Faróis LED Matrix e tração quattro agora no Audi A5 Sportback

A Audi do Brasil apresenta o novo Audi A5 Sportback no mercado nacional. Com visual renovado, o modelo traz como itens de série controle de cruzeiro adaptativo, faróis dianteiros LED Matrix, display com tela sensível ao toque e tecnologia de assistência elétrica – na versão topo há ainda a tradicional tração quattro.

Primeiro evento presencial para a imprensa automotiva no ano 2021, nosso especialista Henrique Pereira, engenheiro mecânico e consultor para a indústria e imprensa automotiva, com mais 30 anos de experiência, acompanhou toda coletiva de imprensa realizada pela Audi, e ainda destaca logo abaixo suas primeiras impressões com o comportamento dinâmico e de eficiência que o modelo apresenta.

O veículo já está disponível nas concessionárias Audi Center em duas versões, Prestige Plus e Performance Black quattro, com preços a partir de R$ 284.990,00 e R$ 329.990,00, respectivamente.

Os clientes que efetivarem a compra ainda em fevereiro poderão escolher entre valorização de R$ 15.000,00 na troca de seu veículo usado ou aquisição do Plano Audi Pass Plus com taxa de 0,59% e carência de 90 dias.

“Em 2019 apresentamos no Brasil os novos A6 e A7, que iniciaram a renovação da família A no País. No fim de 2020 lançamos o novo A4. E agora chegou a vez do novo A5, primeiro lançamento da Audi no Brasil em 2021. Com linhas que remetem a um visual coupé, o modelo alia esportividade com elegância e chega com novas tecnologias, pronto para seguir sua trajetória de sucesso em nosso mercado”, avalia Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil.

Modelo será comercializado nas versões Prestige Plus e Performance Black quattro, equipadas respectivamente com motor de 190 cv e de 249 cv

Versatilidade, performance e tração quattro – Dentre as várias virtudes de design e performance do novo Audi A5 Sportback, a versatilidade ganha destaque. Por ter versões que oferecem dinâmicas distintas, é um veículo que atende a diferentes públicos. Na versão Prestige Plus o modelo é equipado com o premiado motor 2.0 TFSI configurado para uma potência de 190 cv e torque de 320 Nm.

Já na versão de topo, Performance Black quattro, o mesmo motor 2.0 TFSI recebe um ajuste diferenciado para entregar 249 cv de potência e torque de 370 Nm. Nesta versão, o trem-de-força é complementado pela tração integral quattro, marca registrada de tecnologia e inovação da Audi. A transmissão de ambos é a S Tronic de dupla-embreagem e sete velocidades, que oferece rápida troca de marchas.

O novo A5 Sportback conta ainda com o eficiente sistema de assistência elétrica, composto por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 12 volts. Com ele, o veículo pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o propulsor rápida e confortavelmente. O sistema start-stop começa a funcionar a partir de 22 km/h.

Direção, transmissão e gestão do motor estão igualmente integradas no Audi drive select, com possibilidade de cinco modos de direção: automatic, efficiency, comfort, dynamic e individual.

Design renovado – O Audi A5 Sportback conta com alguns elementos introduzidos a partir da nova linguagem de design da Audi, como a grade frontal Singleframe mais larga e saídas de ventilação acima da grade que foram inspiradas no clássico Audi Sport quattro de 1984.

Como nas gerações anteriores, a musculatura no capô o diferencia de outros modelos da marca ao agregar um aspecto de força e esportividade.

Na traseira o modelo apresenta mudanças com ponteiras de escape trapezoidais e uma nova assinatura ótica marcada pelas lanternas traseiras de LED com setas dinâmicas.

Na dianteira, o para-choque possui uma lâmina na borda inferior que liga as entradas de ar, ainda maiores. Mas é o novo conjunto ótico que chama toda a atenção: as duas versões recebem os faróis LED Matrix de série.

Além de mais eficiente e dinâmica, esta tecnologia agrega segurança ao direcionar o facho de luz de modo que não atrapalhe os veículos vindos na direção contrária.

No interior as linhas horizontais são tão marcantes como o novo display sensível ao toque MMI, que funciona como o ponto focal do painel de instrumentos e está ligeiramente inclinado em direção ao motorista. Nele as informações são projetadas na tela de alta resolução com 10,1 polegadas.

Os gráficos são minimalistas e a estrutura do menu é intuitiva e planejada para toda a linha de veículos da marca. O pacote de iluminação ambiente destaca o espaçoso interior e também é série no modelo.

O modelo ainda conta com o Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas, com três modos de apresentações diferentes, posicionado logo atrás do volante multifuncional. As rodas são de liga-leve de 18”.

Veículo ganha controle de cruzeiro adaptativo, faróis LED Matrix e novo sistema MMI sensível ao toque como itens de série

Versões e equipamentos – O novo Audi A5 Sportback traz diversas novidades tecnológicas dentre seus equipamentos. Além dos já citados controle de cruzeiro adaptativo e faróis dianteiros LED Matrix de série, o modelo possui também aviso de saída de faixa, teto solar elétrico panorâmico, ar-condicionado de três zonas e volante esportivo multifuncional com shift paddles e base aplanada como itens de série.

O Audi Phone Box Light, que carrega celulares por indução, também faz parte do pacote de ambos os modelos.

A versão Prestige Plus possui nove cores disponíveis no exterior: Azul Navarra, Branco Geleira, Branco Íbis, Cinza Manhattan, Preto Brilhante, Preto Mito, Prata Florete, Vermelho Tango e Verde District. No interior é possível escolher entre bege, marrom e preto. Apenas a pintura metálica aparece como opcional dessa versão.

A5 Sportback pode ser encontrado em todo o Brasil com preços a partir de R$ 284.990,00

Já na versão Performance Black quattro, além da motorização mais potente, o modelo conta com kit exterior S line com acabamento em preto high gloss e rodas de 18” com design exclusivo. Esta versão agrega ainda acabamento interno em Black Piano, bancos em combinação couro e Alcântara, teto moldado em tecido na cor preta e função Park Assist.

Como opcionais é possível solicitar pintura metálica, head-up display, sistema de som Bang&Olufsen 3D e Pacote Assistance City, composta por Audi pre sense traseiro e assistente de mudança de faixa. A versão também possui outras opções de cores como Azul Turbo, Cinza Daytona e Cinza Quantum – o interior está disponível apenas em preto.

Primeiras impressões por Henrique Pereira – A primeira impressão é a que fica… desde nossa saída dos escritórios da Audi em São Paulo, rumo à Mairiporã o Audi A5 nos impressionou com todo o conforto e a tecnologia embarcada que mostrava para que estava lá!

Radares e câmeras monitoram o trânsito ao redor do carro indicando constantemente aproximação de outros veículos, acionando o start-stop e principalmente controlando a velocidade e a distância do A5 ao carro que segue a frente, acelerando e freando conforme o trânsito se desenvolve.

Nos painéis, toda sorte de informações estão disponíveis, mapas, dados da forma de dirigir, avisos, rádio, telefone (que descansava sobre um carregador de indução no console central)… e inúmeras opções de conforto.

Recomendaria ao leitor que leia um manual ou que obtenha de um técnico da Audi uma explicação sobre as possibilidades que o carro oferece. Mas, enfim eu me sentia no comando de um “avião” agradável e completo interagindo com o carro fisicamente e virtualmente.

Mesmo com uma aparência sóbria pode-se dizer que se trata de um sedan esportivo, sob o capô a versão “Perfomance Black quatro” é equipada com motor 2.0 TFSI de 249 cv e 37,7 kgfm de torque. O câmbio é automático de dupla embreagem de sete velocidades.

Se dirigir o carro no trânsito urbano chega a ser prazeroso, em função da direção precisa e o conforto interno, é nas estradas que ele mostra todo o seu DNA que através do “Audi Select Drive” te oferece diferentes modos de condução bem definidos e diferentes ao gosto do condutor.

A tração integral quattro permite o controle sob medida assim como a esportividade esperada. Junto com o sistema de acoplamento “Haldex”, o carro seleciona a tração traseira ao menor sinal de diminuição da tração nas rodas dianteiras, o que dá estabilidade e segurança para o motorista e os ocupantes.

A suspensão também merece destaque já que apresenta boa tropicalização combinando precisão e conforto para o asfalto das cidades brasileiras.

O veículo impressiona principalmente por sua estabilidade, o torque e a potência do motor, permitindo um deslocamento seguro em qualquer condição de trânsito ou mesmo em vias rápidas.

O carro está sempre “no chão” e nas “mãos” mesmo quando levado ao limite, atua com perfeição nas retomadas de velocidade, trabalhando sempre com rotação controlada aplicando o torque desde as mais baixas rotações.

São quatro modos de condução – Efficiency (para quem busca economia de combustível), Comfort (para quem preza por conforto), Dynamic (para uma condução mais esportiva) e individual (onde todos os ajustes, e não são poucos, ficam por conta do condutor).

- Publicidade - Cursos Mecânica Online®