quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

FPT Industrial produz o 10.000º Cursor 13 gás natural na França

Desempenho robusto, tecnologia avançada e sustentabilidade. Agora, com uma meta histórica alcançada.

A FPT Industrial anuncia a produção do 10.000º motor FPT Cursor 13 Gás Natural na linha de produção da fábrica de Bourbon-Lancy, na França, em 9 de março.

Lançada em outubro de 2017 durante o FPT Tech Day, na Itália, a motorização conquistou em pouco mais de três anos os corações e as mentes até dos profissionais mais céticos da área de transporte, em relação ao gás natural, crescendo em popularidade e atingindo recorde de vendas.

Mais potente motor 100% movido a gás natural disponível no segmento on-road, o FPT Cursor 13 NG também é o primeiro especialmente desenvolvido para missões de longa distância, entregando alta confiabilidade e menores custos de operação.

Inaugurada em 1902, a fábrica na região de Borgonha, na França, fabrica motores da série FPT Cursor desde 1998.

A produção atual inclui as séries Cursor 8, Cursor 9, Cursor 10, Cursor 11, Cursor 13 e Cursor 16 para aplicações on-road, off-road, geração de energia e marítima, com 77 configurações e mais de 5.700 aplicações disponíveis.

A unidade tem cerca de 1.300 funcionários, o que a torna a principal empregadora da região.

Além da excepcional capacidade produtiva e da qualidade premiada, com instalações que receberam a medalha de prata do World Class Manufacturing em 2010, a unidade de Bourbon-Lancy é reconhecida na região pelo compromisso com a sustentabilidade e desenvolve vários projetos focados em minimizar o impacto de atividades industriais e proteger a biodiversidade, sendo o local ideal para a produção dos mais bem-sucedidos motores movidos a gás natural.

O cuidado com o meio ambiente também se estende à comunidade da região, por meio do compromisso com o bem-estar e a segurança de todas as pessoas que vivem nos arredores.

Durante o primeiro lockdown, por exemplo, voluntários da unidade ajudaram a organizar os pacientes que chegavam ao hospital local.

Além disso, uma das enfermeiras de Bourbon-Lancy foi alocada para o mesmo hospital para auxiliar na emergência da COVID-19.

Levando em conta a confiança e as tecnologias de ponta da FPT Industrial, o que é comprovado pelos mais de 55.000 motores a gás natural vendidos em todo o mundo nos últimos 25 anos, o FPT Cursor 13 NG tem potência de 460 hp a 1.900 rpm e torque de até 2.000 Nm a 1.100 rpm.

O motor funciona 100% com gás natural, representando uma solução de fácil utilização para os usuários finais, já que aceita GNV (gás natural veicular) e GNL (gás natural liquefeito).

A solução de biometano é capaz de reduzir os níveis de emissões de CO₂ a um patamar próximo a zero.

Graças à tecnologia de combustão estequiométrica, o FPT Cursor 13 NG segue os limites de emissões Euro VI Step C com um catalisador de três vias simples e fácil de instalar sem EGR, SCR e DPF (solução sem regeneração).

O nível de emissões de CO₂ do motor é significativamente menor (-9%) comparado ao diesel e pode alcançar um patamar próximo a zero ao usar biometano.

Ao mesmo tempo, o FPT Cursor 13 NG gera reduções de material particulado em 98% e de emissões de NOx em 48%, comparado com motores a diesel.

Os motores a gás natural também diminuem a poluição sonora graças a um ciclo mais suave e silencioso de combustão, reduzindo de maneira considerável o ruído de funcionamento para menos de 71 dB.

Os créditos pelo importante marco do 10.000º FPT Cursor 13 NG são dos funcionários da fábrica.

A equipe sólida, altamente qualificada e integrada, também recebeu o apoio de um novo e inovador grupo de colegas de trabalho: os robôs colaborativos inteligentes Sherpa.

O futuro padrão Indústria 4.0 é incorporado por esses robôs, desenvolvidos pela Sherpa Mobile Robotics, facilitando ainda mais o carregamento no transporte e o manuseio de materiais.

Além disso, eles otimizam os fluxos, economizam espaço e aumentam a flexibilidade em toda a cadeia de produção, já que se locomovem de maneira autônoma no ambiente de trabalho e não têm trajetórias específicas.

Os modelos SHERPA-B que trabalham em Bourbon-Lancy são dedicados ao transporte de contêineres, mas também podem servir como um apoio temporário para operações de montagem.

Extremamente ágeis graças ao tamanho reduzido (950 x 600 x 650), são capazes de carregar até 200 kg a uma velocidade de até 7 km/h.

O principal papel dos robôs é abastecer as diversas estações de trabalho em toda a linha de produção, com segurança total, eliminando os riscos da movimentação manual de peças pesadas e auxiliando cada funcionário a se concentrar exclusivamente na tarefa que está executando.

“Alcançar 10.000 motores FPT Cursor 13 NG é uma conquista incrível”, afirma o gerente da fábrica da FPT Industrial, Luc Bernardini.

“Esta é mais uma confirmação da excelência da nossa equipe como um todo e da superioridade dos nossos produtos, ao viabilizar uma transição energética de maneira segura e produtiva para todos os clientes. Temos orgulho de atingir essa meta e já estamos pensando no futuro para alcançar novos objetivos.”

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn