sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Importada, segunda geração do GLA 200 AMG Line traz amplo pacote de assistências

Uma das características que mais o brasileiro gosta é do design esportivo. E a Mercedes-Benz traz em seu novo GLA 200 AMG Line, em sua segunda geração, uma renovação completa no design e até mesmo na motorização.

- Publicidade -

“Em 2020, os SUV’s já representaram mais de 40% de nossas vendas no Brasil. Com a chegada do novo GLA, estamos muito confiantes de que temos as melhores opções para todos os tipos de clientes que procuram um SUV com visual esportivo e personalidade própria” diz Jefferson Ferrarez, CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans do Brasil.

Com esse lançamento, a marca agora possui a maior linha de modelos SUV Premium do mercado: são oito diferentes produtos (GLC, GLC Coupé, GLE, GLE Coupé, GLS, G, o recém lançado GLB e agora o novo GLA.

Comparado com a geração anterior, o modelo cresceu em todos os sentidos. Maior altura, largura e, principalmente, entre-eixos são os responsáveis diretos por essa nova percepção em comparação com a geração anterior.

Dimensões exteriores (mm) Novo GLA 1ª ger. GLA Dif.
Comprimento 4410 4417 -7
Largura 1834 1804 +30
Largura incluindo espelhos retrovisores 2020 2022 -2
Altura 1611 1524 +87
Entre-eixos 2729 2699 +30

Na dianteira os destaques vão para o capô com vigorosos “powerdomes”, que agregam muito mais estilo de poder ao veículo, os faróis de led de alta performance e a grade em estilo diamante com pins cromados, que oferece um visual mais esportivo e exclusivo.

- Publicidade -

As barras de teto são cromadas em combinação com os acabamentos externos dos para-lamas na cor preta. Enquanto as rodas AMG são de 20’ e as lanternas traseiras em led são divididas em duas partes, facilitando o acesso ao porta-malas e incrementando a percepção de amplitude e estabilidade.

O novo GLA impressiona com mais espaço interno. O acesso ao porta-malas é ainda mais confortável com a soleira mais baixa. As opções de rebatimentos dos encostos dos bancos tornam o novo GLA um veículo de transporte flexível para o uso diário, saindo de 435 litros, na área normal do porta-malas, indo até 1.430 litros, com os assentos traseiros rebatidos.

Aposta visual na esportividade – A Mercedes-AMG também está presente no novo GLA. Além de criar e produzir alguns dos melhores superesportivos do mundo, a Mercedes-AMG também possui vasta experiência com design e elementos visuais que concedem uma imagem esportiva a modelos Mercedes-Benz de linha.

O novo GLA 200 AMG Line tem como equipamento de série os Pacotes AMG para Exterior e Interior, tornando a experiência a bordo, e fora dele, um momento único. Fazem parte desses pacotes os seguintes itens:

Pacote AMG Exterior:

- Publicidade -

– Grade frontal diamante com pins cromados,

– Para-choques exclusivos

– Rodas exclusivas AMG de 20’

– Acabamentos cromados nas maçanetas e linhas laterais das janelas

Pacote AMG Interior:

– Volante multifuncional com base achatada

– Pedais cromados esportivos

– Molduras de acabamento interno em visual de fibra carbono

– Bancos esportivos com acabamento ARTICO e DINAMICA (material usado em F1, que traz mais aderência).

– Tapetes AMG

Tecnologias digitais – Se no exterior temos um visual esportivo e cativante, o interior ficou ainda mais digital. O grande destaque vai para as duas telas de alta resolução com 10,25” no quadro de instrumentos e console central, que em conjunto com o sistema MBUX – Olá Mercedes – facilita a vida a bordo, utilizando comandos via tela touchscreen, touchpad no volante e console central e por voz. Tudo isso para que o acesso as funções de entretenimento, integração de smartphones e ajustes gerais sejam ainda mais rápidas e intuitivas.

Visando sempre incrementar a experiência a bordo, uma longa lista de equipamentos de série está disponível no novo GLA 200 AMG Line, destacando:

  • Acesso sem chaves KEYLESS-GO (partida, portas e porta-malas)
  • Pacote de estacionamento ativo PARKTRONIC e câmera de ré
  • Bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória
  • Teto solar panorâmico
  • Ar condicionado THERMOTRONIC de duas zonas
  • Carregador sem fios para celular no console central

O tradicional pacote de alarmes traz mais uma inovação: com o veículo estacionado, o sistema URBAN GUARD, faz o monitoramento do veículo e informa o condutor, quando acontecem situações como tentativa de roubo, colisão estacionado e se for guinchado. Assim que o automóvel é ligado novamente, uma mensagem é mostrada no console central.

Nova função: pronto para limpar com um comando – O novo recurso de série é a função “lava-rápido” especialmente útil em um SUV. Quando esta função é selecionada, se torna mais fácil dirigir em um lava-rápido, bem como remover qualquer sujeira remanescente da última viagem.

Os equipamentos que podem causar um incidente ao dirigir em um lava-rápido são automaticamente protegidos:

  • Rebatimento dos retrovisores externos;
  • As janelas laterais e o teto solar são fechados;
  • Suprime a informação do sensor de chuva para que as palhetas fiquem desligadas na lavagem;
  • Os alertas de PARKTRONIC são suprimidos;
  • Aciona o controle do clima para o modo de recirculação de ar e, após oito segundos, ativa a imagem frontal da câmera para auxiliar o motorista ao dirigir no lava-rápido;
  • Essas configurações são desativadas automaticamente quando o motorista sai do lava-rápido e atinge uma velocidade acima de 20 km/h ou seleciona no painel central a opção “desligar”.

Assistências de condução – Os sistemas que compõem o Mercedes-Benz Intelligent Drive são os primeiros passos para o universo dos veículos autônomos.

São inúmeros sensores, câmeras de vídeo, câmeras infravermelho e radares de longo e curto alcance que auxiliam ativamente na função de dirigir. Fazem parte do sistema as seguintes funções:

  • O Assistente ativo de distância DISTRONIC detecta o tráfego parado e ajuda o condutor a ajustar a velocidade, podendo ajudar até com a parada total do veículo
  • O Assistente de frenagem com função de tráfego cruzado pode evitar colisões com veículos na frente, e também com veículos em trânsito, pedestres e ciclistas
  • O Assistente de ponto cego diferencia entre zonas de aviso e de colisão. O aviso de saída também é capaz de alertar os veículos na zona de perigo ao abrir as portas com o motor parado (até três minutos após desligar o motor)
  • O Auxílio à direção evasiva oferece suporte na realização de uma manobra evasiva controlada em torno de um pedestre detectado, fornecendo torque de direção adicional e torna mais fácil endireitar o veículo novamente
  • O Assistente de direção ajuda o condutor a manter o veículo no centro da faixa, com leves intervenções no volante. O sistema pode funcionar até uma velocidade de 210 km/h
  • O Assistente de desembarque ao estacionar, os radares e sensores continuam em funcionamento por alguns momentos, e se algum outro veículo em uma possível trajetória que represente um risco é detectado, um sinal sonoro e visual é emito para chamar a sua atenção do ocupante e para que ele não deixe o veículo
  • O Pacote de estacionamento Parktronic com câmera de ré em conjunto com a Assistência de Ponto Cego são capazes de detectar o tráfego cruzado ao estacionar em marcha ré e também pode frear autonomamente após emitir um aviso

Mecânica Online – O novo GLA 200 AMG Line é equipado novo motor turbo de 4 cilindros e 1.3 litro. São 163 cv e 250 Nm (25,5 kgfm) de torque, um ganho de 7 cavalos de potência quando comparado com o 1.6 antes utilizado. Um fato interessante é que esse motor é o mesmo que vai equipar o Duster, produzido pela Renault.

Algumas das principais características desse novo motor são o comando de válvulas inteligente CAMTRONIC e a tecnologia de construção dos processos de NANOSLIDE® (Ferro-carbono) e CONICSHAPE® (esmerilagem), reduzindo o atrito e aumentando a eficiência dos cilindros do motor.

O modelo é equipado com o já reconhecido câmbio automático de 7 velocidades 7G-Tronic DCT de dupla embreagem, que oferece trocas mais rápidas e suaves, uma vez que a marcha seguinte já está pré-engatada.

Em combinação, o condutor ainda pode escolher entre três programas de condução por meio da tecla DYNAMIC SELECT no console central:

  • ECO
  • COMFORT
  • SPORT
  • Individual

São diferentes programas de condução com opções de configuração para o motor, transmissão, direção e ESP. No modo “Sport” o veículo é mais dinâmico e no “Comfort” sua configuração é muito equilibrada.

O modo “ECO”, por outro lado, coloca a ênfase na eficiência máxima e economiza combustível, pois o motor automaticamente trabalha somente com dois cilindros em rotações baixas.

O Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line está disponível em toda a rede de concessionários com preço público sugerido de R$ 325.900,00, o modelo é importado da Hungria. O GLA antes era produzido no Brasil, agora vindo de fora teve um aumento em seu preço e o faz competir dentro do line-up da própria Mercedes com o GLB, SUV de sete lugares com a mesma motorização e custo R$ 25 mil a menos.

Dados técnicos

GLA 200 AMG Line
Cilindros 4 em linha
Cilindrada (cm3) 1.332
Potência máxima (cv/rpm) 163/ 5.500
Torque (Nm/rpm) 250 / 1.620 – 4.000
Câmbio 7G-DCT
Aceleração 0 – 100 km/h (s) 8,7
Velocidade máxima (km/h) 210
Peso (kg) 1.485
Pneus 235/45 R20
Capacidade do porta malas (L) 435 – 1.430
Tanque de combustível/reserva (L) 43 / 5
Comprimento 4.410
Largura 2.020
Altura 1.611

 

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança