quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Nissan apresenta Kicks 2022. Confira nossa avaliação, preços e versões

A Nissan realiza hoje o lançamento do Novo Kicks 2022, modelo que chega às concessionárias da marca na segunda quinzena de março com novo design e equipamentos inéditos de segurança e tecnologia e você, leitor do Mecânica Online®, encontra todos os detalhes do veículo e uma avaliação completa em vídeo.

Para que você tenha ideia, a área de comunicação da Nissan trabalhou muito mesmo com todas as dificuldades da pandemia para que o veículo chegasse antes do lançamento para nossas primeiras impressões. Direto da fábrica para nossa redação, o Kicks evoluiu em quase todos os sentidos para conquistar ainda mais seus consumidores.

Sucesso no Brasil e em diversos outros países, o Nissan Kicks é produzido no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ), um crossover que chega à frente no seu segmento com tecnologias e recursos avançados.

Ao olhar de frente temos a combinação do para-choque com a ampla grade Double V-motion, itens que são realçados pelos frisos cromados e pelos detalhes em black piano.

Os faróis de LED com função DLR (luz de rodagem diurna), um item de série em todas as versões com câmbio CVT, e faróis de neblina de LED garantem melhor alcance e projeção da luz com qualidade, maior durabilidade e baixo consumo de energia. As luzes de direção posicionadas nos retrovisores externos também contam com LED.

Na traseira, as lanternas (de freio inclusive) também são de LED e possuem um recurso de estilo no qual elas se estendem de um lado para o outro, separadas somente pelo logotipo da Nissan no centro da tampa do porta-malas, adicionando uma marcante linha horizontal que enfatiza a ampla estrutura traseira. Como na frente, o novo para-choque traseiro dá uma sensação de mais volume.

O Novo Nissan Kicks mantém uma das características mais marcantes do estilo da linha, e que lançou tendência no segmento: o “teto flutuante”. Essa solução de design faz com que a coluna C pareça não existir por conta do acabamento em preto que se funde com os vidros das portas traseiras.

Outras novidades que complementam a nova personalidade do Novo Nissan Kicks são a antena estilo “barbatana de tubarão” (de série para toda a linha) e as rodas de liga leve aro 17 com desenho inédito nas versões Advance e Exclusive.

Experiência sonora 360º – Por dentro, o Novo Nissan Kicks também traz novidades que aumentam ainda mais a integração dos ocupantes com o veículo.

Dois recursos tecnológicos são os destaques: o sistema multimídia com tela de oito polegadas e um item de qualidade reconhecida mundialmente e que é único no segmento, o sistema de som premium Bose®, que inclui dois alto-falantes no apoio de cabeça do motorista.

Desenvolvido em conjunto com a Bose, reconhecida fabricante de equipamentos de áudio, o sistema Personal Space proporciona um som potente e equilibrado com a ajuda de oito alto-falantes de alta performance (dois deles são tweeters) e um amplificador digital.

O segredo para oferecer essa experiência de som envolvente são os dois alto-falantes Bose UltraNearfield™ de 2,5 polegadas que ficam localizados dentro do encosto de cabeça do banco do motorista.

Essa experiência de som imersivo (surround 360°) pode ser controlada na tela do sistema multimídia, criando desde um efeito restrito somente à frente até um totalmente envolvente, por todo o interior do habitáculo. O Personal Space reduz distorções, proporciona graves potentes e entrega um som sem limites.

O Novo Nissan Kicks conta também com um novo sistema multimídia Nissan Connect. Com tela de oito polegadas sensível ao toque e com comandos extremamente intuitivos, inclui os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay com assistência de voz para ler mensagens, além de aplicativos de streaming de áudio.

Também é possível conectar simultaneamente dois equipamentos via Bluetooth para o uso de um deles para a condução com as mãos livres e outro para ouvir o aplicativo de música, por exemplo.

Para conectar os equipamentos no multimídia ou mesmo carregá-los, o Novo Nissan Kicks traz duas entradas USB, sendo uma delas tipo USB-C. Também conhecido como USB Type-C, trata-se de um padrão de conectores com cabos mais resistentes e que proporcionam maior velocidade na transmissão de dados e no carregamento. As entradas USB-C são compatíveis com as versões USB 3.0 e USB 3.1.

Apesar de todos os recursos, ainda não é possível o espelhamento do celular sem fio na multimídia.

Já o painel de instrumentos multifuncional em TFT (Thin Film Transitor) de sete polegadas tem mostradores configuráveis e agora está disponível para versão Advance. O painel digital de instrumentos oferece 12 funcionalidades que auxiliam com informações sobre os equipamentos e de segurança.

No sistema estão informações relacionadas à condução como as dos Alertas de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), do Detector de Objetos em Movimento (MOD), do Monitoramento de Ponto Cego (BSW), do sensor de estacionamento, do afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros e de outras configurações do veículo. As telas também mostram informações do tacômetro, temperatura externa, áudio e telefone que estiver conectado.

O Novo Nissan Kicks é disponibilizado de fábrica com a etiqueta do sistema Sem Parar, que permite o pagamento de estacionamentos, drive-thrus de lanchonetes (aqui em Pernambuco não funciona, o povo nem sabe o que é isso, infelizmente, falta treinamento do pessoal que trabalha na linha de frente, no atendimento), abastecimentos, lava-rápidos e pedágios usando exclusivamente o adesivo instalado no para-brisa. O comprador poderá optar por ativá-lo ou não. Se decidir pelo acionamento junto ao Sem Parar, terá valores e ofertas especiais.

Evolução tecnológica – Um conjunto avançado de dispositivos forma o Nissan Safety Shield, que é composto por diferentes tecnologias de segurança que monitoram, protegem e respondem em algumas situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco.

Esse “escudo de proteção” ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento no entorno, responder a ações inesperadas (como a aproximação desatenta a um veículo à frente) e a proteger (frenagem de emergência e segurança passiva).

As novidades são o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), o Monitoramento de Ponto Cego (BSW), o Alerta Inteligente de Mudanças de Faixa (LDW) e os Acendimento Inteligente dos Faróis com Ajuste de Altura e Intensidade (HBA). Os dois últimos inéditos no segmento.

O Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) previne colisões e atropelamentos involuntários nas manobras de ré, já que emite sinais para o motorista quando há a aproximação de outro veículo graças aos sensores instalados nas extremidades do para-choque traseiro, que têm alcance de até 20 metros.

O Monitoramento de Ponto Cego (BSW) e o Alerta Inteligente de Mudanças de Faixa (LDW) são auxílios importantes para mudanças de faixa de rolamento ou em momentos de distração do condutor.

O BSW emite alertas visual e sonoro ao detectar um veículo ao lado do Novo Nissan Kicks em uma manobra de troca de faixa, enquanto o LDW avisa ao condutor com uma vibração no volante quando o crossover está cruzando uma faixa de rolamento sem a luz de direção acionada, o que previne colisões por distrações e até mesmo saídas involuntárias da via.

O Acendimento Inteligente dos Faróis com Ajuste de Altura e Intensidade (HBA), que funciona automaticamente a partir dos 30 km/h, muda o facho do farol alto para baixo quando um veículo se aproxima no sentido contrário.

Esse equipamento é muito útil para em situações de ausência de iluminação ou pouca visibilidade e para evitar o ofuscamento causado pelo farol alto, protegendo também quem está no veículo que vem no sentido oposto.

Estes recursos se somam no Nissan Safety Shield a avançados equipamentos já disponíveis no modelo anterior do crossover, como o Controle Dinâmico de Chassi (Chassi Control), o Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), o Sistema Inteligente de Auxílio de Partida em Rampa (HSA), a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD) e o Alerta de colisão frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB).

Um dos destaques do Nissan Kicks desde seu lançamento, a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD) é composta por quatro câmeras externas instaladas na frente, na traseira e em ambos os retrovisores. Elas reproduzem uma visão periférica de 360 graus.

Esta tecnologia é exclusiva do modelo da Nissan em seu segmento e auxilia os condutores a estacionar e manobrar de ré com mais facilidade e segurança. Além de detectar objetos em movimento em torno do veículo e emitir alertas visuais e sonoros, oferecendo maior segurança ao condutor.

Outro equipamento que torna o crossover da Nissan diferenciado é o Controle Dinâmico de Chassi (Chassi Control), um conjunto que reforça ainda mais a segurança e também inédito no segmento.

Composto pelo Controle Inteligente em Curvas (Active Trace Control), Estabilizador Inteligente de Carroceria (Active Ride Control) e Controle Inteligente de Freio Motor (Active Engine Brake), que atuam na suspensão, freios e também na estabilidade, o sistema permite que o motorista conduza o Novo Nissan Kicks com tranquilidade e a certeza de que está em um veículo seguro, com tecnologia de ponta.

O Estabilizador Inteligente de Carroceria utiliza sensores de aceleração que detectam o movimento da carroceria e, assim, atuam no freio motor e nos sistemas de freios para estabilização do veículo.

O Controle Inteligente em Curvas faz o mesmo em curvas ou trocas de faixa por meio do sinal do sensor de aceleração que identifica o movimento da carroceria para atuar nos freios e reduzir o subesterço (comportamento em curva em que o veículo sai de frente e as rodas dianteiras perdem aderência antes), ajudando a manter o carro na trajetória definida.

Já o Controle Inteligente de Freio Motor recebe o sinal do sensor de aceleração e da posição do volante, também atuando no freio motor para oferecer mais conforto em curvas e descidas de serras.

Como segurança é um dos pilares para a Nissan, o Novo Nissan Kicks vem ainda equipado de série desde a versão de entrada com seis airbags; controles de estabilidade e tração; freios ABS com distribuição de força e sistema Isofix de cadeiras infantis.

Conforto – Um importante aperfeiçoamento não pode ser visto, mas sentido. O para-brisa tem tratamento acústico diferenciado para a redução de ruídos internos. Assim, a cabine fica silenciosa mesmo em momentos de fortes acelerações. Houve ainda redução do ruído na faixa de frequência de conversas em torno de 35%.

Também no quesito conforto, outro diferencial do Nissan Kicks foi mantido para linha 2022: os bancos dianteiros com tecnologia Gravidade Zero, que são de série desde a versão de entrada.

Para chegar a essa tecnologia diferenciada, os engenheiros da Nissan buscaram a inspiração em estudos avançados de ergonomia da National Aeronautics and Space Administration (NASA), a agência espacial norte-americana, que visavam tentar reduzir a fadiga do corpo durante longos períodos de condução.

Os resultados indicaram que assentos cansam menos quando se aproximam da chamada “postura neutra”, posição relaxada que o corpo humano assume em ambiente sem gravidade.

Utilizando um novo formato articulado, com o apoio contínuo da pélvis ao tórax e com a distribuição da deformação, os chamados assentos Gravidade Zero ajudam a reduzir as cargas musculares e na coluna vertebral, melhorando o fluxo de sangue, o que contribui para a menor fadiga.

Também prezando o conforto e a praticidade, o modelo conta com chave inteligente presencial (I-Key) e sistema eletrônico de ignição (Push Start) sem o uso da chave. Isso evita que o motorista tenha que ficar manipulando a chave para entrar ou dar a partida no carro, deixando suas mãos livres.

Mecânica Online – Os engenheiros da Nissan do Brasil trabalharam em novos pontos de fixação do eixo traseiro e da caixa de direção, melhorando a área de contato e aumentando a firmeza das suspensões. Assim, há respostas mais diretas do volante em manobras e também em alta velocidade em mudança de faixa ou para desviar de um obstáculo.

O aprimoramento do eixo traseiro ampliou a capacidade de acompanhar o movimento na traseira, fazendo com que o carro siga de forma suave, durante as mudanças de faixa ao dirigir. Maior estabilidade e controle geram maior sensação de segurança para o condutor e ocupantes.

Para uma melhor frenagem, foram adotados novos pneus com maior coeficiente de atrito, aumentando a performance de aderência em pista molhada, frenagens de emergência, entre outras situações. A marca e as dimensões foram mantidas.

Não temos novidades na motorização. A Nissan mantém o conhecido propulsor HR16DE de 1,6 litro e 16 válvulas produz 114 cavalos de potência a 5.600 rpm e torque de 15,5 kgfm a 4.000 rpm, contando com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS).

O projeto para o coletor permitiu a redução na altura total do motor e, com isso, a aerodinâmica é beneficiada graças à linha de capô mais baixa.

Para quem esperava a estreia da motorização turbo, ainda não foi dessa vez. Inclusive lá fora a Nissan já oferece um sistema híbrido que torna o modelo muito mais eficiente.

A transmissão XTRONIC CVT® com D-Step (simulação de marchas) e modo Sport proporciona melhor performance mesmo em rotações mais baixas, além de baixo consumo e, consequentemente, menores emissões.

Versões – O Novo Nissan Kicks ganha novas nomenclaturas em suas versões para ficar alinhado com o que a marca japonesa oferece em outros países da América Latina. Os novos nomes são os mesmos lançados com o sedã Novo Nissan Versa, que começou a ser vendido no Brasil em novembro.

O crossover fabricado em Resende (RJ) mantém quatro níveis de acabamento com dois tipos de câmbio (manual de 5 velocidades e CVT) e nove opções de cores (3 delas dois tons e disponíveis apenas para a versão Exclusive). O destaque para a linha 2022 é a inédita Azul Elétrico.

Serão três opções para o acabamento do interior: totalmente preto, Macchiato (combinada somente com carroceria nas cores Preto, Branco e Branco com Teto Preto) e Cinza com Preto (combinada somente com Azul Elétrico e Azul Elétrico com Teto Preto). Confira no fim o que cada versão traz de série.

A Nissan oferece o menor custo para as revisões periódicas até 60 mil km entre os modelos do segmento, com valor total de cerca de R$ 3.025,00. As revisões acontecem a cada 10 mil quilômetros.

Acessórios – O Novo Nissan Kicks chega ao mercado com diversos acessórios da Linha Original Nissan. São seis novos itens que se somam aos 26 regulares, que continuam sendo oferecidos. As novidades são:
• Carregador de celular por indução
• Sensor de estacionamento dianteiro
• Soleira de portas
• Acabamento cromado da régua do porta-malas
• Retrovisores Tilt Down (abaixam quando a ré é engatada)
• Tapetes bandeja (protegem todo o assoalho, inclusive túnel de vento)

Lista de equipamentos de
série por versão do Novo Nissan Kicks

Sense Manual – Abertura e fechamento das portas através de controle remoto

  • Acabamento dos bancos em tecido
  • Acendimento inteligente dos faróis
  • Aerofólio integrado na cor do veículo
  • Airbags duplos frontais, laterais e de cortina
  • Alarme perimétrico
  • Alerta de cinto de segurança destravado – frontal e traseiros
  • Antena estilo barbatana de tubarão
  • Apoios de cabeça dianteiros e traseiros separados e ajustáveis (5)
  • Ar-condicionado
  • Bancos do motorista com ajuste de altura
  • Banco traseiro rebatível e bipartido 60/40
  • Bancos dianteiros com tecnologia Gravidade Zero
  • Comandos de áudio e telefone no volante
  • Cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros (5)
  • Controle de Tração e Estabilidade (VDC – Vehicle Dynamic Control)
  • Desembaçador de vidro traseiro com temporizador
  • Direção elétrica
  • Faróis dianteiros com sistema Follow me Home
  • Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX)
  • Freios ABS com controle eletrônico (EBD) e assistência de frenagem (BA)
  • Grade frontal com acabamento cromado
  • Lanternas traseiras em LED
  • Limpador de para-brisa dianteiro e traseiro com controle intermitente variável
  • Luz de freio em LED
  • Maçanetas externas na cor do veículo e internas cromadas
  • Para-sol com espelhos para motorista e passageiro
  • Porta-copos no console central e nas portas
  • Porta-malas com iluminação interna
  • Porta-objetos na lateral das portas dianteiras e traseiras
  • Rack de teto longitudinal na cor prata
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica e na cor da carroceria
  • Rodas de aço 16″ e pneus 205/60 R16
  • Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA)
  • Sistema de áudio com display sensível ao toque, colorido de 7 polegadas, com rádio AM/FM, Bluetooth, Apple CarPlay® e Android Auto® e 4 alto-falantes
  • Tag SEM PARAR
  • Tomada 12V (2)
  • Travamento central automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento
  • Vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema um toque para baixo somente para o motorista
  • Volante com regulagem de altura e profundidade

Sense CVT – Todos os itens da versão Sense com câmbio manual adicionados de:

  • Câmbio XTRONIC® CVT com função Overdrive
  • Câmera traseira de estacionamento
  • Controle de velocidade automática no volante
  • Luzes de condução diurna (DTRL)
  • Rodas de liga leve 16” e pneus 205/60 R16
  • Sensor de estacionamento traseiro

Advance CVT – Todos os itens da versão Sense CVT adicionados de:

  • Chave inteligente presencial (I-Key)
  • Controle do computador de bordo no volante
  • Espelho retrovisor eletrocrômico
  • Fechamento dos vidros por meio de controle remoto
  • Multimídia Nissan Connect com tela sensível ao toque colorida de 8 polegadas, 2 portas USB (Tipo A e tipo C) Bluetooth, Apple CarPlay® e Android Auto®
  • Painel multifuncional em TFT de 7”
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica e indicador de direção
  • Rodas de liga leve de 17” e pneus 205/55 R17
  • Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start)
  • Vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema um toque e antiesmagamento
  • Volante com acabamento revestimento sintético

Pack Plus (opcional)

  • Bancos com revestimento sintético

Exclusive CVT – Todos os itens da versão Advance CVT adicionados de:

  • Ar-condicionado automático digital
  • Apoio de braço frontal
  • Controle Inteligente de Freio Motor (Active Engine Brake)
  • Controle Inteligente em Curvas (Active Trace Control)
  • Detector de objetos em movimento (MOD)
  • Estabilizador Inteligente de Carroceria (Active Ride Control)
  • Faróis dianteiros e de neblina em Full LED
  • Maçanetas externas cromadas
  • Retrovisores externos rebatíveis automaticamente
  • Sistema premium de som BOSE® Personal Space com alto-falante no apoio de cabeça do motorista com oito alto-falantes
  • Visão 360° Inteligente

Pack Tech (opcional)

  • Acendimento Inteligente dos Faróis com Ajuste de Altura e Intensidade (HBA)
  • Alerta de Colisão Frontal com assistente inteligente de frenagem (FCW/FEB)
  • Alerta Inteligente de mudanças de faixa (LDW)
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA)
  • Monitoramento de ponto cego (BSW)

Show de drones no lançamento – O céu próximo ao Jockey Club de São Paulo ficou mais iluminado na noite desta quinta-feira (25/02) graças a uma ação da Nissan, que trouxe 400 drones para anunciar o novo SUV da marca, o Nissan Kicks.

Confira como foi a apresentação em nosso vídeo abaixo:

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn