”

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn