Novo A4 carrega essência do A5 com novo design e tecnologias

O modelo mais vendido da Audi no mundo chega ao Brasil renovado. O novo Audi A4 Sedan ganhou pacote recheado de tecnologias, com destaque para o Audi Phone Box Light, que carrega o celular por indução, park assist e controle de cruzeiro adaptativo. O veículo será comercializado em três versões – Prestige, Prestige Plus e Performance Black – com preços a partir R$ 229.990,00.

Primeiro evento presencial para a imprensa automotiva no ano 2021, nosso especialista Henrique Pereira, engenheiro mecânico e consultor para a indústria e imprensa automotiva, com mais 30 anos de experiência, acompanhou toda coletiva de imprensa realizada pela Audi, e ainda destaca logo abaixo suas primeiras impressões com o comportamento dinâmico e de eficiência que o modelo apresenta.

Modelo será comercializado em três versões: Prestige, Prestige Plus e Performance Black

Em 26 anos de história, já foram comercializadas mais de 7,5 milhões de unidades do A4 no mundo todo desde sua origem em 1994.

“O Audi A4 é um carro mundialmente respeitado por sua elegância e versatilidade, capaz de atender diferentes públicos mantendo a esportividade que é característica da marca. Não à toa ele é o veículo mais vendido na marca no planeta. O novo A4 Sedan chega agora ao Brasil com visual renovado e novas tecnologias para manter sua trajetória de sucesso no País”, avalia Daniel Rojas, Diretor de Vendas da Audi do Brasil.

Mecânica Online – O motor 2.0 TFSI, eleito o melhor no prêmio “International Engine of the Year” em 2019, equipa o A4 Sedan. Entrega 190 cv de potência e torque de 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm.

Isto leva a um ótimo desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h feita em 7,3 segundos e velocidade máxima de 240 km/h. Na versão de topo, Performance Black, são 249 cv de potência e torque de 370 Nm entre 1.600 e 4.500 rpm com aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e velocidade máxima de 250 km/h – ela também vem com a tração quattro.

A transmissão de ambos é a S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem e trocas de marchas quase instantâneas. Para maior economia de combustível, o câmbio oferece uma função roda-livre e ainda é possível escolher cinco modos de direção no Audi drive select: automatic, efficiency, comfort, dynamic e individual.

Novo visual: design exterior e interior – O novo Audi A4 chega ainda mais dinâmico e sofisticado, graças aos destaques do design esportivo, nova grade Singleframe – agora mais ampla e plana – e novo conjunto ótico.

As linhas horizontais enfatizam a largura na frente e traseira do sedan médio. A vista lateral tem como destaque os contornos sobressalentes acima das rodas e pela linha inferior marcando o entre-eixos. Eles formam linhas fortes e tornam as características da tração quattro ainda mais visíveis externamente.

Já os faróis de LED agora são itens de série no Audi A4 – na versão topo há ainda a tecnologia Matrix LED com farol alto totalmente automático como opcional. O novo desenho apresentado no conjunto ótico do sedan mantém as características dos modelos de topo, com pequenos pontos de LED formando a assinatura presente tanto nos faróis quanto nas lanternas.

No interior, o centro do painel de instrumentos conta com o Audi MMI Plus, levemente inclinado em direção ao motorista. A tela sensível ao toque apresenta a mesma linguagem vista nos modelos A6 e A7, com o MMI Touch no centro de controle do novo sistema operacional. A experiência é semelhante ao uso de um smartphone e as informações são projetadas na tela de alta resolução com 10,1 polegadas ao lado.

Carregamento de celular por indução, park assist e controle de cruzeiro adaptativo integram novo pacote de tecnologias do sedan

Versões, preços e equipamentos – O Audi A4 chega às concessionárias em três versões: Prestige, Prestige Plus e Performance Black. Desde a primeira o modelo vem com uma lista recheada de equipamentos.

Uma das novidades do modelo é o Audi Phone Box Light, tecnologia permite o carregamento de smartphones por indução, que complementa a interação do Audi smartphone interface – o sistema integra celulares com o sistema operacional iOS e Android.

A versão Prestige também traz como itens de série a tecnologia keyless go, entradas USB para os passageiros do banco traseiro, volante em couro multifuncional com shifts paddles, rodas de liga-leve de 18”, câmera de ré, sistema de monitoramento da pressão de pneus. Como opcional desta versão existe apenas o teto solar elétrico.

A versão intermediária, Prestige Plus, agrega ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros esportivos e eletricamente ajustáveis, controle de cruzeiro adaptativo, pacote de luzes internas, teto solar elétrico, kit exterior S line, aviso de saída de faixa, faróis Full LED (lanterna traseira com indicador dinâmico nas setas, rádio MMI plus com sistema de navegação e o Virtual Cockpit Plus, com tela de 12,3 polegadas e resolução full HD localizada atrás do volante multifuncional com opção de três visualizações.

O único opcional disponível nesta versão é o head-up display, que projeta informações importantes no campo de visão direto do motorista.

Já a versão topo, Performance Black, além de motor mais potente e tração quattro, agrega ainda acabamento interno em Black Piano, bancos em combinação couro e Alcântara com memória de ajuste, volante esportivo em couro com base aplanada e função park assist com sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.

Os opcionais são: head-up display, sistema de som Bang & Olufsen 3D, Pacote Assistance City (com Audi pre sense traseiro e assistente de mudança de faixa) e faróis Full LED Matrix HD.

Veículo mais vendido da história da Audi no mundo está disponível em todo o Brasil a partir de R$ 229.990,00

Ao todo são 12 cores disponíveis: Branco Íbis, que não possui custo adicional, e sete opções metálicas ou sólidas especiais com custos, Azul Navarra, Azul Turbo, Branco Geleira, Cinza Daytona, Cinza Quantum, Cinza Manhattan, Cinza Terra, Prata Florete, Preto Bilhante, Preto Mito e Vermelho Tango.

O Audi A4 Sedan está disponível nas concessionárias a partir de R$ 229.990,00 na versão de entrada, R$ 259.990,00 na versão intermediária e R$ 304.990,00 na versão de topo.

Primeiras impressões por Henrique Pereira – Sinceramente esperava encontrar um carro que deixaria a desejar depois de ter conduzido o A5 até o ponto de troca, mas para minha surpresa o irmão mais novo do A4 não decepcionou em nada, na verdade me pareceu um A5 com dimensões um pouco reduzidas.

O A4 repete as mesmas impressões que tivemos do A5, onde o mesmo motor 2.0 TFSI de 249 cv de potência e 37,7 kgfm de torque e a mesma transmissão fazem com que o carro pareça um pouco mais “esperto” que o A5 (peso e tamanho justificam essa diferença). Ele transmite bem o torque força ao piso sem patinar rodas e, nas curvas, parece aumentar a aderência.

A suspensão, como acontece no A5 também é um ponto a ser elogiado, já que, entre os sedãs médios premium, é uma das melhores pela adaptação as condições do país unindo conforto com estabilidade em um equilíbrio elogiável.

Filtra as irregularidades do piso e mantém estável a carroceria, que inclina pouco mesmo nas situações de limite. Não há ruídos de batidas secas ou comportamentos irregulares, comuns aos pisos das estradas e vias brasileiras.

O sistema “start-stop”, configurações e opções do painel, seletor de modos de condução copiam o comportamento do modelo A5 e fazem com que o A4 extraia o melhor do motor e suspensão em cada situação.

Ambos os modelos estavam equipados com os faróis “FULL LED MATRIX” que fazem a adaptação automática da distribuição dos fachos de luz, aumentando ou diminuindo sua intensidade e direção, dependendo da iluminação local, das características das vias e da presença de outros veículos na mesma via ou na direção oposta. Um sistema controlado por processadores interligados a câmeras que “sentem “as condições da estrada e de trânsito.

Sem dúvida esta tecnologia impressiona. Tivemos s oportunidade de avaliar este sistema em estradas vicinais e de pista dupla, e de forma exemplar todo o sistema funciona perfeitamente fazendo com que não tenhamos a preocupação com as constantes mudanças de farol alto ou baixo e tendo uma visão “iluminada” e privilegiada de toda a estrada.

- Publicidade - Cursos Mecânica Online®