sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Volvo FH é o caminhão mais vendido do Brasil

O Volvo FH foi, mais uma vez, o caminhão mais vendido do Brasil.

O modelo FH 540 cv manteve a liderança no País com o emplacamento de 5.870 unidades de janeiro a dezembro de 2020, segundo levantamento divulgado pela Fenabrave, a entidade que congrega as concessionárias de todas as marcas no Brasil.

É a oitava vez em 12 anos que o FH lidera este ranking, que também traz o FH 460 cv na vice-liderança de pesados, com 3.936 unidades emplacadas em 2020.

“Este resultado mostra novamente a grande preferência que o mercado nacional tem pelo FH, um caminhão que se consolidou como a melhor opção em transporte comercial”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

“Há anos estamos sempre nas primeiras posições em emplacamentos. É a prova de que o transportador brasileiro é extremamente profissional e escolhe o FH por causa de seus atributos de grande disponibilidade e robustez, alto grau de tecnologia embarcada e baixo consumo de combustível”, diz o executivo.

O diretor executivo da Volvo lembra que o FH tem se destacado muito também no mercado de veículos usados.

Por várias vezes vem sendo apontado como o caminhão seminovo mais valorizado do País.

Em 2020, o FH 540cv 6×4 conquistou o primeiro lugar do prêmio “Campeão de Revenda”, concedido pela revista Frota&Cia, uma das mais tradicionais publicações do setor no Brasil.

A premiação é um certificado oficial de que o modelo da Volvo teve a menor depreciação de preço no período de três anos, com base na prestigiosa Tabela Fipe, entre todos os caminhões pesados com motor acima de 500cv.

Novas tecnologias – O FH, que sempre teve excelente reputação no Brasil, cresceu ainda mais no mercado com a introdução recente de novas tecnologias.

Os avanços da Aceleração Inteligente tornaram o modelo até 10% mais econômico, pois o sistema identifica a necessidade real de torque e potência conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma precisa para reduzir o consumo.

Outro avanço foram os entre-eixos de 3.500 mm, de série no FH 460 4×2 e 6×2, que passaram a ser oferecidos também acompanhados de defletores laterais para melhor aerodinâmica entre o cavalo mecânico e a carreta, proporcionando menor consumo de combustível.

Outra tecnologia consolidada no FH é a renomada caixa de câmbio I-Shift, em sua última versão.

Um dos produtos da marca mais admirados, a I-Shift permite a otimização das trocas de marcha e elimina variações na condução dos veículos que têm caixa manual, provocadas pelo cansaço do motorista ou outras variáveis.

Em conjunto com o I-See, recurso que usa a conectividade GPS para identificar a topografia da estrada, a I-Shift antecipa as trocas de marcha de acordo com os aclives e declives, trazendo ainda mais segurança e economia.

Segurança – O FH é também líder em segurança no transporte comercial. Recursos como piloto automático com frenagem automática de emergência (ACC2), controle eletrônico de estabilidade (ESP), monitoramento da faixa de rodagem (LKS), detector de atenção do motorista (DAS), entre outros, têm sido cada vez mais demandados.

“Temos relatos de transportadores que atestam a contribuição efetiva desses recursos para evitar acidentes. O FH foi pioneiro e continua à frente em segurança ativa e passiva”, assegura Cavalcanti.

A Volvo é mundialmente reconhecida por produzir os caminhões mais seguros do mundo e, também no Brasil, mantém o ideal de Zero Acidentes com veículos da marca.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn