quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Pneu off-road, misto ou all terrain? Como escolher o mais adequado?

Há um pneu desenvolvido sob medida para as diferentes condições de piso que seu carro, SUV ou picape enfrenta. E há uma razão para isto.

- Publicidade -

“Um pneu de uso off-road utilizado no asfalto gastará muito mais combustível. Um pneu de asfalto aplicado no off-road não entregará a segurança necessária para o condutor e, rodando em um pisco com muito cascalho, por exemplo, poderá sofrer abrasões e picotamento”, alerta João Scalabrin, supervisor comercial de desenvolvimento de produto da Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã.

É importante destacar que o mundo on-road e off-road também são muito diferentes do ponto de vista técnico para um pneu.

- Publicidade -

O composto empregado, o desenho da banda, o tipo de construção são quase antagônicos: você ganha aqui e perde lá.

No asfalto, na hora de projetar o pneu, uma das principais preocupações dos engenheiros é o conforto.

Por isso, o desenho da banda privilegia o bloqueio do ruído, o bem-estar do motorista e dos passageiros, ao invés do impacto com a pista.

- Publicidade -

Já no mundo off-road, a atenção se volta para o terreno que o pneu terá que enfrentar: areia, cascalho, lama, buraco, pedrinhas que se prendem à banda. O desafio aqui é desenvolver um produto capaz de entregar tração nesse tipo de piso.

A capacidade de carga desses pneus também é diferente, afinal estamos falando de veículos muito mais pesados e que rodarão com mais de peso.

A altura dos sulcos muda em comparação à dos pneus de passeio: são normalmente muito mais profundos e, muitas vezes, autolimpantes para facilitar a expulsão das pedras.

Os compostos empregados em pneus off-road diferem dos utilizados em pneus de passeio.

É também importante que o pneu off-road tenha paredes laterais reforçadas para evitar danos causados ​​por pedras ou pelo cascalho, além de uma estrutura interna capaz de proporcionar maior resistência e durabilidade.

Por todos esses motivos, na hora de escolher o pneu ideal é importante o motorista levar em consideração exatamente qual será uso do veículo: off road (de verdade), misto ou all terrain.

Confira alguns exemplos:

Tenho um sítio que visito de vez em quando e com acesso por estrada de terra – o ideal é utilizar um pneu 80/20, projetado para quem precisa encarar um off-road leve

Pneu ContiCrossContac LX2 – Meu uso é alternado, uso muito meu veículo na fazenda e no asfalto também – o indicado é um pneu all terrain, que vai harmonizar os interesses conflitantes de condução no asfalto e no off-road

Pneu Grabber A/TX – Sou trilheiro, quero subir barranco e meu veículo vive no barro – opte por um pneu mud terrain, capaz de entregar alta tração e aderência em situações extremas tanto na lama como na terra, além de oferecer uma maior durabilidade e resistência em terrenos desafiadores.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança