Ford avança no uso da inteligência artificial aplicada à micromobilidade

A Spin, unidade de micromobilidade da Ford que opera com patinetes elétricos em cidades e universidades dos Estados Unidos e Europa, firmou uma parceria exclusiva com a Drover AI, empresa especializada em soluções de internet das coisas baseadas em inteligência artificial para o transporte de última milha.

O objetivo é incorporar a tecnologia de aprendizado de máquina da Drover AI, chamada PathPilot, aos patinetes elétricos para poderem monitorar o ambiente em tempo real e ajudar o condutor a tomar decisões seguras.

A tecnologia será oferecida na próxima geração da plataforma de monitoramento da Spin, chamada Spin Insight Level 2, em cidades dos Estados Unidos, Reino Unido e outras regiões do mundo em 2021.

Além de detectar rodagem e estacionamento indevido nas calçadas com mais de 95% de precisão, ela terá sistemas de detecção de direção errada e colisão frontal e monitoramento avançado para aumentar a vida útil do veículo baseado em aprendizado de máquina.

Como os sistemas avançados de assistência ao motorista, que ajudam os automóveis a estacionar, frear e se manter na faixa, a nova plataforma combina câmera, vários sensores e inteligência artificial para criar uma experiência mais segura para passageiros e pedestres.

“Estamos trazendo os sistemas avançados de assistência ao motorista para a micromobilidade”, diz Derrick Ko, CEO da Spin.

Como o uso de patinetes nas calçadas é proibido na maioria das cidades, a plataforma poderá ajudar no cumprimento das normas locais e também a identificar congestionamentos e áreas que necessitam de melhorias na infraestrutura.

“O aprendizado de máquina da Drover AI traz uma solução ágil que não depende de GPS ou de validações baseadas em rede. Estamos muito entusiasmados em trabalhar com a Spin para implantar nossa tecnologia no espaço da micromobilidade, garantindo mais segurança para todos os usuários das cidades”, diz Christian Scheder-Bieschin, co-fundador e CEO da Drover AI.

A plataforma atual, chamada Spin Insight Level 1, foi lançada em 2017 e já oferece recursos como: controle dinâmico de velocidade máxima, detecção de zona restrita, suporte de estacionamento, detecção de tombamento e roubo, além de monitoramento da bateria, motor e sistemas de controle do veículo.

- Publicidade - Cursos Mecânica Online®